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JAML&T: Um ano de novas opções no mercado de entretenimento, licenciamento de marcas e personagens para hotelaria e turismo

Empresa conta sua retrospectiva de 2024 e projeta 2025

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Ativação de produto com a marca Hello Kitty

O ano de 2024 foi marcado por uma série de transformações no mercado de entretenimento, licenciamento de marcas e personagens para o turismo e o lazer no Brasil. Com as mudanças constantes nos hábitos de consumo do brasileiro, os turistas passaram a buscar experiências cada vez mais imersivas e personalizadas, o que abriu novas oportunidades para as empresas do setor.

Diferentes destinos turísticos, tendo como modelo a cidade de Gramado/RS, tem procurado ofertar atividades que atendam todos os públicos, passando de parques naturais a restaurantes temáticos, atrações musicais aos museus interativos, atividades esportivas e “gamificação”, tudo para aumentar a permanência dos turistas em suas cidades. Esse modelo de negócio está se consolidando e, por outro lado, o setor de licenciamento e suas marcas, tem visto o mercado nacional como um dos mais promissores para os próximos anos. Gigantes do entretenimento e do show business tem apostado no desenvolvimento de seus modelos de negócios em terras brasileiras e já fazem planos mais ambiciosos, segundo informações disponibilizadas pela IAAPA e Sindepat.

A JAML&T, empresa especializada em agenciamento e licenciamento de marcas e personagens, soube aproveitar essas tendências e se destacou como um importante player no mercado. Com uma carteira diversificada de marcas e personagens, a empresa ofereceu soluções inovadoras para os seus clientes, ajudando-os a criar experiências únicas e memoráveis para seu público.

“Além das já tradicionais tematizações, realizamos lançamentos de filmes de grandes estúdios americanos, Meet & Greats em resorts, desenvolvimento de restaurantes temáticos, salas de vendas em projetos de Multipropriedades, criação de projetos para Comunidades Planejadas e, para finalizar o ano, atuamos no desenvolvimento da maior expedição náutica realizada no sul do país”, conta Juliano Macedo, CEO da JAML&T.

Uma das principais tendências observadas em 2024 foi a crescente demanda de experiências para fãs de diferentes segmentos. Os turistas passaram a buscar hospedagens e momentos de lazer que oferecessem ambientes dessa natureza, com decoração e atividades inspiradas em filmes, séries de TV, jogos de videogames, E-sports e marcas de luxo.

“E isso não só em hotéis, pois estamos vendo uma série de atrações sendo inauguradas para nichos específicos de aficionados, em uma profusão de novos restaurantes, beach clubs, lançamentos imobiliários e atividades imersivas em shoppings, centros de eventos e atividades outdoor”, completa o CEO da JAML&T.

Personagens 3 Palavrinhas durante sessão de fotos

Expedição Foz Boat Show 2024

A recente edição do Foz Boat Show consolidou-se como um marco histórico para o desenvolvimento do turismo náutico, de pesca e ecoturismo na região do Lago de Itaipu. O evento, que reuniu apaixonados por embarcações, profissionais do setor e turistas, demonstrou o enorme potencial do lago como destino náutico e impulsionou a economia regional. O Foz Boat Show transcendeu a simples exposição de barcos, transformando-se em um verdadeiro show de experiências e oportunidades. A feira apresentou as mais recentes novidades do mercado náutico, promovendo test-drives, palestras e workshops sobre navegação, pesca esportiva e cuidados com o meio ambiente.

Além disso, o evento impulsionou o turismo de aventura, com a realização do Congresso Internacional Náutica e a Expedição Foz Boat Show, que atraíram visitantes de diversas partes do país e do exterior. A rica biodiversidade do Lago de Itaipu, aliada à infraestrutura náutica em constante desenvolvimento, torna a região um destino cada vez mais atrativo para os amantes da natureza e dos esportes aquáticos.

Idealizado pela MSJET, a Expedição Foz Boat Show percorreu 900km pelo majestoso Rio Paraná. Contando com a participação de mais de 150 Jet Skis, a expedição partiu de Rosana/SP, passou por diversos balneários, pernoitaram no Trento Hotel em Guaíra/PR e fizeram uma chegada incrível no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) durante a abertura da segunda edição do Foz Boat Show 2024.

Essa expedição teve amplo apoio de Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional, Revista Náutica, NEPOM/Polícia Federal, Marinha do Brasil, Cervejaria Colônia, muitas prefeituras parceiras, Secretaria de Turismo do Paraná e governo do Paraguai.

”Nosso papel foi projetar, junto com a MSJET, a interface de diferentes marcas com os órgãos governamentais e do terceiro setor, para que os ‘jeteiros’ tivessem momentos únicos ao navegar pelo Rio Paraná, curtir as belezas naturais do Parque Nacional Ilha Grade e do Lago de Itaipu, além de desfrutarem do destino Foz do Iguaçu e a Tríplice Fronteira” aponta Juliano Macedo.

Foz Boat Show 2024

Perspectivas para o mercado em 2025

O próximo ano promete continuar sendo desafiador para a economia de uma forma geral, todavia, com o dólar ainda em patamares altos, a tendência é que o turismo interno permaneça registrando bons resultados, principalmente nos destinos regionais e aqueles atendidos pelos modais de transporte terrestre.

Olhando para o futuro, a JAML&T vê muitas oportunidades nos parques aquáticos, temáticos e nos resorts que serão entregues nos próximos anos, principalmente para se diferenciarem dos que já estão em operação no país. “O uso de dinossauros e piratas em novos projetos não são mais atraentes, devido a utilização intensiva daqueles empresários que não querem investir em algo diferente para não terem que pagar royalties. O mercado de licenciamento de marcas, propriedades intelectuais e artísticas movimentaram em 2023 mais de R$23 bilhões e tende a ser maior em 2024, mostrando que o público quer algo novo”, frisa o executivo da JAML&T.

Outras apostas da JAML&T para os próximos anos são nos segmentos imobiliário turístico e de comunidades planejadas. “O placemaking, que em uma tradução literal pode ser entendido como a produção de lugares, tem como objetivo a transformação de espaços públicos e privados na busca por criar oportunidades para estreitar as conexões entre as pessoas e estes locais. Em se tratando de turismo e na criação de centralidades de lazer e entretenimento dessas novas comunidades, o licenciamento será muito importante para fazer essa ligação”, explica Juliano Macedo. “Criar ambientes, boulevards, parques naturais, áreas interativas, espaços gastronômicos e de serviços, utilizará sobremaneira marcas fortes e já consolidadas para atrair e fidelizar esse público. Que venha 2025 com muito trabalho pela frente”, conclui o executivo.

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