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LASOS 2017: Desenvolvimento de produtos para propriedade compartilhada é tema de palestra

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Fatores importantes para desenvolver produtos para timeshare e multipropriedade foi a palestra de Leonel Matiz


A 5ª edição do principal evento de propriedade compartilhada na América Latina, o LASOS (Latin American Shared Ownership Summit), que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, no Hotel Intercontinental, localizado em Buenos Aires, Argentina, promovido pela RCI (Resort Condominiums Internacional), teve a como tema de sua primeira palestra desenvolvimento de produtos para propriedade compartilhada, com Leone Matiz, da TORE
 
Matiz iniciou sua palestra dizendo o que deve ser feito primeiro para desenvolver um produto: ‘’definir um destino’’. Ele explicou que há diferentes tipos de destinos turísticos, de acordo com localização geográfica, pode se ter turismo gastronômico, ambiental, etc.
 
‘’Quais fatores devemos pensar na hora de desenvolver um produto?’’, indagou Matiz. ‘’Primeiro, a acessibilidade ao destino – linhas áreas, infraestrutura em rodovias, quais diferentes meios de transporte e qualidade’’.
 
Matiz também comentou sobre o posicionamento do destino e empresa. ‘’Como essa marca de destino está posicionada na mente do turista?’’.
 
Outro ponto importante, segundo Matiz, é a infraestrutura do destino, desde serviços básicos como rede de esgoto, energia, água e estradas, até segurança pública e tecnologia. Ele também afirmou que é muito importante que essa infraestrutura também sirva para os residentes do destino. ‘’A infraestrutura deve ser desenvolvida simultaneamente para o turismo e residentes’’.
 
Brading
Para Matiz, é necessário desenvolver o branding (marca) da empresa e destino para que o produto tenha sucesso junto aos clientes. Ele listou fatores para desenvolver a marca: ‘’experiência, conhecimento e compreensão do mercado’’, disse Matiz.
 
‘’É importante fazer publicidade, os anúncios, a divulgação da marca’’, afirmou Matiz, ‘’Mas há muitos caminhos para chegar a um cliente, devemos fazer uma pesquisa muito analítica de como vamos promover uma marca’’.
 
Matiz explicou que após desenvolver e divulgar nos canais certos a marca, o próximo passo é criar uma identidade de marca. ‘’O que faz com que um destino seja único?’’
 
‘’Identidade de marca é o elo emocional entre o turista e o destino’’, definiu Matiz. ‘’Como que o visitante se identifica com a marca? Como são os comentários depois da visita?’’
 
Além dos visitantes, Matiz também disse que os residentes do destino também devem estar engajados com a marca. ‘’Residentes geram o DNA do destino – com a cultura, personalidade, futura aspirações, orgulho em pertencer’’.
 
Credibilidade e confiança

Leonel Matiz

‘’Como gerar credibilidade e confiança e como se aplica isso a um destino turístico?’’, perguntou Matiz.
‘’Deve-se atender as expectativas, em uma promessa de venda as pessoas esperam algo’’, afirmou Matiz.
 
Segundo ele, os fatores para construir a credibilidade são: características do destino, informações que são geradas sobre o destino na mídia e internet, principalmente redes sociais. ‘’Os comentários de internautas impactam na decisão dos turistas’’.
 
Tempo compartilhado
Matiz explicou que não existe uma fórmula do sucesso para produtos de propriedade compartilhada. ‘’Mas se fizermos uma metodologia vamos chegar mais próximos do sucesso’’.
 
De acordo com ele, cada destino deve ter um produto específico e o que deu certo em um destino não necessariamente será sucesso em outro.
 
Os clientes de tempo compartilhado atualmente, segundo Matiz, são mais analíticos. ‘’Analisam mais e comparam produtos’’.
 
As condições do cliente também devem ser consideradas muito importantes. ‘’Hoje o cliente pode ter uma característica particular, mas daqui a dois anos pode estar casado e ter filhos’’, exemplificou Matiz. ‘’O produto deve acompanhar as mudanças do cliente’’.
 
Precificação
De acordo com Matiz, definir preços do produto não é tão simples. ‘’Deve ser um bom negócio para o empreendedor, mas deve ter facilidades de pagamento para os consumidores’’, disse. ‘’É muito importante ter um produto que possa ser pago ao longo do tempo, para não ter cancelamentos’’.
 
‘’Qual a percepção do cliente sobre o que está pagando com o que está recebendo?’’, indagou Matiz.
 
Outro ponto levantado por Matiz é a taxa de manutenção que o cliente terá de pagar pelo produto de propriedade compartilhada. ‘’É um fator importante de decisão de compra’’.
 
Ele explicou que essa taxa deve ser bem analisada e desenvolvida de maneira bem planejada. ‘’Que não seja muito pouco, que já preveja inflação, impostos, amenidades e facilidades’’, disse. ‘’Para não ter surpresa para os clientes no futuro’’.
 
Matiz também apontou que a qualificação dos futuros clientes, antes de entrarem nas salas de vendas, é importante para reduzir problemas com pagamentos.
 
Serviços
‘’ Os serviços criam a experiência do cliente, são eles que se mantêm na mente do cliente. Clientes voltam ao mesmo local pelo serviço’’, afirmou Matiz.
 
Para Matiz, quando se desenvolve um produto deve-se pensar em um modelo que possa otimizar e maximizar a utilização. ‘’Queremos que as pessoas utilizem, façam reservas e fiquem satisfeitas’’.
 

  • A Revista Turismo Compartilhado cobre a LASOS 2017 a convite da RCI Brasil.
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