HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Não existe gestão se você falha na contratação

* Artigo de Erick Faleiro, Head Nacional da Your Vacation

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Aqui há um grande dilema no mercado compartilhado, contratar o mais rápido possível para crescer a equipe e vender ou contratar lentamente e com cuidado, para contratar certo?

A maioria opta pela primeira opção, contratar rapidamente quem se candidata a vaga para que possa completar as equipes o mais rápido possível, principalmente para o líder justificar aos seus superiores que está contratando e se livrar da pressão.

O problema é que isto é uma sensação enganosa, ao mesmo tempo em que se tem muitas pessoas na equipe, não se tem muitos profissionais que se possa confiar.

Você tem um time grande, mas não tem um grande time.

Uma equipe com muitos profissionais que tem baixo desempenho, que estão desconectados com a cultura e que, por algumas circunstâncias, o líder não pode contar com a presença integral de todos no dia seguinte.

Já viu isto acontecer?

Eu sim, diversas vezes.

O maior desafio deste mercado para um líder, na minha opinião, é formar um grande time.

Fazer boas contratações é difícil, fazer excelentes contratações é brutalmente difícil.

E acredite, não há nada mais importante para vencer do que ter as pessoas certas com você, não há excelentes estratégias, táticas e tecnologia que sejam eficazes sem ótimos profissionais para executá-las.

Costumo dizer sempre que o gestor deve ter o mesmo cuidado ao contratar alguém para o seu time que teria ao contratar uma babá para cuidar de seus filhos.

A maioria dos problemas de um Líder poderia ser evitado se ele simplesmente acertasse na contratação, precisa entender que tipo de profissional precisa, para ser assertivo nas suas escolhas.

Eu costumo contratar a pessoa por comportamentos e caráter, não olho apenas habilidades.

Pois, habilidade é algo que consigo treinar e desenvolver, enquanto os outros não consigo na velocidade que o mercado de trabalho exige.

E para quem tem experiência no mercado, sempre busco pelo menos duas a três referências de como este profissional atuava na sua empresa anterior, para saber o que replicaria comigo.

Sempre passo algum tipo de desafio, para testar a pessoa, justamente para testar a vontade da pessoa te entrar no grupo.

E claro, para buscar pessoas que tenham paixão sincera e autêntica em relação ao trabalho.

Toda pessoa a ser contratada deve ter pelo menos duas entrevistas, jamais confie totalmente em uma única entrevista.

Eu, enquanto executivo, fazia a segunda entrevista da maioria dos candidatos, justamente para diferenciar os astros dos impostores.

Uma pergunta na entrevista que sempre me debruçava era em entender o motivo pelo qual o candidato deixou seus últimos empregos. Escute com atenção, entenda seu candidato, decifre-o, pois, o motivo que deixou os últimos empregos diz muito sobre ele.

E por último, treine-o.

Chega de formações Nissin Miojo de Profissionais de Captação e Consultores, aqueles treinamentos de 1 a 2 dias sem nenhum tipo de laboratório e grande preparação. Treine, desenvolva e capacite estes profissionais para que possam ir preparados para as atividades, e não permita que estes concluam um treinamento sem um teste final.

Lembre-se, não há gestão se você falha na contratação.

Contrate errado e poderá ter um time grande, contrate certo e poderá ter um grande time.

  • Erick Faleiro é autor do The Black Book e Head Nacional da Your Vacation, com mais de 12 anos de experiência no mercado imobiliário de tempo compartilhado, liderou 14 operações em diversas localidades do Brasil. Desenvolveu a metodologia “Árvore da Excelência” e fundou a Colossus – Escola de Liderança dedicada a capacitação de líderes atuantes e desenvolvimento de novas lideranças.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000