Parceria com a Unesco visa apoiar o desenvolvimento de políticas públicas do turismo e fornecer diretrizes estratégicas para ações que abrangem o tema de inteligência mercadológica
O objetivo da contratação é fornecer ao MTur informações para nortear a condução de políticas de inteligência mercadológica e competitiva, alinhando expectativas, estabelecendo níveis de interação com parceiros estratégicos, com estados e municípios, além de profissionais e empreendimentos do setor.
Os interessados devem encaminhar proposta técnica e financeira até às 18h do dia 21 de julho, por meio da plataforma de licitação da UNESCO. Confira o edital completo AQUI.
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, ressalta a importância de se desenvolver o tema no turismo. “A inteligência mercadológica e competitiva é utilizada para diversas áreas, mas no caso do Ministério do Turismo, ações nesse sentido são fundamentais para posicionar o país como um mercado atrativo, considerando as demandas dos consumidores, as tendências de mercado e a necessidade de geração de emprego e renda”.
“Esta ação é muito importante para nos dar esse norte e amadurecermos enquanto país em planejamento, sobretudo, no planejamento do turismo. Sabemos que 97% da atividade turística é feita por micro e pequenos empresários, então é preciso compreender esse mercado para podermos orientar não só as políticas públicas, mas também os investimentos privados”, complementou a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica do Turismo do MTur, Nicole Facuri,
O edital faz parte do Projeto de Cooperação Internacional, firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a UNESCO para a promoção do turismo nos sítios do patrimônio cultural e natural, da economia criativa e de outras políticas vinculadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.
RIMT – A Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT) foi criada em 2016 por iniciativa do Ministério do Turismo e tem como objetivo compartilhar experiências voltadas à gestão de marketing e promoção dos destinos brasileiros. A iniciativa busca, ainda, manter um processo de colaboração entre atores públicos e privados do setor, que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico.
Formada pelo MTur, Embratur, Sebrae nacional e estaduais, além de Unidades da Federação, a RIMT é parte da estratégia de inteligência mercadológica e competitiva que deve pautar as ações do Ministério do Turismo, de forma a otimizar esforços e maximizar os resultados para tornar o setor de turismo mais competitivo.
Fonte: Ministério do Turismo