Este modelo de viagens é uma solução para quem quer a própria casa de férias sem desembolsar muito
* Maria Laura Saraiva
Já pensou em ser proprietário de uma casa de férias e só ter que pagar pelo tempo que realmente vai utilizar? E tudo isso dentro de um resort de alto padrão, com estrutura de lazer completa e serviços hoteleiros inclusos? Trata-se de uma modalidade inteligente de férias chamada ‘’multipropriedade’’.
Também chamado de cotas imobiliárias ou frações imobiliárias, o sistema funciona a partir de um modelo jurídico que permite que vários proprietários dividam um mesmo bem: a Lei 13.777/18 regulamenta esta modalidade de férias, permitindo as pessoas se tornarem proprietárias de cotas (podendo ser 4, 2 ou 1 semanas) escrituradas em cartórios, e usufruírem do imóvel exclusivamente em um período de tempo determinado, de acordo com o calendário de utilização.
Além do valor de aquisição ser mais acessível, as manutenções, taxas e impostos também são divididos proporcionalmente ao tempo de uso de cada proprietário, assim, o valor investido acaba valendo a pena para quem quer desfrutar de uma casa ou apartamento em resorts, hotéis ou condomínios de luxo que antes seriam inacessíveis financeiramente.
Se o empreendimento em que você for proprietário de uma fração estiver associado a alguma empresa de intercâmbio de férias, você ainda terá a oportunidade de conhecer outros destinos e aproveitar a estadia em outros resorts e hotéis pelo mundo.
É melhor deixar as malas prontas!