Os gestores foram o tema do painel “A importância do Gerente de Projeto para o sucesso de uma operação de propriedade compartilhada’’, no ADIT Share 2016, organizado pela ADIT Brasil, no dia 05/09, em Maceió, com participação de Felipe Cavalcante, do ILOA Resort, Francisco Costa Neto, do Rio Quente Resorts, Felipe Lima, do Beach Park, César Nunes, do Royal Palm Hotéis e Resorts, e moderação de Armando Ramirez, da RCI Brasil.
A primeira questão levantada foi sobre a faixa etária. Como a indústria de tempo compartilhada é ainda nova, os painelistas concordaram que a maioria dos gestores de projetos no mercado é jovem, com pouco mais de 30 anos ou até menos.
Investimentos em capacitação
O diretor do Beach Park Vacation Club, de Aquiraz/CE, Felipe Lima, disse que o programa de férias do Beach Park tem dez anos e tem a característica de formar os próprios profissionais. Lima contou que os gestores são jovens e equipe de vendas também. “O modelo de gestão do Beach park tem o enfoque muito humano, nos faz crescer dentro da empresa’’.
Segundo Lima, há bons profissionais para gestão no mercado, mas o salário para contratá-los é alto. “É melhor formar na própria equipe’’. Para formar esses profissionais, o Beach Park investe em educação. “Nós fizemos no dia 31 de agosto o lançamento da Escola de Vacation Club, no Beach Park. Tem 77 módulos, com Excel básico, finanças, técnicas de vendas’’, contou Lima.
Reter talentos
O Rio Quente Vacation Club é o maior gerador de talentos no mercado de propriedade compartilhada e para o diretor executivo do Grupo Rio Quente, Francisco Costa Neto, é um grande desafio gerar e reter esses profissionais. “ Nós exportamos grande parte dos talentos’’, disse Neto.
De acordo com Neto, para reter os talentos deve-se propiciar oportunidades de crescimento na carreira e incentivar a capacitação da equipe. “Temos a Olimpíadas de Talento, que dá prêmios e estamos desenvolvendo uma faculdade de tempo compartilhado dentro do Rio Quente’’, contou Neto. “É uma indústria que tem uma remuneração financeira boa para o jovem, mas ele tem que saber por que esta vendendo, se acredita no produto’’.
Gestão de vendas e pós-vendas
O diretor comercial do Royal Palm, de Campinas/SP, César Nunes, contou que o projeto de timeshare do grupo é novo, com dois anos, e já conta com 2 mil famílias associadas. Nunes disse que a equipe é muito jovem e no início tinha um profissional experiente e o resto foi formado no próprio vacation club.
“Hoje tem que treinar e capacitar os funcionários, pois eles estão representando a empresa’’, afirmou Nunes. “O grande desafio é preparar líderes que consigam olhar o negócio das vendas até a retenção’’.
O sócio-diretor do ILOA Resort, de Maceió/AL, Felipe Cavalcante, contou que o projeto ILOA Vacation Club tem uma equipe formada dentro do próprio empreendimento. “Uma das grandes lições: traz alguém experiente de fora’’.
Cavalcante revelou que o projeto teve algumas experiências não positivas. “Muitas vendas, mas muitos cancelamentos, tivemos que mudar’’, contou. “Resolvemos ficar pequenos por algum tempo, estruturando o pós-vendas, telemarketing e captação’’.
- A Revista Turismo Compartilhado cobriu o ADIT Share 2016 a convite da ADIT Brasil.