Um parque, seja de diversão ou aquático, ou até mesmo um resort, para ser temático tem dois caminhos. Criar a própria marca, o branding, storytelling, personagens, além de trabalhar para que o público se apaixone pela marca, o que pode levar alguns anos. Outro caminho é utilizar uma marca já consolidada, em que já tenha muitos fãs, podendo ser já do segmento de entretenimento ou não.
Nos segmentos de turismo e entretenimento nos Estados Unidos, Europa e Ásia é muito comum parques, atrações e resorts temáticos com marcas já famosas e consolidadas, como Disney, Marvel, Harry Potter, Star Wars, Ferrari, Peppa Pig, Lego, Nicklodeon, Warner, e muitas outras.
No Brasil, ainda é muito tímida a utilização de marcas famosas para lançar novas atrações. Os destaques no solo nacional são o Parque Beto Carrero, em Penha (SC), que além da tematização própria, há atrações dentro do parque de outras marcas, como Hot Wheels e Nerf, que será inaugurada em breve; a Turma da Mônica, uma marca muito forte no entretenimento nacional, com revistas em quadrinhos, filmes e outros produtos, e que também possui o setor de franquia para parques e atrações temáticas; e, mais recentemente, a Globo inaugurou seu espaço em São Paulo.
Além das iniciativas já citadas, o Brasil deverá ganhar o primeiro parque temático de uma marca internacional em breve. Trata-se do NBA Park, da liga de basquete dos Estados Unidos. A maior e mais importante liga de basquete do mundo já apostava há alguns anos no mercado brasileiro, com lojas temáticas da marca em algumas cidades, e agora evolui os negócios para o setor de entretenimento. Com previsão de inauguração em novembro de 2022 em Gramado (RS), o NBA Park terá a Nacional Parque Basquete Brasil como parceira e operadora.
Com 4 mil m² espalhados em três andares, o NBA Park será um espaço em que os fãs de basquete terão uma imersão no universo NBA, contando com 15 atrações, como quadra de basquete, vestiários da NBA, o espaço NBA Replay Center (que transformará o visitante em árbitro), áreas interativas, ambientes instagramáveis, cafés e restaurantes, exposição de memorabília, área kids, estações de videogame, máquinas de arremessos (pop-a-shots), dezenas de telas espalhadas pelo parque, shows, eventos exclusivos e uma NBA Store.
O CEO do NBA Park, Jonas Ortiz, contou para a Revista Turismo Compartilhado sobre os desafios de trazer a marca e lançar essa atração no Brasil:
Como vocês definiram trazer um parque da NBA para o Brasil?
Tivemos muitas conversas até chegar ao modelo de parque. Não há nada parecido no mundo, isso faz com que o projeto seja ainda mais desafiador e especial. Estamos trabalhando muito próximos à NBA com as melhores expectativas, estamos preparando inúmeras surpresas para os visitantes. É muito bom trazer para Gramado uma iniciativa como esta, um espaço temático de mais de 4 mil m² da NBA, que comprova a força do Brasil como mercado internacional e a paixão de mais de 45 milhões de fãs brasileiros.
Vocês estudaram a possibilidade de desenvolver um parque de uma marca brasileira ou desenvolver um branding do zero para o parque?
O projeto nasceu para ser NBA Park desde o começo. E, como falei, esse é um projeto muito especial, pelo ineditismo, pelo formato e pela proposta. Temos uma marca global que é extremamente inspiracional, que indica valores, emoção, que dita modas e conecta o mundo em torno da bola laranja. A NBA é uma das maiores ligas esportivas do mundo, possui ídolos, relevância, respeito e credibilidade, e o Brasil é um dos mercados internacionais mais estratégicos para a liga. Tudo isso nos dá a certeza de que o NBA Park vai ser um sucesso.
Como vocês definiram as atrações que terão no parque? Qual foi o papel da NBA nessas definições?
Queremos oferecer uma experiência imersiva no que de melhor há no universo da NBA. Todas as áreas e atrações estimulam a interatividade, a conexão com a bola, a paixão pelo basquete, e foram pensadas para os fãs de todas as idades. Temos muitas conversas com a NBA, a equipe da liga está acompanhando de perto, validando cada etapa dos processos do NBA Park, orientando e aprovando. E isso é importante, porque esse é um parque da NBA, precisa ter o DNA, a essência que o fã procura e quer encontrar.
As atrações estão sendo desenvolvidas por empresas brasileiras ou estrangeiras?
Empresas e profissionais brasileiros. Tudo está sendo produzido, pensado e executado aqui no Brasil, com o que há de mais avançado, de mais moderno em termos de equipamentos e estrutura para que a experiência seja a melhor e mais completa possível.