O Tauá Vip Club (TVC), o clube de férias do Grupo Tauá de Hotéis, existe há sete anos contribuindo para o crescimento da rede hoteleira, que atualmente conta com quatro resorts (Atibaia, em São Paulo, Caeté e Araxá, em Minas Gerais, e o mais recente, em Alexânia, em Goiás), e também com a ocupação dos hotéis e fidelização dos hóspedes, além de contar com três salas de vendas ativas, nos resorts em Atibaia, Caeté e Alexânia, e 80 emocionadores, “nome carinhoso e função atribuída a todos os colaboradores”, explica o gerente nacional de vendas do Tauá Vip Club, Pedro Ferreira.
Nesta entrevista a Turismo Compartilhado, Pedro Ferreira explica a importância do TVC para o Grupo Tauá, o impacto da pandemia para o clube de férias, os planos para o futuro e também conta a sua trajetória dentro do tempo compartilhado, iniciada em 2017 no Tauá Vip Club.
Como foi o seu desenvolvimento no TVC até chegar ao cargo de gerente?
Passei por todos os degraus, desde 2017. Iniciei em Caeté, como consultor, depois FTB e closer, e também atuando em Belo Horizonte na sala off site. Depois recebi o convite para ir para Atibaia/SP, na temporada de janeiro de 2018, para assumir o papel de closer. Após a temporada, devido ao resultado, me tornei o supervisor oficial em SP, que contava com duas salas de vendas. Mês a mês o resultado da equipe crescia e no final do ano me tornei gerente.
Em 2019, desenvolvemos e implantamos em Atibaia um produto PLUS que permitiu com que dobrássemos as expectativas de vendas e meta do resort no primeiro semestre. No segundo semestre assumi a missão de dar suporte à nova gestão que havia assumido a operação em Minas, comecei a dividir o meu tempo, 15 dias em cada lugar. Buscamos inovar no atendimento dentro das salas e, principalmente, em fidelização de clientes, o que tornou os resultados cada vez mais sólidos.
A previsão de inaugurar o resort de Alexânia era para março de 2020 e o desafio de treinar a equipe que implantaria o projeto de timeshare também ficou comigo. Iniciei o trabalho de formação no final de 2019. Infelizmente, com a pandemia, pausamos todos os projetos por 3 meses e retornamos em meados de junho, apenas com salas in house, em Atibaia e Caeté. Em julho, a projeto de inaugurar o novo resort em Alexânia já estava sólida para setembro, foi quando recebi mais um desafio de implantar e coordenar a gestão de vendas nacional do grupo.
Qual a importância do TVC para a Grupo Tauá (na ocupação hoteleira e no desenvolvimento e expansão dos complexos)?
De extrema importância para expansão do resort, muito do crescimento se viabilizou em curto prazo devido a comercialização do Vip Club e muitos dos hóspedes que fazem parte do clube, pela facilidade de se hospedar após aquisição, retornam várias vezes no ano, além de se tornarem promotores natos da marca. Hoje, o Club conta com média de 20% de representatividade na ocupação.
Normalmente, os hoteleiros têm preocupação com o sistema de vendas e captação do tempo compartilhado. Como o Tauá Vip Club atua em relação aos hóspedes dos resorts do Grupo Tauá?
Também temos essa preocupação, fazemos treinamentos contínuos com toda a equipe para que o hóspede não se sinta agredido ou assediado durante sua hospedagem. Sempre tivemos a preferência de contratar emocionadores que não venham do segmento, para que possamos implantar a cultura Tauá de atender, vender e captar. Além disso, estamos implantando um novo modelo de captação, transformando os nossos emocionadores do marketing em concierges.
Como o Tauá Vip Club performou durante a pandemia (fez vendas ou focou no relacionamento com clientes) e como está a recuperação?
Mantivemos o relacionamento ativo durante todo o fechamento dos hotéis e retornamos junto a abertura com a comercialização do produto, em curtos passos e equipe reduzida. Percebemos que o público que vinha durante a pandemia queria viver, queria aproveitar a família ainda mais. Como todo o investimento de marketing nesse momento era para o público de lazer, voltamos o nosso olhar para o negócio, para o timeshare, o que permitiu que tivéssemos uma recuperação rápida do setor. Em agosto de 2020, tivemos recordes de vendas. Tendo em vista que nesse momento não podemos atender o público de eventos, estamos aproveitando ao máximo a eterna temporada de lazer e esse ano, particularmente, já estamos com o resultado de vendas superior a 2019 e 2020.
Quais os planos do Tauá Vip Club?
As novas ideias para o negócio já vinham sendo debatidas há algum tempo, para se tornar ainda maior do que é para a empresa e para o cliente, e no primeiro semestre desse ano a diretoria foi a Cancún, no México, conhecer os projetos e produtos ofertados naquele destino, buscando inovação. O plano do Tauá Vip Club, que hoje vende pontos de hospedagem, é evoluir para um produto mais rentável, que possa oferecer mais experiências para os hóspedes, um produto dentro do nosso produto, agregando mais valor à marca e, principalmente, muito mais emoção e satisfação ao nosso novo cliente “Membership”. Temos muitas novidades com o novo modelo que em breve vamos lançar e com certeza também será o primeiro no Brasil.