Com a profissionalização, amadurecimento, complexidade e competitividade no mercado de multipropriedade, a análise de dados e o Business Intelligence (BI) emergem como pilares fundamentais para a tomada de decisões assertivas e a sustentabilidade dos negócios. Especialista em BI, com mais de 25 anos de experiência com inteligência de dados e há 10 anos atuando no segmento de multipropriedade, com passagens pela Incorpore e GAV Resorts, Fabricio Barcellos, destaca a importância crítica de uma abordagem data-driven para navegar pelas nuances da captação, vendas, pós-vendas, cancelamentos e inadimplência.
Para Barcellos, que atualmente presta consultoria para outros Empreendimentos de Multipropriedade e outros mercados, o universo da multipropriedade exige uma análise detalhada em todas as frentes para que as decisões sejam embasadas em dados, em vez de suposições ou intuições. ‘’O projeto não deve se contentar apenas se está vendendo muito, deve entender todo o ciclo de comercialização, desde a captação de clientes, o motivo do casal entrar na sala de vendas, de comprar ou não comprar os produtos e, claro, o porquê dos cancelamentos’’, diz ele.
O especialista explica que essa investigação profunda revela, muitas vezes, que a raiz dos problemas reside em uma qualificação inicial falha dos clientes. ‘’A análise minuciosa de perfis de casais – considerando renda, estado civil, idade e outros fatores – pode identificar precocemente potenciais riscos de cancelamento e inadimplência’’, afirma ele. ‘’Esse detalhamento permite não apenas entender a carteira de clientes, mas também aprimorar a estratégia de vendas, evitando desperdícios significativos’’.
Os estudos de BI podem ser aplicados para avaliar a performance das salas de vendas. ‘’Se aquela sala está com boa eficiência? Vale a pena manter aquela sala de vendas aberta? Ou se ela gera mais custos que deveria?’’, questiona Barcellos, que reforça que além das vendas, a análise de dados estende-se à otimização de custos operacionais. Ele exemplifica com estudos que realizou para gestão de frotas de veículos dos projetos em que passou. ‘’Tínhamos vários carros para analisar’’, revela. ‘’Identificamos motoristas que mantinham veículos parados com ar-condicionado ligado, por exemplo, conseguindo gerar economias expressivas’’.
Mercado evoliu para o fim do ‘’achismo’’
O especialista em BI observa que, embora a evolução na adoção de estudo de dados aconteça de forma gradual no setor de multipropriedade, os maiores players demonstram um caminho promissor. Ele destaca a transição de uma cultura de “vender a qualquer custo” para uma abordagem mais consciente, estratégica e sustentável. “Os projetos que adotarem essa abordagem atrairão clientes mais assertivos e, consequentemente, terão uma queda no cancelamento e inadimplência’’.
Impacto no RH
A influência da análise de dados transcende as áreas de vendas e finanças, chegando até o gerenciamento de pessoas. Barcellos menciona ter realizado estudos para áreas como RH, visando entender o alto turnover de profissionais nas operações e também para a viabilidade das casas funcionais. ‘’Realizamos análises dos custos das casas funcionais, com os resultados mudamos a estratégia para esses espaços, trazendo grandes retornos’’, conta o especialista.
Tendências Futuras
Olhando para o futuro, Barcellos é categórico: a profissionalização do mercado passa inevitavelmente pelo Business Intelligence, com adoção de ferramentas tecnológicas de Inteligência Artificial (IA) e automação. “A empresa deve ter esse planejamento, um BI com visualização rápida dos dados’’, alerta ele, que cita ferramentas como Excel, Power BI e CRM’s baseados em IA (como Manus) e muitas outras mais, como essenciais.
O especialista em BI ressalta que, embora os maiores players possuam equipes robustas de análises de dados, é possível projetos menores iniciarem com inteligência de negócios com equipes menores e ferramentas mais simples, como Excel e Google Sheets, desde que a base de dados seja bem estruturada. ‘’Não adianta ter a melhor ferramenta e os melhores especialistas, se a forma que os dados estão estruturados de forma errada”, pontua ele, que lembra que os sistemas de gestão para multipropriedade, como TSE, já fornecem dados valiosos que, quando organizados, permitem análises profundas.
Ele enxerga que não há como um projeto iniciar a operação hoje sem ter estruturado o BI. ‘’O mercado de multipropriedade está em uma fase em que as tomadas de decisões embasadas em dados são uma realidade’’, conclui Fabrício Barcellos.
QUEM É FABRÍCIO BARCELLOS

Prestes a completar 50 anos, Fabrício Barcellos é casado há 20 anos com Aline Barcellos e pai de Esther (14 anos) e Ana Beatriz (8 anos).
Ele é especialista em Análise de Indicadores, Excel e Gestão por Dados com foco em Resultados, com mais de 25 anos de experiência prática em Excel, com domínio avançado em fórmulas, automações e modelagens aplicadas à realidade corporativa.
Especialista em construção de dashboards e análises visuais com Excel e Power BI, conectando dados a decisões estratégicas, Fabrício também atua há mais de 25 anos em Business Intelligence no setor de call centers, com foco em desempenho operacional, metas e eficiência de equipes.
Certificado Microsoft Office Specialist Expert (MOS) em Excel – credencial oficial que reconhece excelência técnica, e Green Belt em Lean Six Sigma, com foco na melhoria de processos e eliminação de desperdícios com base em dados, ele tem experiência real com automação de relatórios e integração entre ferramentas como PowerPoint, Power BI e Excel, para comunicação executiva.
Com MBA em Liderança e Gestão Empresarial, com visão estratégica aplicada à realidade de líderes e gestores, ele atua como professor de Excel, PowerBi, PowerPoint (básico ao avançado) com abordagem didática, prática e orientada à solução de problemas reais das empresas. (IPOG – DNC), e como consultor em análise de dados e indicadores de desempenho, atendendo empresas de call center, multipropriedade e pós-venda.
Atualmente, seu foco está em ajudar líderes a dominarem KPIs, metas SMART e a cultura de dados, usando ferramentas acessíveis e poderosas como o Excel e Power BI.


