O mercado de propriedades compartilhadas enfrenta há anos dilemas cruciais: crescimento acelerado e recordes de vendas, em contraste com a percepção negativa decorrente da prospecção de clientes com abordagens invasivas e modelo de vendas emocionais, que são algumas das razões apontadas para as altas taxas de cancelamento e insatisfação dos compradores. Contudo, uma ferramenta de inteligência artificial promete revolucionar a captação e o marketing na área de multipropriedade e timeshare.
A startup Zurc, fundada por Hector Cruz Azevedo e Pedro Abucarma, desenvolveu uma plataforma baseada em IA para qualificar potenciais leads de maneira precisa e não intrusiva, eliminando a necessidade de abordagens incômodas aos clientes. Essa inovação otimiza o processo de vendas, tornando-o mais eficiente, ético e lucrativo.
O primeiro case de sucesso da Zurc é a operação do Hotel Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). “Foi o nosso projeto piloto, que funciona há quase dois anos”, declara Hector Cruz Azevedo, fundador da Zurc. As ferramentas da empresa impactam não apenas as taxas de conversão, mas também o relacionamento do hotel com seus hóspedes. “Vimos uma oportunidade para um mercado que necessita de uma mudança de paradigma”, acrescenta.
Solucionando dores do mercado
O desenvolvimento das ferramentas da Zurc surgiu da experiência no mercado de Hector. “Depois de trabalhar nas maiores empresas de multipropriedade do Brasil, ficou muito claro os principais problemas desse modelo de negócio: a venda generalizada de impacto, que gerava números falsos e altíssimas taxas de cancelamento, além de custos exorbitantes de captação, que oneravam bastante a operação.”
Com essas dores em mente, os desenvolvedores começaram a criar as soluções da Zurc. “Primeiramente, focamos na captação interna, pois muitos hóspedes passam pelo hotel diariamente. Nosso time de prospecção precisa saber quem abordar, identificar quem realmente tem aderência ao produto e qual o perfil de cada um. Assim, conseguimos mudar o modelo de captação. A equipe comercial pode se preparar antes mesmo do hóspede chegar ao hotel, entrando em contato de forma assertiva, o que aumenta as chances de venda e evita o método de impulsividade, garantindo resultados mais saudáveis tanto para o cliente quanto para a empresa”, explica Hector.
Soluções da Zurc

As principais ferramentas desenvolvidas pela Zurc são a Zurc Qualify e a Zurc Leads, ambas impulsionadas por um modelo de inteligência artificial preditiva e customizada:
- Zurc Qualify: Integrada aos sistemas de gestão hoteleira (PMS), essa ferramenta analisa as reservas recebidas por meio de um algoritmo de Machine Learning. Ela gera um relatório detalhado para a equipe de vendas, incluindo não só os dados do hóspede, mas, sobretudo, uma estimativa de aderência ao produto.
“Dessa forma, a equipe comercial passa a ter o mapa na mão para identificar, entre os clientes que estão chegando, aqueles com maior potencial de aderência ao produto e iniciar um trabalho de prospecção antes mesmo de chegarem ao hotel”, detalha Hector. A ferramenta possibilita que promotores de marketing e vendedores estejam 100% preparados, focando em leads qualificados e evitando abordagens generalizadas. “Isso aumenta a eficiência, além de permitir vendas mais planejadas, personalizadas e duradouras.”
- Zurc Leads: Destinada a ampliar a captação fora do ambiente hoteleiro, essa ferramenta utiliza QR Codes em estabelecimentos parceiros, como foi o caso de sucesso no Café Colombo, no Forte de Copacabana. Ao escanear o código, o cliente acessa um formulário para participar de sorteios de diárias ou receber benefícios. As informações coletadas são imediatamente categorizadas e avaliadas pela IA.
“Acessar um QR Code enquanto toma um café não gera a mesma relutância ou resistência que uma abordagem surpresa na rua”, compara Hector, destacando a natureza não invasiva e automatizada da ferramenta, que permite gerar leads altamente qualificados.
Tecnologia de ponta
O núcleo tecnológico da Zurc é construído em Python, com um modelo de Machine Learning proprietário e especializado. A decisão de desenvolver uma IA do zero, ao invés de depender de grandes modelos de linguagem (LLMs) genéricos, foi estratégica para garantir maior precisão e alinhamento com a realidade da multipropriedade e o comportamento dos hóspedes. A interface, desenvolvida em Flutter, assegura uma experiência de usuário moderna e intuitiva.
“Hoje, com a ferramenta consolidada, temos obtido resultados excelentes no Hotel Nacional, como a redução de cancelamentos gerados pelas vendas feitas via IA, aumento nas vendas externas, diminuição de reclamações e, principalmente, a mudança de paradigma na multipropriedade para uma versão realmente sustentável”, conclui Hector Cruz Azevedo.
“Só Abordamos Quem Quer Comprar”: IA Redefine Vendas no Hotel Nacional

O diretor de TI do Hotel Nacional, Edson Mendonça, explica os benefícios obtidos com a implantação das ferramentas da Zurc, que qualificam potenciais clientes de forma precisa e não invasiva, otimizando o processo de vendas, tornando-o mais eficiente, ético e lucrativo.
Quais benefícios as ferramentas da Zurc trouxeram para a hotelaria, em relação à prospecção de clientes para a multipropriedade?
Os benefícios são diversos e, a cada dia, evoluímos com novas vantagens operacionais. No setor de hotelaria, destaca-se a questão da prospecção: conseguimos abordar apenas os clientes realmente predispostos a comprar, graças à classificação prévia, que nos permite traçar estratégias sem ser invasivos. Isso garante um alto índice de sucesso na captação e evita incomodar aqueles que não estão interessados na venda.
E na operação de multipropriedade, quais os benefícios em relação a leads de qualidade e taxa de conversão?
Na área de comercialização, os ganhos são expressivos. Com o perfil traçado pela ferramenta, podemos montar uma abordagem personalizada para cada cliente, aumentando as chances de sucesso. A ferramenta permite conhecer o cliente antes mesmo de encontrá-lo, saindo do efeito de venda por impacto e, assim, reduzindo significativamente os índices de cancelamento e inadimplência.






