HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Natureza, design biofílico e novo normal

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

* Artigo do arquiteto Milton Filho, sobre o crescimento do design biofílico e natureza em  projetos hoteleiros 

Os últimos 14 meses foram de desafios, aprendizados e quebras de paradigmas. Muitos momentos difíceis com relação a pandemia, percas irreparáveis de vidas que são insubstituíveis, porém todas as mudanças e aprendizados nos trouxeram uma nova maneira de viver e jamais voltaremos a ser como antes.

Uma das grandes mudanças é o home office, que nos mostrou que não precisamos estar todos os dias no mesmo escritório, e uma possibilidade de poder trabalhar remotamente dentro de um resort, em uma casa de praia ou qualquer lugar que quebre a rotina do dia a dia; e com isso algumas pessoas em plena terça feira, embaixo de um ombrelone de um parque aquático, conectado a uma reunião com a equipe; essa cena seria pouco provável ou vista com maus olhos antes da pandemia, porém hoje é totalmente factível para todos nós e não apenas para os nômades digitais.

Essas mudanças de comportamento jamais voltarão a ser como antes, e isso impacta diretamente em nossos conceitos de produtos; porque além da adaptação necessária para um maior distanciamento entre as pessoas, também precisamos atender esse novo comportamento da viagem híbrida, entre trabalho e lazer na mesma data.

Mas onde a natureza e o design biofílico entram? O ser humano tem uma necessidade de se conectar com a natureza, por fazermos parte dela, porque a natureza tem vida e há uma troca de energia, enfim por diversos fatores; e inúmeros estudos demonstram os benefícios que esse contato promove para o ser humano, reduzindo o stress do dia a dia, acalmando a ansiedade, etc.

Com o novo comportamento pós-pandemia, maior flexibilidade e a possiblidade do trabalho remoto, temos a tendência de uma permanência maior do hóspede nos hotéis de lazer e resort, e os benefícios recebidos nos ambientes externos onde a natureza predomina, também precisamos trazê-los para os ambientes internos como o lobby, restaurante, ambientes de reunião e estações de trabalho para os hóspedes, assim como para o interior dos apartamentos; e o design biofílico consegue mimetizar a abundante natureza que temos nas áreas externas do resort para o ambiente controlado interno, proporcionando esses mesmos benefícios da natureza.

E para essa adaptação são necessários estudos de design e branding, assim como bom senso para não ultrapassar o limite e ficar exagerado.

Não sabemos como será o futuro, apenas sabemos que não será como antes, por isso o quanto antes nos adaptarmos para essas novas necessidades que estão surgindo do mercado de turismo, mais rápido conseguiremos oferecer aos clientes soluções, produtos e serviços adequados para sua estadia, seja a lazer, a trabalho ou híbrida.

Milton Filho é arquiteto e urbanista, sócio da MFDC Arquitetura & Design, Professor do MBA da FAG no curso de Archidesign no mercado de luxo, com ampla experiência em arquitetura e construção civil, possui MBA em gestão de projetos pela FGV, e no segmento de turismo atuou por seis anos na AVIVA como coordenador de projetos, gerenciando o portfólio de projetos da empresa.

@miltonfilho.arquiteto

@mfdc.arq.design

milton.arquitetura@gmail.com

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000