Não restam dúvidas que a multipropriedade atrai novos empreendedores e investidores pelos altos valores envolvidos: em 2023, o segmento atingiu um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 59,9 bilhões e 180 empreendimentos lançados, além de as operações alcançarem recordes de vendas em todas temporadas. Porém, nos últimos meses, a multipropriedade entrou em crise com o mercado de capitais. Para entender o tamanho dessa crise e se o apetite dos investidores continua alto, o seminário Multipropriedade Summit irá realizar um painel de captação de funding, no dia 03/08, em São Paulo.
Contextualizando, apesar dos números bilionários, a multipropriedade é muito dependente do mercado de capitais para captação de funding, já que é quase impossível construir um empreendimento apenas com as vendas, por uma série de razões: carteira de recebíveis fracionada entre vários proprietários com recebimentos por vários anos, parcelamento com valores baixos, altas taxas de distratos, entre outras.
A solução encontrada pelas operações para combater esses efeitos é imprimir velocidade de vendas, mas ainda assim, não é suficiente. Para entregar o empreendimento no prazo tem que recorrer as empresas financeiras.
Até o início de 2023, tudo caminhava para um crescimento vertiginoso, cada vez mais o mercado de capitais abraçava a multipropriedade, porém, estourou a bomba que alguns players não estavam conseguindo realizar os pagamentos para gestoras financeiras, o que suscitou novamente dúvidas sobre a viabilidade do negócio fracionado.
O Multipropriedade Summit irá reunir empreendedores, hoteleiros, investidores, empresas do mercado financeiros, consultorias, advogados, entre outros players, para chegar a uma solução: o mercado de capitais fechou as portas para a multipropriedade?
Após o período de susto com a crise dos fundos imobiliários, as empresas envolvidas estão se reestruturando com a contratação de novos CEO’s. Atualmente, as opiniões dos players da multipropriedade estão divididas: alguns pensam que o mercado de capitais continua com apetite para a multipropriedade, pois há bons ativos sendo desenvolvidos e os casos em questão foram isolados, não correspondendo ao mercado como um todo; já outros têm a visão que, neste momento, a captação de funding está mais restrita, comprometendo novos lançamentos e obras dos projetos.
As inscrições do Multipropriedade Summit já estão abertas no LINK e a programação completa deverá ser divulgada em breve.
SERVIÇO – MULTIPROPRIEDADE SUMMIT SÃO PAULO
Onde: Espaço Immensità, espaço de eventos anexo ao Wyndham Garden Convention Nortel – São Paulo (SP)
Quando: 03/08
Horário: 13h30 às 20h30
Valor: R$ 380,00
Mais informações e inscrições no LINK.