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O que os hóspedes desejam em um resort?

* Artigo do arquiteto Milton Filho

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Essa é uma pergunta difícil de responder! Há tantas variáveis, pessoas com diversas culturas, gostos, padrões e visão de mundo tão diferente umas das outras.

Mas gostaríamos de conversar a respeito… fazendo um compilado de nossas pesquisas, conversas com clientes, usuários, clubes de férias, ao longo da última década, após passar por uma pandemia que mais dividiu do que uniu o país, chegamos a algumas conclusões, que não são verdades absolutas, mas um guia para direcionar nossos trabalhos, consultorias e projetos.

 Sem dúvidas, esse é o principal ponto na hora de decidir em qual resort se hospedar. O público “família” (casal com filhos) é a espinha dorsal que move essa indústria dos resorts no Brasil, um público que compra produtos a longo prazo, participa dos clubes de férias e terá uma recorrência nos próximos anos, então é essencial uma equipe de lazer e entretenimento infantil, com atividades para todas as faixas etárias, supervisionadas por monitores altamente capacitados, e áreas físicas que possibilitem que essa magia aconteça.

  • Hospitalidade e Serviço de Qualidade:

Um atendimento amigável, prestativo e eficiente é fundamental. Os hóspedes esperam ser bem recebidos e ter suas necessidades atendidas durante todo o período. A hospitalidade está nos detalhes, desde o bilhete deixado no quarto pela governança dando boas-vindas ao hóspede, um check-in eficiente, entre outros pontos de contato, com pessoas que consigam criar uma conexão com os hóspedes, superando as expectativas dos clientes.

  • Conforto Intimista:

Quartos bem equipados, camas confortáveis, lençóis de qualidade, banheiros espaçosos e amenities de alta qualidade, que contribuem para uma experiência confortável e agradável. Criar um ambiente acolhedor e relaxante que faça com que os hóspedes se sintam bem-vindos e confortáveis, como se estivessem em um espaço familiar e pessoal. É uma abordagem que valoriza a experiência individualizada e o cuidado com os detalhes para proporcionar uma estadia memorável e reconfortante.

  • Entretenimento:

Essa é a principal âncora de um resort. Quanto de entretenimento ele oferece? Se tem um ou mais parques anexos a ele? É muito importante quantos dias de lazer é oferecido sem o cliente se cansar, para poder aumentar a permanência média dos hóspedes, melhorando assim todos os resultados do empreendimento.

  • Infraestrutura de lazer:

Piscinas, playground aquático e seco, áreas de lazer ao ar livre, quadras de diversos esportes, trilhas, spa, bares, etc. São muitas as opções, dependem de uma estratégia no programa de necessidades, para atender as expectativas e necessidades do público-alvo escolhido.

  • Gastronomia:

A culinária e a gastronomia são as principais portas de entrada para uma nova cultura, seja ela local, regional ou internacional, então os restaurantes e pontos de alimentos e bebidas devem obrigatoriamente oferecer produtos e serviços que contemplem desde uma cozinha local, regional até uma cozinha internacional, atendendo diversos gostos e restrições alimentares quando necessário.

  • Beleza Natural e Paisagismo:

Resorts localizados em ambientes naturais deslumbrantes, como praias paradisíacas, montanhas, serras ou florestas exuberantes, muitas vezes são preferidos pelos hóspedes, que buscam relaxar e se reconectar com a natureza. Quando não temos meio natural disponível, entra o paisagismo nesse tópico com a biofilia, e/ou paisagismo biofílico, para trazer o meio natural com vegetação, plantas ou elementos que remetam a natureza.

  • Tecnologia e Conectividade:

Wi-Fi de qualidade, boa cobertura de sinal de celular, e tecnologia inserida no dia a dia, como na TV no apartamento, na comunicação com os serviços oferecidos, atividades, etc, sem esquecer do contato humano, que é essencial na hospitalidade, porém, auxiliado por tecnologia eficiente e eficaz.

  • Programas de Bem-Estar e Saúde:

Resorts que oferecem atividades e serviços relacionados ao bem-estar, como aulas de ioga, meditação, programas de fitness e tratamentos de spa, atendem à crescente demanda por experiências que promovem o equilíbrio mental e físico.

  • Segurança e Limpeza:

Esses dois últimos itens, não menos importantes que os demais, não basta ter segurança e limpeza, é necessário que isso seja percebido pelos hóspedes como um valor, com processos e protocolos claros e explícitos aos clientes para que se sintam seguros.

  • Milton Filho é arquiteto e urbanista, sócio da MFDC Arquitetura & Design, com mais de 10 anos de experiência em Arquitetura e Construção Civil, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, no segmento de turismo e hotelaria atuou por seis anos na Aviva Algar FLC, como coordenador de projetos, gerenciando todo o Portfólio da área de Projetos e Implantação.

Instagram – @miltonfilho.arquiteto ou @mfdc.arq.design
E-mail – milton.arquitetura@gmail.com

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