Anunciado há cerca de um ano, o Parque Aquático Gramado recebeu aprovação para início das obras e também anunciou o conceito temático com inspiração em Cancún, no México. Com previsão de investimento de R$ 247 milhões, a próxima fase do projeto prevê captação de recursos com investidores.
O grupo empreendedor do parque aquático, Cristais de Gramado, planejam inaugurar o empreendimento no fim de 2023, gerando cerca de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos.
“Após a inauguração nossa expectativa é receber até 3 mil pessoas simultaneamente. Entre as atrações teremos piscinas de onda, tobogãs de até 20 metros, piscinas de permanência para crianças e adolescentes, bar molhado e rio lento subterrâneo com estalactites e estalagmites ao estilo dos rios subterrâneos de Cancún”, afirma o empresário Telmo de Freitas Gomes, da Cristais de Gramado.
Com projeto arquitetônico do escritório Goularte & Pedrassani, de Gramado, o Parque Aquático Gramado terá 32 mil metros quadrados 32 mil metros quadrados de área e um pé direito de22 metros, além de referências internacionais e tecnologia alemã. O parque aquático será termal e o poço está pronto há 6 anos, tendo 750 metros de profundidade e água a 38 graus de temperatura.
“O projeto vai valorizar a conexão com a natureza e com os cursos de água termal existentes no local, preservando a vegetação existente. A infraestrutura contará com restaurante, espaços como lounge, além da parte aquática, com estruturas pensadas exclusivamente para o parque”, destaca o arquiteto Diogo Pedrassani.
Inspirado nos rios subterrâneos de Cancún, o parque terá um rio lento no subsolo. O espaço terá uma iluminação cênica que ajudará a transportar os visitantes para o destino mexicano. Entre os destaques da outra atração, haverá uma piscina com ondas, uma montanha russa aquática, e playground infantil.
Outro destaque da projeto será o teto de polímero alemão, o mesmo utilizado em estádios como o Allianz Arena, em Munique. A estrutura será toda transparente, permitindo a entrada de luz solar. No verão, o teto poderá ser aberto. O projeto ainda prevê uma piscina externa.
Essa será a primeira etapa do projeto, que prevê ainda, no futuro, a instalação de um hotel com 150 apartamentose outros parques, que estão sendo desenhados e formarão um grande complexo turístico na entrada de Gramado.