O Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC), anunciou recentemente a conquista da Acreditação por parte da ALPZA – Associação Latino Americana de Parques, Zoológicos e Aquários. Mas afinal o que isso significa? A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e condições previamente definidos, garantir que a instituição atenda aos requisitos em diferentes áreas. São elas: Segurança, Bem-Estar Animal, Educação, Conservação, Sustentabilidade e Pesquisa. Um processo que iniciou há cerca de três anos, com entrevistas, visitas in loco e audiência final onde o aquário conquistou a Acreditação.
“É uma imensa alegria conquistar essa certificação, que é de extrema importância para nós. Quero parabenizar toda a equipe do Oceanic Aquarium que trabalhou e se dedicou a alcançar os mais altos padrões de excelência. A Acreditação nos traz ainda mais credibilidade em relação ao bem-estar dos animais, que sempre foi o principal para nós”, comemora Kiko Buerger, CEO do Grupo Oceanic.
De acordo com a AZAB – Associação de Zoológicos e Aquário do Brasil, existem mais de 40 em todo o país. E orgulhosamente o Oceanic Aquarium é o primeiro aquário a receber a Acreditação, e a segunda entidade. A primeira foi em 2019 o Parque das Aves em Foz do Iguaçu (PR). No total somente 16 instituições na América Latina receberam a Acreditação.
“Essa conquista reflete o compromisso com os mais altos padrões de cuidado animal, manejo sustentável e práticas éticas. Além de garantir o bem-estar das espécies sob nossos cuidados, a certificação fortalece a credibilidade da instituição junto ao público e à comunidade científica. E nos posiciona como referência em educação ambiental e conservação marinha, promovendo a conscientização sobre a preservação dos ecossistemas aquáticos e inspirando futuras gerações a valorizar e proteger a vida marinha”, pontua André Neto, diretor operacional do Oceanic Aquarium.
Vale ressaltar que ser membro da ALPZA e ter a Acreditação são coisas totalmente diferentes. Para a certificação foram cumpridos mais de 200 requisitos com altos padrões de excelência, conferidos um a um pela equipe da ALPZA. “Acompanhei todo o processo desde o começo. Entre entrevistas e visitas, aplicamos melhorias em alguns processos, como por exemplo, desde o manejo ao enriquecimento ambiental. Essa certificação não se refere apenas aos animais, mas em todos os setores e pessoas envolvidas com o aquário. Temos um compromisso também com a educação e conservação da biodiversidade. A Acreditação nos torna também uma referência para outros aquários e instituições, não somente do Brasil, mas internacionalmente”, comemora Federico Argemi, gerente de operações técnicas do Oceanic Aquarium.
Gramado Aquarium
Lembrando que, além de administrar o Oceanic Aquarium, o Grupo Oceanic também é responsável pelo Gramado Aquarium, outro projeto inovador que promete ser um marco no turismo do Rio Grande do Sul.
Inspirado pelo sucesso do Oceanic Aquarium, o Gramado Aquarium está em vias de se tornar um dos maiores atrativos turísticos do estado. Com investimento inicial de R$ 100 milhões, o empreendimento contará com 23 habitats e mais de 425 espécies de animais de água doce e salgada. Com foco em bem-estar animal, educação ambiental e sustentabilidade, o aquário terá uma estrutura única, incluindo materiais sustentáveis, como painéis térmicos e energias renováveis. O projeto ocupará um terreno de mais de 100 mil m², preservando grande parte da área verde, reafirmando o compromisso do Grupo Oceanic em conectar milhões de pessoas à beleza e à importância do cuidado com os ecossistemas, contribuindo de maneira significativa para a conservação global.