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“Liderança não é cargo nem salário, é Propósito!’’

Confira a trajetória profissional de Rodrigo Martins, Diretor de Marketing, Vendas e Pós-vendas do GR Group, que completa 20 anos de multipropriedade e timeshare

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“Em todas as empresas que passei, consigo ver que deixei um legado e talentos formados”, afirma Rodrigo Martins, ao olhar para trás e rever sua trajetória profissional. Do menino humilde que se dedicou aos estudos mesmo morando na fazenda e sempre carregou grandes sonhos e propósitos desde sua infância / adolescência, até tornar-se, com toda sua dedicação, um dos maiores líderes do mercado de multipropriedade. Em julho de 2022, celebrou 20 anos de atuação nos segmentos de turismo, hotelaria, parques, timeshare e multipropriedade.

Referência na parte de estratégia, inteligência de negócios e formação de equipes dentro da multipropriedade, atualmente, Rodrigo ocupa o cargo de Diretor de Marketing, Vendas e Pós-venda no GR Group, posição em que, como ele próprio afirma, consegue conectar todas as pontas do negócio, trazendo mais sinergia entre os times e sustentabilidade para os projetos.

“Posso ter o fio condutor na gestão 360° do negócio, que é atuar nas estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Isso garante um diferencial competitivo muito grande. O GR Group me proporciona essa liderança única, na qual aplico e aprendo mais a cada dia com os times que gerencio”.

Infância na fazenda

Rodrigo passou a maior parte de sua infância na fazenda, em Morrinhos (GO), com seu pai tratorista e sua mãe do lar. A escola ficava a mais de 30 km de sua casa, mas ele nunca desanimou. “Minha maior motivação era poder ajudar meus pais a ter uma vida melhor, esse sempre foi e será meu maior propósito de vida”.

Em julho de 2002, aos 18 anos de idade, cursando a faculdade de Administração de Empresas em Caldas Novas (GO), ele ingressou no Grupo Rio Quente (hoje Aviva) para uma vaga de emprego temporário de atendente de parque. Logo após o fim da temporada, foi contratado definitivamente para o timeshare da empresa, para arquivar contratos do RQVC (Rio Quente Vacation Club). “Naquele momento a empresa tinha cerca de 500 contratos ativos. Comecei a ler os documentos, as minutas e aprender sobre o negócio de timeshare e vacation ownership”.

Crescimento profissional

Ele se lembra que naquela época o timeshare era muito diferente do que é hoje. Apesar de apresentar bons resultados em vendas, não havia processos bem definidos, nem controles e análises de performance. “Depois disso fui conhecendo mais, juntamente com a diretoria na época (o Gerente Geral do RQVC era Antônio Carlos Gomes, o Toninho, que hoje é Diretor Executivo da TC Brasil Consultoria), fizemos benchmarkings em outros resorts no Brasil e exterior, trazendo aprimoramentos para o nosso negócio e a indústria em geral”.

As evoluções na gestão foram se consolidando. “O time-share já era importante para o resultado total da Companhia, mas depois decolou. O faturamento dobrou e depois triplicou”, conta. “A maior mudança foi na gestão estratégica, criamos produtos e serviços com foco no cliente”.

Estratégia para alavancar o timeshare

Rodrigo Martins junto a diretores do Grupo Rio Quente, em Benchmarking na Disney Vacation Club

Com essa nova visão na gestão, entre 2006 e 2010, o RQVC foi formando talentos na parte de estratégia até criar um departamento exclusivo para área, chamado de Inteligência de Negócios, algo inédito no segmento de hotelaria e timeshare do Brasil até então. “Não tínhamos um exemplo de como seria o departamento, não havia uma empresa modelo para nos espelharmos. Construímos através de desenvolvimento e estudos, fomos criando as inovações por associações”.

Este departamento trabalhava com dados, informações e estudos, visando criar novos produtos e serviços para aumentar o faturamento do timeshare. “Talvez tenha sido a grande força competitiva que potencializou o crescimento do RQVC”.

