Primeiro dia do evento online teve participação de cinco executivos do mercado de propriedade compartilhada do Brasil
- Fábio Mendonça
A RCI América Latina encerrou o primeiro dia do evento LASOS 2021, o principal seminário da indústria de propriedade compartilhada na América Latina, organizado pela RCI, que acontece nos dias 26 e 27 de maio, de forma 100% online, com seis painéis que discutiram o futuro da multipropriedade e timeshare no continente.
Com participação de líderes do mercado brasileiro, o LASOS teve painéis em que debateram tendências, vendas, experiências, relacionamento com clientes, fidelização, tecnologia, hospitalidade e pandemia da covid-19.
O primeiro líder brasileiro que participou de um painel foi o diretor geral do Beach Park, Murilo Pascoal, no “Reativando a indústria de Propriedade Compartilhada”, juntamente com a diretora geral do Grupo Royal Holiday, Rosario Rodriguez; o presidente do Unlimited Vacation Club, Jorge Herrera; o vice-presidente de operações do Grupo Solmar, Ricardo Orosco Arce; e a vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da RCI América Latina, Ana Laura Acevedo, como moderadora.
Tendências para o futuro da multipropriedade e timeshare
O painel seguinte, “Flexibilização de produtos”, teve a participação do CEO do GR Group, Gustavo Rezende; o Beta Advisory Managing Director, Francisco Costa Neto; Alain Grangé, do Grangé Group; Daniel Garcia Langa, do Melia Hotels International; Frederico Sánchez, do Bahia Manzano; e Juan Ignacio Rodriguez, da RCI América Latina, como moderador.
De acordo com Gustavo Rezende, a flexibilização de produtos significa surpreender os clientes em todos os pontos de contato e não engessar as soluções e processos. Para Francisco Neto, a flexibilização acontece quando tem uma mudança de mindset dos desenvolvedores. Ele exemplificou com a multipropriedade que ainda vende apenas tijolo.
O painel “Inovação – Reinventando a Comercialização” contou com a participação do vice-presidente de hospitalidade da Gramado Parks, Ronaldo Fagundes; o diretor de vendas do RCD Resorts, Norman MacPherson; e a diretor de desenvolvimento de negócios da RCI México e América Latina, Alejandra Espinosa.
O CEO da GJP Hotéis & Resorts, Fabio Godinho, participou do painel “Hospitalidade + Propriedade Compartilhada – A Fórmula Vencedora”, com Gerardo Rioseco, do Grupo Posadas; Juan Torres, do RTC Club Vacacional; e Rocio Hefferan, da RCI América Latina.
Segundo Fabio Godinho, os clientes do clube de férias da GJP, o Exclusive Guest, foram fundamentais para o período de pandemia, tanto para a entrada de receitas, com a carteira de clientes, como para a ocupação hoteleira na reabertura. “As vendas do timeshare têm melhorado em todos aspectos: o ticket médio aumentou 60%, mais pessoas estão indo para a sala de vendas e a conversão de vendas melhorou”.