Ícone histórico e cultural, Wish Hotel da Bahia completa 73 anos

Marco da hotelaria brasileira, história, arte e sofisticação no coração de Salvador

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Wish Hotel da Bahia

Inaugurado em 1952 como “Hotel da Bahia” e hoje renomeado como Wish Hotel da Bahia, o empreendimento nasceu com o propósito de ser um marco na hotelaria e nas artes na capital baiana. Desde essa época, destaca-se no salão térreo do hotel um belíssimo painel do artista plástico baiano Genaro Antônio Dantas de Carvalho (1926–1971), conhecido por suas tapeçarias. Datado de 1950, o painel, onde hoje fica o restaurante Genaro por Vini Figueira, integra um acervo com mais de 350 obras de arte distribuídas pelos espaços do hotel.

Com 268 apartamentos, o Wish Hotel da Bahia está estrategicamente localizado no coração de Salvador, oferecendo fácil acesso a pontos turísticos icônicos, como o Pelourinho, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo. A poucos passos do Teatro Castro Alves, é o ponto de partida ideal para explorar a riqueza cultural da cidade.

“O Wish Hotel da Bahia sempre foi uma referência no Centro da cidade ao longo dos seus 73 anos. Um ícone da hotelaria e das artes, preserva uma das maiores coleções de obras de arte do Brasil em um hotel”, afirma Rafael Dantas, curador e historiador do Wish Hotel da Bahia.

O interior do hotel é um verdadeiro museu, com obras assinadas por nomes como Paulo Pereira, Maxim Malhado, Caetano Dias e Calasans Neto, além de esculturas de Florival Oliveira e Tatti Moreno. Entre os destaques está o mural de 138 m² de Genaro de Carvalho, localizado no restaurante que leva seu nome e tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Há ainda três grandes painéis de Carybé, encomendados especialmente para o hotel, que retratam cenas do cotidiano brasileiro.

Arquitetura e design

A restauração realizada entre 2011 e 2013 manteve a fachada original, com seus emblemáticos azulejos de Paulo Antunes Ribeiro. Os interiores foram repaginados pelo escritório Foguel Reis Sá Arquitetura, que combinou o estilo modernista dos anos 1950 com elementos contemporâneos. Materiais como palhinha trançada, cobogós e madeira criam uma atmosfera sofisticada e acolhedora.

O lobby, com pé-direito duplo, é mobiliado com peças de grife assinadas por Sérgio Rodrigues, Jader Almeida e Guilherme Torres. A suíte presidencial, com impressionantes 300 m², foi projetada para receber personalidades de destaque, como Paul McCartney, que se hospedou ali durante passagem pelo Brasil em 2017. O espaço conta com sala de reuniões, varanda com vista para a Baía de Todos os Santos e piscina privativa, oferecendo uma experiência de hospedagem incomparável.

Patrimônio artístico

O acervo do Wish Hotel da Bahia inclui painéis, gravuras, mobiliários e fotografias de importantes artistas brasileiros. Desde os anos 1950, o hotel se firmou como palco da vida cultural baiana, abrigando eventos como os Salões de Belas Artes, realizados em 1949, 1950 e 1951, que reuniram nomes como Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

A partir da década de 1980, novas obras foram incorporadas ao acervo, reforçando a conexão do hotel com a cultura de Salvador, a primeira capital da América Portuguesa.

O Wish Hotel da Bahia já recebeu figuras históricas e celebridades como Michael Jackson, Baden Powell, Nelson Mandela, Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Malba Tahan, Elis Regina, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Xuxa, Milton Nascimento, Elton John, Raul Cortez, Fernanda Montenegro, a família Rockefeller e Robert Kennedy Jr. Também hospedou autoridades como o Rei Rainier de Mônaco, os Reis da Suécia Carl Gustav e Sílvia, o Príncipe Albert de Mônaco, o Príncipe Akihito e a Princesa Michiko, o Príncipe Bernardo da Holanda, a Princesa Hisako Takamado e o Príncipe Fumihito Akishino, do Japão.

Estrutura para eventos

Com um centro de convenções moderno e versátil, o hotel é ideal para a realização de eventos. São 2.500 m² de espaços multifuncionais, com capacidade para até 1.200 pessoas. As áreas foram ampliadas e equipadas com tecnologia de ponta, incluindo telas LCD e internet wi-fi de alta velocidade.

Gastronomia

O Wish Hotel da Bahia também é referência gastronômica com dois restaurantes de destaque: o Passeio da Vitória e o Genaro by Vini Figueira.

O restaurante Passeio da Vitória oferece café da manhã, almoço e jantar em sistema de buffet, com pratos da culinária brasileira e baiana, além de uma carta variada de vinhos e espumantes. O ambiente, com tons castanhos e beges, é dividido entre uma sala interna e uma área externa com vista para o Jardim do Campo Grande, onde se destaca o gradil “Revoada de Pássaros”, assinado por Tatti Moreno.

O hotel conta ainda com o Lobby Bar, que oferece uma carta de drinks e petiscos em um ambiente descontraído — ideal para um bate-papo após o expediente ou para relaxar entre compromissos. Às quintas e sextas-feiras, o espaço recebe música ao vivo, aberta também ao público externo. 

Bem-estar

Para momentos de relaxamento, o Natin Spa oferece uma experiência sensorial completa em um ambiente minimalista de 180 m². Inspirado pela natureza, o spa propõe uma reconexão com os cinco sentidos, com práticas de mindfulness e terapias que promovem bem-estar físico e emocional.

O nome “Natin” é a junção das palavras “natureza” e “interior”, refletindo o propósito do espaço: oferecer uma jornada de autodescoberta. Entre os tratamentos oferecidos estão massagem Jet Lag, reflexologia, drenagem linfática para gestantes, esfoliação corporal, limpeza de pele e o day spa antiestresse.

Cada detalhe do ambiente — da música à iluminação, dos aromas ao toque — é cuidadosamente planejado para proporcionar equilíbrio e serenidade.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000