Apresentando insights dos mercados de propriedades compartilhadas nos países da América Latina e Caribe no LASOS 2024, a Diretora de Desenvolvimento de Serviços de Viagem e Desenvolvimento de Produtos da RCI América Latina, Rocio Hefferan, comprovou que, pelo menos nos dois maiores mercados, no México e Brasil, já se recuperaram bem da pandemia e voltaram a crescer. No caso da propriedade compartilhada brasileira, os percentuais de crescimento foram muito superiores a dos outros países da região e também dos EUA.
Organizado pela RCI América Latina, o LASOS 2024 (The Latin American Shared Ownrship Summit), é o principal seminário para o mercado de propriedade compartilhada na América Latina e aconteceu neste ano no Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de outubro.
“Sem dúvidas, no Brasil temos o mercado de maior crescimento nos últimos dez anos, por dois fatores principais: o crescimento da classe média e muitos incorporadores continuam desenvolvendo e melhorando os seus produtos”, afirmou Rocio.
Os dados apresentados dos mercados de propriedade compartilhada são de pesquisas da Mercatur, braço da RCI América Latina para estudos sobre timeshare, fractional, travel club e multipropriedade na região. Pode se acessar o site do Mercatur pelo LINK.
Enquanto a indústria dos EUA atingiu US$ 10,6 bilhões em vendas em 2023, crescendo um pouco em relação a 2019, US$ 10,5 bilhões, o mercado mexicano alcançou US$ 6,0 bilhões no ano passado, no período pré-pandemia o valor ficou em US$ 5,1 bilhões. Já o Brasil teve um salto gigantesco nas vendas, de mais de 120%. Em 2019, o segmento de propriedade compartilhada no Brasil registrou US$ 860 milhões em vendas, em 2023, o número atingiu US$ 1,9 bilhão.
Este crescimento muito acima de outros mercados não é apenas no VGV, mas também em contratos assinados. O segmento de propriedade compartilhada no México teve um crescimento de 7% em vendas, em relação a 2019, fechando 296.377 contratos. Já o mercado brasileiro teve um aumento de 54% em contratos assinados, em 2023, foram realizadas 151.238 vendas.
Como Rocio ressaltou e também pode ser visto nos modelos de produtos dos países, enquanto o mercado do México é formado majoritariamente por clientes dos EUA, no Brasil, é o próprio público brasileiro quem consome propriedade compartilhada. Por conta destas características, 67% dos produtos de propriedade compartilhada no México são de Clubes Vacaciones ou Travel Clubs. Já no Brasil, o grande propulsor do crescimento da propriedade compartilhada é a multipropriedade, correspondendo a mais de 80% dos produtos lançados.
Também é possível ter acesse aos dados da pesquisa e outros estudos publicados pelo Mercatur no QR Code abaixo.