HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

NBA Park será o primeiro parque temático de uma marca internacional no Brasil

Lançamento em Gramado (RS) mostra que o turismo e entretenimento do país são atraentes para empresários e investidores estrangeiros

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Atração do NBA Park

Um parque, seja de diversão ou aquático, ou até mesmo um resort, para ser temático tem dois caminhos. Criar a própria marca, o branding, storytelling, personagens, além de trabalhar para que o público se apaixone pela marca, o que pode levar alguns anos. Outro caminho é utilizar uma marca já consolidada, em que já tenha muitos fãs, podendo ser já do segmento de entretenimento ou não.

Nos segmentos de turismo e entretenimento nos Estados Unidos, Europa e Ásia é muito comum parques, atrações e resorts temáticos com marcas já famosas e consolidadas, como Disney, Marvel, Harry Potter, Star Wars, Ferrari, Peppa Pig, Lego, Nicklodeon, Warner, e muitas outras.

No Brasil, ainda é muito tímida a utilização de marcas famosas para lançar novas atrações. Os destaques no solo nacional são o Parque Beto Carrero, em Penha (SC), que além da tematização própria, há atrações dentro do parque de outras marcas, como Hot Wheels e Nerf, que será inaugurada em breve; a Turma da Mônica, uma marca muito forte no entretenimento nacional, com revistas em quadrinhos, filmes e outros produtos, e que também possui o setor de franquia para parques e atrações temáticas; e, mais recentemente, a Globo inaugurou seu espaço em São Paulo.

Além das iniciativas já citadas, o Brasil deverá ganhar o primeiro parque temático de uma marca internacional em breve. Trata-se do NBA Park, da liga de basquete dos Estados Unidos. A maior e mais importante liga de basquete do mundo já apostava há alguns anos no mercado brasileiro, com lojas temáticas da marca em algumas cidades, e agora evolui os negócios para o setor de entretenimento. Com previsão de inauguração em novembro de 2022 em Gramado (RS), o NBA Park terá a Nacional Parque Basquete Brasil como parceira e operadora.

Com 4 mil m² espalhados em três andares, o NBA Park será um espaço em que os fãs de basquete terão uma imersão no universo NBA, contando com 15 atrações, como quadra de basquete, vestiários da NBA, o espaço NBA Replay Center (que transformará o visitante em árbitro), áreas interativas, ambientes instagramáveis, cafés e restaurantes, exposição de memorabília, área kids, estações de videogame, máquinas de arremessos (pop-a-shots), dezenas de telas espalhadas pelo parque, shows, eventos exclusivos e uma NBA Store.

O CEO do NBA Park, Jonas Ortiz, contou para a Revista Turismo Compartilhado sobre os desafios de trazer a marca e lançar essa atração no Brasil:

 

Como vocês definiram trazer um parque da NBA para o Brasil?

Tivemos muitas conversas até chegar ao modelo de parque. Não há nada parecido no mundo, isso faz com que o projeto seja ainda mais desafiador e especial. Estamos trabalhando muito próximos à NBA com as melhores expectativas, estamos preparando inúmeras surpresas para os visitantes. É muito bom trazer para Gramado uma iniciativa como esta, um espaço temático de mais de 4 mil m² da NBA, que comprova a força do Brasil como mercado internacional e a paixão de mais de 45 milhões de fãs brasileiros.

Vocês estudaram a possibilidade de desenvolver um parque de uma marca brasileira ou desenvolver um branding do zero para o parque?

O projeto nasceu para ser NBA Park desde o começo. E, como falei, esse é um projeto muito especial, pelo ineditismo, pelo formato e pela proposta. Temos uma marca global que é extremamente inspiracional, que indica valores, emoção, que dita modas e conecta o mundo em torno da bola laranja. A NBA é uma das maiores ligas esportivas do mundo, possui ídolos, relevância, respeito e credibilidade, e o Brasil é um dos mercados internacionais mais estratégicos para a liga. Tudo isso nos dá a certeza de que o NBA Park vai ser um sucesso.

Como vocês definiram as atrações que terão no parque? Qual foi o papel da NBA nessas definições?

Queremos oferecer uma experiência imersiva no que de melhor há no universo da NBA. Todas as áreas e atrações estimulam a interatividade, a conexão com a bola, a paixão pelo basquete, e foram pensadas para os fãs de todas as idades. Temos muitas conversas com a NBA, a equipe da liga está acompanhando de perto, validando cada etapa dos processos do NBA Park, orientando e aprovando. E isso é importante, porque esse é um parque da NBA, precisa ter o DNA, a essência que o fã procura e quer encontrar.

As atrações estão sendo desenvolvidas por empresas brasileiras ou estrangeiras?

Empresas e profissionais brasileiros. Tudo está sendo produzido, pensado e executado aqui no Brasil, com o que há de mais avançado, de mais moderno em termos de equipamentos e estrutura para que a experiência seja a melhor e mais completa possível.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000