HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Hospitalidade Genuína é tema de painel do Multipropriedade Summit

Painel contou com presença de grandes executivos da indústria de vacation ownership do Brasil

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Carolina Haro, Fabiana Leite, Gabriela Schwan, Francisco Costa Neto e Armando Ramirez

A entrega do empreendimento e experiência aos proprietários foi tema do último painel do Multipropriedade Summit, com o título “Hospitalidade genuína –  ‘como promover experiências autênticas?”, com participação de Carolina Haro, sócia da Mapie (moderadora); Fabiana Leite, diretora de Desenvolvimento de Novos Negócios da América do Sul da RCI; Gabriela Schwan, CEO da Rede Swan Hotéis no Brasil e CEO e fundadora da Swan Portugal Collection; Francisco Costa Neto, managing partner da Beta Advisory; e Armando Ramirez, diretor de Novos Negócios Cone Sul da Wyndham Hotels & Resorts.

O Multipropriedade Summit foi realizado pelo Turismo Compartilhado no dia 03/08, no Espaço Immensità, em São Paulo (SP), visando gerar novos negócios e debater o mercado de multipropriedade, com presença de quase 200 participantes e 70 empresas. O público do evento foi formado por empresários, empreendedores, investidores, incorporadores, advogados, consultorias, hoteleiros, entre outros.

“Vamos falar dos desafios de operar um empreendimento”, iniciou o painel Carol Haro, a moderadora. “Como se aplica a hospitalidade genuína na multipropriedade?”.

Gabriela Schwan

Com mais 30 anos de atuação na hotelaria, a rede hoteleira gaúcha Swan Hotéis entrou no mercado de multipropriedade há pouco tempo com o empreendimento Jangal das Araucárias Swan Design Hotel, em Canela (RS). “Para mim, ou é hospitaleiro ou não é. Hospitalidade Genuína tem a ver com verdade, com a alma do produto e do negócio, e aquilo que se propõe a entregar”, disse Gabriela Schwan.

A CEO da Swan explicou que o Jangal das Araucárias foi desenvolvido para ser um hotel boutique. “Então, veio a aprovação da Lei da Multipropriedade e nós resolvemos experimentar, fizemos algumas adaptações no projeto para atender ao modelo de multipropriedade”, disse ela.

Quando o Jangal das Araucárias foi lançado no modelo de multipropriedade as obras já estavam bem avançadas, o que foi um diferencial do projeto. “Com 47 apartamentos, o Jangal já nasceu na origem da ideia para entregar hospitalidade genuína, desde a escolha do terreno, como somos hoteleiros, incorporadores, construtores, operador, fica mais fácil de construir esse ponta a ponta do produto”, afirmou Gabriela.

Com essa proposta, o Jangal das Araucárias oferece experiências autênticas e únicas na Serra Gaúcha para proprietários e hóspedes, como um chef que ensina a cozinhar com pinhão, uma aula de chocolateria com uma especialista de chocolate, entre outras. “Quando nos propomos a lançar a multipropriedade não abrimos mão da hospitalidade. Não podíamos errar na entrega do serviço, entregamos mais que prometemos, experiências autênticas e genuínas, conectadas com a marca e a cultura do destino”, enfatizou a CEO da Swan.

Reconhecimento para hospitalidade

Fabiana Leite

Para Fabiana Leite, a hospitalidade genuína começa desde o momento que a pessoa está se planejando para viajar. “A facilidade deste cliente em fazer a reserva”, disse ela. “A multipropriedade tem esse mundo de intercâmbio para vários destinos, essa experiência deve funcionar desde o começo”.

A diretora da RCI salientou que o empreendimento deve entregar tudo o que foi prometido ao proprietário. “Ele também deve vivenciar a hospitalidade em todos outros hotéis da rede de intercâmbio, se conectando com a experiência do lugar”.

Para que os proprietários tenham ótimas experiências em todos hotéis afiliados à RCI pelo mundo, a intercambiadora de férias criou reconhecimentos anuais para os empreendimentos, com três categorias: Gold Crown, Silver Crown e Hospitality.

“Quem avalia os hotéis afiliados à RCI são os clientes”, disse ela. Em cada viagem que o cliente faz a um hotel da rede de intercâmbio da RCI, ele recebe uma carta de avaliação com cinco requisitos: check in/check out, manutenção do empreendimento, manutenção do apartamento, limpeza e hospitalidade, e essa avaliação gera uma nota ao empreendimento.

“Se o hotel não está sendo bem avaliado, montamos um plano de ação com o empreendimento, com os pontos de melhoria mencionados pelos clientes, pois temos que manter um nível de qualidade para todos os hotéis de nossa base”, afirmou Fabiana.

Gestão hoteleira

Armando Ramirez

Representando a Wyndham Hotels & Resorts, única marca hoteleira internacional que opera multipropriedades no Brasil, Armando Ramirez explicou que a gestora hoteleira é uma prestadora de serviços para a incorporadora e multiproprietários e deve entregar o que o cliente comprou na sala de vendas. “Se não tem uma experiência bem planejada, o cliente não ficará satisfeito com aquele produto”.

Entretanto, além da hotelaria, o diretor da Wyndham lembrou que há uma parte imobiliária na multipropriedade também, com um condomínio. “Basicamente, a multipropriedade é uma incorporação imobiliária, com condomínio, mas no dia a dia opera como um hotel. A administradora deve saber o que está operando, por isso ter uma equipe especializada é importante para entregar a experiência”.

Componente mais importante da multipropriedade

Francisco Neto

Para Francisco Neto, a hotelaria pode ser considerada o componente mais importante da multipropriedade. Ele explicou que a multipropriedade tem 12 componentes em seu modelo de negócio, enquanto a incorporação imobiliária apenas seis. “Então, já pode se ver a complexidade da multipropriedade”.

Entre todos esses 12 pontos da multipropriedade, Neto destacou a hotelaria. “A hospitalidade é a competência mais relevante para ter um negócio sustentável. Não importa o jeito que entrega a hospitalidade, tem que ser desenhada para ser autentica”.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000