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Meus maiores erros e reflexões no timeshare

Neste artigo, Ricard Massó, fundador da IMG International, reflete sobre os erros que cometeu em sua trajetória no segmento de timeshare

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Ricard Massó, fundador da IMG International

É difícil aprender quando a gente vai bem, e muito fácil quando cometemos erros.

E mesmo que eu tenha o feeling de que a IMG está indo muito bem agora, eu acho que ainda vamos encontrar muitos desafios pela frente. Vamos ter que aprender muito, e lidar com momentos difíceis ainda no futuro.

Decidi entrar nesse assunto no artigo de hoje, para colocar os dois pés no chão, e lembrar dos momentos mais desafiadores, e os maiores erros que já cometi durante a minha trajetória no timeshare.

Vou ser sincero e transparente. Quem me conhece, sabe que não falo esse tipo coisa a toa.

O maior erro que cometi na minha vida foi subestimar o valor das minhas equipes e supervalorizar minhas capacidades. 

Em vários momentos, eu caí na armadilha de pensar que a cultura que construímos dentro da IMG, de ser dinâmico, proativo e determinado, era algo que dizia respeito apenas a mim, como se fosse uma espécie de superpoder que eu acreditava possuir na época. Engano meu.

A Cultura IMG é algo que foi construído  por muitas pessoas que ainda estão na empresa, ou que já passaram por ela, e deixaram uma gota de suor, marcada em cima da logo da empresa.

O meu maior erro foi subestimar o valor de algumas dessas pessoas.

Tive, e ainda tenho, o prazer de trabalhar com pessoas incríveis, com talentos sobrenaturais,  e às vezes, desvalorizei tanto o valor de alguns, ao ponto de alguém que podia ter sido muito bom, pedir para sair, e eu quase expulsar a pessoa.

Foi prepotência minha achar que a estrutura da empresa tinha um poder sobrenatural, acima de todos, e que eu tinha o poder de comandar exércitos, tal qual o personagem Rei Leonidas no filme 300.

Eu falhei ao pensar assim.

Desmereci o valor de algumas pessoas,  porque eu não consegui entender o tanto de valor que algumas delas tiveram para a empresa. Cometi esse equívoco ao cair na tendência de comparar os outros, e ver sempre o lado menos positivo.

O que eu fazia, na maioria das vezes, era comparar o lado menos positivo das pessoas com o meu lado mais positivo.

E o balanço era sempre favorável a mim.

Penso que eu deveria ter sido mais comunicador, dialogador, conciliador, e acho que me faltou experiência no início devido à idade. Comecei a empreender muito novo, com apenas 21 anos.

O fato é que não estou feliz por esses erros.

Teve muita gente boa que talvez não tenha sido bem apoiada, e se eu pudesse voltar atrás, eu iria cuidar mais das pessoas, e não tratá-las como números. Ver as pessoas como cada indivíduo independente, o que podem adicionar de valor, o que elas são, como se sentem, e o valor que elas representam dentro da organização.

O segundo maior erro que eu cometi no início da minha trajetória no timeshare,  foi acreditar nas desculpas que vinham de todos os lados

Cada setor jogava a culpa no outro. 

  • Alguns jogavam a culpa de algo nos clientes
  • A equipe de relacionamento dizia que a culpa era dos vendedores que mentiam, 
  • A equipe de vendas por sua vez, jogava a culpa no setor relacionamento, alegando que não conseguiam segurar um contrato.

E assim por diante.

Todo mundo diz que todo mundo mente ao invés de fazer a sua parte

São essas crenças limitantes que podem te levar à mediocridade.

Fazemos parte de uma estrutura social que se chama sociedades empresariais. Nessa  estrutura na qual estamos inseridos, temos um objetivo, que é oferecer lucro para os acionistas.

Todos que compõem uma organização precisam estar alinhados para que esse lucro aconteça. Se você é um que gestor comercial, por exemplo, você tem uma parcela de responsabilidade no resultado.

Se o time comercial não cumprir o objetivo de levar novas famílias a se interessar e adquirir o Sistema de Férias, eles não estão fazendo uma boa apresentação, e você não está tendo sucesso na sua gestão.

Esse tipo de situação tem duas explicações:

  • Você não fez o seu trabalho bem feito, não orientou a equipe, não está ajudando,  e não está tendo jogo de cintura, 

 

  • Oportunamente, alguns membros da sua equipe não nasceram para isso.

Em qualquer um dos casos, a responsabilidade é sua.

  • Identifique o mais rápido possível as pessoas que não tem perfil. Faça isso para otimizar o seu tempo.
  • Mantenha informado e bem orientado aqueles  que possuem o perfil necessário para o setor, e ajude-os a alcançar o nível máximo, para que você possa cumprir o seu objetivo final.

Cada pessoa possui um diferentes competências e habilidades, por isso, em qualquer lugar do mundo você vai encontrar pessoas que se encaixam num desses 4 tipos de perfis comportamentais:

  • Analítico
  • Planejador
  • Comunicador
  • Executor

Se você entender isso, vai se tornar um gestor de pessoas melhor. 

Sabe o que eu faria se pudesse começar de novo para corrigir meus erros?

Estudar mais sobre recursos humanos, e entender melhor sobre perfis de pessoas.

Timeshare é um setor de pessoas e líderes, por isso, eu penso que o sucesso está em formar pessoas

Pergunta para qualquer empresa qual é a velocidade de vendas que ela quer, e a resposta será: O máximo possível.

Porém, é preciso entender que essa velocidade está diretamente relacionada à quantidade de pessoas preparadas para atender. 

Isso determina o resultado que a empresa pode atingir.

O sucesso no setor está em equipes que tenham a capacidade de formar e treinar

Sigo essa lógica na IMG, e por isso,  nós temos um funil de vendas, cujo objetivo é formar profissionais preparados para o setor.

A cada nível que uma pessoa passa no funil, ela erra, acerta, erra novamente, ganha experiência, conhecimento, e com isso, vai se aperfeiçoando no seu tempo.

Eu gosto de ter esse tipo de conversa aberta aqui com os profissionais do setor, mostrando que cometo erros, reconheço, sei que vou errar no futuro, mas estou sempre atento para não repetir falhas antigas.

Assumir um erro publicamente te obriga a ser um pouco melhor

Lá no perfil do Instagram do Diário de timeshare, eu decidi me comprometer com o que eu chamo de Trâmite do dia.

Funciona assim: Todos os dias eu gravo um pequeno vídeo,  contando algo de relevante que está fazendo a diferença dentro da operação da empresa, e explicando para as pessoas  que tenham curiosidade em saber.

São os bastidores de um negócio de timeshare, documentados dia após dia por mim. Então, se você está lendo este artigo agora, aproveita e corre lá no Instagram para conferir qual foi o trâmite do meu dia de hoje.

Convido você a seguir a página @umdiariodetimeshare, para acompanhar também insights diários sobre o mercado.

Ah,  fala nos comentários há quanto tempo você está no timeshare, e quais foram os erros que mais lhe marcaram durante a sua jornada no setor.

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