Operando no modelo de vacation club, em uma cidade história, conhecida como a cidade dos exageros, o ibiobi smart club, clube de férias do Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort, em Itu (SP), a cerca de 90 km de São Paulo, completa cinco anos de operação e já provou seu potencial no mercado, destacando-se pelo crescimento das vendas, fortalecimento da marca e impacto positivo no segmento de propriedade compartilhada.
“No dia 15 de dezembro, o ibiobi completará 5 anos, e temos orgulho em dizer que nossos resultados superaram as expectativas”, celebra Marco Antunes, Head de Projeto do ibiobi smart club.
Atualmente, o ibiobi smart club conta com 4 mil clientes em sua base, ultrapassando R$ 100 milhões em faturamento nos últimos três anos, com duas salas de vendas (Novotel Itu e Outlet Premium Itupeva) e mais de 100 colaboradores. “Além disso, mantemos melhorias constantes no clube, tanto para associados quanto para nossos colaboradores”, afirma Marco.
Para sustentar essa expansão, o ibiobi investe continuamente em cultura organizacional sólida, incluindo reconhecimentos mensais e anuais, estruturação de cargos e treinamentos, e recursos tecnológicos de ponta. “Acreditamos que colaboradores felizes são fundamentais para alcançar resultados cada vez melhores, e temos priorizado essa filosofia como parte da nossa gestão”, completa o executivo.
Estratégico para o resort
O ibiobi smart club e o Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort fazem parte dos mesmos grupos investidores – Senpar Terras de São José e Praias Construtora – e o hotel é administrado pela Accor. “Temos o desafio de alinhar diferentes estratégias e culturas operacionais. Contudo, encaramos isso como uma grande oportunidade para demonstrar a eficácia do modelo de vacation club e consolidar um case de sucesso”, explica o Head de Projeto.
Nestes cinco anos de operação, o ibiobi se tornou estratégico para o resort, sendo responsável por 15% da ocupação média, garantindo receitas adicionais do A&B e impulsionando outras áreas do empreendimento, desde o restaurante até o SPA e atividades esportivas, criando uma demanda constante. “Nosso trabalho tem mostrado que o vacation club é essencial para a saúde financeira do resort”, frisa Marco Antunes.
O modelo de vacation cub do ibiobi também traz fidelização dos clientes e estabilidade financeira por meio da carteira de recebíveis, que proporciona antecipação de caixa e segurança aos investidores. “Se continuarmos demonstrando o impacto positivo do vacation club na operação, o sucesso do ibiobi pode se tornar um exemplo relevante e potencializar novas oportunidades de negócios dentro e fora desse empreendimento”, pontua ele.
Resiliência e superação de desafios
Lançado alguns meses antes de acontecer a pandemia, em dezembro de 2019, e os decretos para fechamento dos empreendimentos comerciais, superação de desafios e resiliência marcam a trajetória do ibiobi smart club, para chegar no atual estágio de crescimento do clube de férias.
Logo nos primeiros meses, o projeto foi obrigado a pausar a operação, repensar estratégias e se adaptar à nova realidade. Com os anos de 2020 e 2021 impactados pela pandemia, como todas empresas do Brasil, o ibiobi sobreviveu. “Após esse período, 2022 foi um marco de aprendizado e estruturação: aprimoramos nossos processos internos e criamos uma base sólida para vendas”, conta o Head de Projeto.
Em 2023, o ibiobi focou em se reerguer e colher os frutos da base sólida do ano anterior, através de estratégias mais assertivas, processos otimizados e inovação contínua. “Enfrentar esse cenário complexo nos preparou ainda mais para os desafios futuros, aumentando nossa resiliência e capacidade de adaptação”, completa.
Futuro
Em 2025, o ibiobi planeja investir em melhorias dentro do Novotel Itu Golf & Resort, personalizar a comunicação com os membros do clube, criando uma sensação de pertencimento cada vez maior e buscar atrativos e parcerias estratégicas que ofereçam mais benefícios. “Com inovação, expansão de benefícios e melhorias contínuas, queremos garantir que o ibiobi smart club seja referência no segmento de propriedade compartilhada, proporcionando experiências de viagem únicas e duradouras para nossos associados”, conclui Marco Antunes.