Entrevista com Marques Junior, sócio da MRJ Solutions, empresa parceira da W.Gobbo Solutions para o setor de pós-vendas
Não há como iniciar a comercialização de um empreendimento no modelo de multipropriedade sem um departamento de pós-vendas já implantado e com uma equipe bem treinada, já que é neste setor que será desenvolvido o relacionamento com clientes.
Sabendo disso, a W.Gobbo Solutions oferece aos empreendimentos parceiros uma solução de pós-vendas completa através da empresa MRJ Solutions, empresa especializada para esta área da multipropriedade.
O sócio da MRJ Solutions, Marques Junior, explica com mais detalhes como funciona a atuação da empresa junto às incorporadoras da multipropriedade e alguns diferenciais para ter um pós-vendas de sucesso.
Com mais de 15 anos de atuação no segmento de tempo compartilhado, Marques Junior iniciou sua carreira na parte de comercialização, atuando como consultor, supervisor e coordenador de vendas, com passagens pela Brasil USA Resorts e Brasil Tropical Vacation Club, ambos em Fortaleza/CE, Wyndham Club Brasil e WAM Group, em Gramado/RS.
A paixão pelo pós-vendas veio de quando trabalhou como coordenador de pós-vendas do Le Canton, em Teresópolis, até fundar a própria empresa especializada nessa área, a MRJ Solutions, que atua atualmente nos empreendimentos Residencial Barra Trip, em Barra Grande/BA, Campo Belo Resort, em Álvares Machado/SP, e Vista Esmeralda Residence, em Porto Seguro/BA.
Como surgiu o projeto da empresa para pós-vendas?
Em 2015, quando assumi a coordenação do vacation club do Le Canton notei que existia uma grande oportunidade e um grande mercado em crescimento e carente de mão de obra especializada.
Como a MRJ Solutions atua, com equipe própria ou uma equipe do empreendimento?
Temos a nossa própria equipe de atendimento e cobrança, todos trabalhando como Pessoas Jurídicas. E também treinamos e qualificamos as equipes dos empreendedores.
Empreendedores sempre olham muito para custos. O que é necessário para implantar um departamento de pós-vendas, quantas pessoas, equipamentos, softwares, etc? Como o empreendedor deve calcular qual o investimento necessário?
Hoje, o mercado oferece boas opções de softwares de gestão, já voltados para a indústria. Todo pós-vendas precisa de: um bom software de gestão, pelo menos uma conta profissional de e-mail, uma linha de telefone fixo, um Whatsapp comercial, computadores e profissionais bem treinados e qualificados. Um atendente bem treinado consegue gerir tranquilamente uma carteira de 200 clientes/mês. A quantidade de profissionais vai de acordo com o tamanho da carteira do empreendimento. Dessa forma, o empreendedor consegue mensurar o custo. E com as adaptações impostas pela pandemia, muitos desses profissionais podem fazer atendimento remoto em home office. Há várias opções de ferramentas para atendimento remoto, facilitando ainda mais a redução de custo.
Antes de trabalhar com pós-vendas você trabalhava em sala de vendas, o que trouxe dessa experiência para o relacionamento com clientes?
Tenho uma grande experiência em sala de vendas. E essa experiência é crucial no atendimento dos clientes, tendo em vista que o pós-vendas é uma extensão da sala de vendas. É bastante comum clientes entrarem em contato com muitas dúvidas da apresentação e nada melhor do que alguém que tenha muita experiência do comercial para conduzir o atendimento.
Sei da importância de uma venda transparente e livre de propagandas enganosas, promovemos a integração entre os setores (vendas e pós-vendas) através de encontros quinzenais ou semanais (dependendo das demandas). E todos os atendentes da MRJ Solutions, ou treinados pela MRJ Solutions, dominam o speech de vendas das salas. Conhecer a maneira como o produto é apresentado e vendido é crucial para que o cliente permaneça com o contrato ativo e motivado a usar e permanecer com o produto.
Para mais informações: www.mrjsolutions.com.br.