Com as vendas iniciadas no segundo semestre de 2022, o Kempinski Laje de Pedra deu início a revitalização, retrofit e ampliação do empreendimento em Canela (RS), na terça, 18/04, em um evento que marcou o lançamento da pedra fundamental, com previsão de inauguração em 2026.
A valorização das características naturais da região, que está localizado no Vale dos Quilombos, em Canela, com uma das vistas mais bonitas da Serra Gaúcha, e arquitetônicas presentes no antigo edifício do hotel são a grande inspiração do projeto da Perkins & Will, que prevê a ampliação em 32 mil metros quadrados do complexo hoteleiro e residencial.
Ícone da hotelaria nacional, o projeto de renascimento do Laje de Pedra também marca a entrada da bandeira Kempinski na América do Sul, uma das maiores marcar hoteleiras de luxo do mundo.
A primeira fase contempla investimento de R$ 239 milhões para a reforma e modernização de 24 mil metros quadrados de área construída, cujas obras devem levar 36 meses. Essa etapa prevê a entrega dos primeiros 128 apartamentos e todo o equipamento e instalação hoteleira incluindo piscinas, restaurantes, bares, academia, SPA, kids club, teatro, lojas, centro de eventos e enfermaria com telemedicina.
O projeto completo prevê, ainda, a construção de mais 229 apartamentos, alcançando R$ 650 milhões em investimento total.
O método construtivo adotado na revitalização e ampliação do Kempinski Laje de Pedra emprega, dentre outras técnicas, a madeira laminada colada. Também conhecida como CLT (Cross Laminated Timber) e tida como concreto do futuro, a técnica irá criar uma estrutura de cobertura da praça central e de diversos pergolados, que trarão ainda mais beleza e interação com a natureza.
Entre os destaques arquitetônicos do novo Kempinski Laje de Pedra está a utilização da madeira e pedra de uma forma mais ampla. Além do projeto arquitetônico da Perkins & Will, o Kempinski Laje de Pedra também conta com a Anastassiadis Arquitetos para o interior dos bares, restaurantes, áreas comuns e apartamentos.
O projeto original da construção é do arquiteto gaúcho Edgar Graeff, contratado pelos idealizadores do hotel, José Luiz Correa Pinto e Péricles de Freitas Druck, para transformar um desejo em realidade. Inaugurado em 1978, o local refletiu, durante mais de 40 anos, sua época. Agora, ganha um ar contemporâneo e passa a representar as tendências de arquitetura e design do século XXI.
Kempinski Laje de Pedra