Com mais de 260 profissionais, investidores e líderes de destaque do setor reunidos, a terceira edição do Imobtur se consolidou como um dos eventos mais relevantes para o setor de hospitalidade, aluguel por temporada e empreendimentos imobiliário-turísticos. Realizado na última quinta-feira (28), no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, o fórum promoveu debates estratégicos sobre o futuro da hospedagem e a integração entre ativos imobiliários e o turismo.
Durante a abertura da programação, o presidente do Conselho da ADIT Brasil, Caio Calfat, destacou, ao lado de Diogo Canteras e Gabriel Senna, como os debates e insights compartilhados durante o dia têm o potencial de moldar o segmento, impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer conexões. “O evento nasceu do resgate de duas ideias fundamentais: fortalecer o histórico da ADIT no setor de turismo e aperfeiçoar iniciativas como o antigo ADIT Hotel. Hoje, conseguimos reunir representantes de diversas regiões do Brasil, promovendo um espaço de geração de conteúdo relevante e networking qualificado entre os agentes do mercado. Cada painel foi pensado para abordar diferentes aspectos, mantendo uma conexão coesa com o universo da hospedagem”, completou.
Temas como “o futuro da hospitalidade: o ciclo mundial para os próximos anos” e “insights sobre o comportamento dos viajantes no Brasill” trouxeram uma análise aprofundada sobre tendências, conduzidos por executivos de grandes redes hoteleiras internacionais, como Atlantica Hospitality International, Meliá, Decolar e Booking.com.
O Imobtur’24 também se aprofundou em inovações globais, como as Branded Residences, uma estratégia que une marcas hoteleiras a projetos residenciais, agregando valor e exclusividade a empreendimentos ao redor do mundo. O painel dedicado ao tema contou com a participação de marcas como Accor, Marriot, Hilton e Rosewood, que compartilharam suas visões sobre o impacto dessa sinergia na valorização e na experiência dos residentes.
Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts, ressaltou a evolução do seminário e seu impacto no mercado. “Este ano, ficou claro o quanto o evento se consolidou no universo hoteleiro, além de trazer uma profissionalização cada vez maior ao segmento. A ADIT, que começou mais voltada para o mercado imobiliário e financeiro, agora está definitivamente integrada ao setor hoteleiro, como demonstra o volume de participantes, o perfil dos profissionais presentes e a qualidade dos conteúdos apresentados.”
O encontro também foi palco para o lançamento da 2ª edição do Manual de Melhores Práticas dos Condo-Hotéis. A publicação, uma iniciativa da ADIT Brasil e SECOVI-SP, foi revisada para complementar e contextualizar as normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), oferecendo diretrizes atualizadas e práticas que reforçam a segurança e a eficiência do modelo.
No encerramento, o painel “O turismo como protagonista do desenvolvimento nacional” reuniu Vinicius Lummertz (Wish), Chieko Aoki (Blue Tree Hotels), e Luciane Leite (Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), sob a moderação de Caio Calfat (ADIT Brasil), para discutir o papel estratégico do turismo no crescimento econômico do país, destacando seu potencial transformador.