Entre os projetos do RQVC em que atuou na criação, Rodrigo destaca: a aprovação e implantação do maior hotel da companhia, o primeiro empreendimento hoteleiro no Brasil 100% para o timeshare; a abertura da primeira sala de relacionamento do mercado brasileiro, um espaço destinado para vendas e upgrades para os próprios clientes da base; formatação de produtos conforme a classe social dos clientes; produtos para o parque aquático; além do início de toda análise e desenvolvimento do produto fracionado focado no mercado de luxo.

“Por conhecer amplamente todos os processos, tornou-se fácil enxergar os pontos que necessitavam de melhorias, pois nossa equipe atuava em todas as frentes do negócio”.

Além dos produtos criados, o departamento de Inteligência de Negócios também revelou muitos profissionais que hoje estão liderando algumas das principais empresas de multipropriedade e timeshare do país.

Multipropriedade

Profissionais que fizeram parte da equipe Inteligência de Negócios do Rio Quente Vacation Club

Com a explosão do segmento de multipropriedade no Brasil, Rodrigo foi convidado pelas grandes empresas do mercado e aceitou deixar a hotelaria e partir para o imobiliário, por volta de 2015. “Senti que poderia contribuir mais com a indústria, foi quando fui conhecer o segmento da multipropriedade”, diz.

As primeiras conclusões que teve sobre o nicho foram críticas, destacando muitos pontos de melhorias. “Existia um abismo de diferença nos produtos, timeshare era mais focado no cliente, e a multipropriedade era mais focada na venda. Naquela época, a indústria ainda era muito nova e não enxergava como seriam as entregas dos empreendimentos para os proprietários”.

Durante esses anos na multipropriedade, ele passou por diferentes empresas, como Gramado Parks e Grandes Lagos. Atualmente, no GR Group, atua em todo o ciclo do negócio: estudo de viabilidade, formatação de produtos, lançamento de empreendimentos, comercialização, gestão de carteira, relacionamento com clientes, inauguração e gestão do empreendimento.

Apesar da evolução, Rodrigo ainda enxerga grandes melhorias que podem ser implantadas na multipropriedade, como desenvolvimento de produtos com o cliente no centro. “A pandemia acelerou essa mudança, porque afetou o bolso dos incorporadores, que conseguiram ver que o modelo antigo não é sustentável. É uma nova etapa na história do mercado de multipropriedade que se inicia”.

Gestor de pessoas

Apontado como formador de talentos para o mercado, Rodrigo revela os executivos e gestores que mais o influenciaram em sua trajetória. “Não existe uma única pessoa, cada gestor potencializa em cada momento que passa pela sua vida”, afirma. “Diria que seria uma fusão da busca pela inovação e fazer sempre o melhor do Francisco Neto (ex-CEO da Aviva) com o fator humano do Toninho (TC Brasil)”.

Na sua visão, liderar é um propósito de fazer a diferença na vida das pessoas. “Liderança não é cargo nem salário, é propósito. Quando assume um cargo de gestão, não é você responsável pelo sucesso, mas as pessoas abaixo de você”.

“Sempre fui apaixonado por liderar pessoas, mas o período de gestão em Gramado me fez ter a certeza desse papel, pois estava em uma região, empresa e cultura totalmente diferentes de que fui criado e, mesmo assim, pude desenvolver pessoas e deixar o meu legado”, conta.

Para ele, o gestor não deve apenas formatar estratégias e cobrar resultados, mas ter um relacionamento de amizade com o time e incentivá-los a ter propósitos na vida. “Eu gosto de escutar a história de vida das pessoas.

Tenho o hábito de olhar nos olhos e enxergar o brilho. Trato elas pela atitude, vontade e história de vida, não pelas habilidades técnicas e currículos. Entendo que técnica se ensina, mas comportamento não”.

Rodrigo gosta de fazer uma pergunta para suas equipes: “onde você quer estar com 40 anos?”, o que define claramente a essência de sua gestão. Com grandes sonhos e propósito de vida e 20 anos de atuação no mercado, ele ainda enxerga desafios e oportunidades. “Almejo continuar desenvolvendo grandes talentos e contribuindo na vida das pessoas ”, conclui.

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