A maioria dos profissionais da indústria de turismo já ouviu falar de Heber Garrido, profissional que construiu uma sólida carreira no segmento de viagens, mais especificamente no setor de hospitalidade. Por quase três décadas ele se dedicou a cargos de responsabilidade em grandes redes hoteleiras conhecidas Brasil afora e sua trajetória profissional inclui corporações como Praia do Forte, Blue Tree Hotels, Transamérica Hospitality Group e Aviva.
Os resultados obtidos ao longo dos anos refletem as características destacadas por líderes e liderados de Heber: o pensamento estratégico, a gentileza no trato, a articulação para a criação de alianças, a determinação para alcançar os objetivos e o alinhamento de propósitos. Foi assim desde a gerência de vendas da Cia Eldorado de Hotéis, seu primeiro emprego no turismo, em 1995, até a diretoria de marketing e vendas do grupo Ferrasa que ocupou até outubro do ano passado.
Por outro lado, se há algo que nunca acompanhou Heber em sua carreira foi o medo. Muito pelo contrário. Em outubro de 2020, em meio à pandemia que restringia deslocamentos, ele aceitou o convite do Grupo Ferrasa e assumiu o desafio de posicionar o complexo Hot Beach, em Olímpia (SP), destino de lazer que era novo e ainda pouco conhecido pelas famílias no país. “Em três anos de trabalho junto a um time grande e competente e os investidores, nós conseguimos colocar o Hot Beach Parques & Resorts entre os dez destinos nacionais mais procurados pelos viajantes no Brasil”, comemora.
E a coragem também foi sua companheira quando chegou o momento de parar e repensar a direção do próximo passo. “Eu estava muito satisfeito com a equipe e com os resultados, mas me vi fazendo exatamente as mesmas coisas e entendi que era hora de mudar”, diz. Levando em conta o mantra de que sempre é tempo para inovar, Heber decidiu investir em um rebrand de carreira. E foi um menino de tenra idade que falou mais alto na cabeça dele nesse momento.
“Quando criança, eu tinha certeza de que seria zoólogo e de lá para cá sempre estive em meio à natureza”, conta. A vida o levou por outro caminho, mas Heber sempre praticou esportes ao ar livre e se engajou em causas pelos animais e pelo meio ambiente. “Sou membro da National Geographic desde 1997 e sempre fiz parte de projetos e trabalhos voluntários pelo Ibama, SOS Mata Atlântica e com o Projeto Tamar”, lembra.
Com o apoio da família, ele se desligou do grupo Ferrasa e começou a planejar como poderia conciliar esse desejo de trabalhar mais alinhado com propósitos. “Não sabia para onde estava indo, mas queria descobrir. Não houve nenhum problema, mas um entendimento de que eu estava em um momento de carreira bom para reciclar e seguir objetivos pessoais. Não distribuí currículo e não busquei outra posição, mas conversei com pessoas que eu admiro e respeito dentro e fora da indústria para buscar inspiração com quem tem uma visão muito maior que a minha”, reflete.
Experiências em parques naturais
De conversa em conversa, uma oportunidade pareceu se encaixar no molde de futuro criado por Heber: a posição de Chief Marketing Officer (CMO) e Chief Experience Officer (CXO) na Parquetur, administradora do uso público de parques naturais estaduais e federais, com foco na conservação e proteção da natureza e grande atuação na educação ambiental. “Depois de ganhar a concessão dos parques e colocar a operação de pé, operações desafiadoras pela dimensão e pela importância, a Parquetur assume agora a uma fase de investimento em marketing, o que resultou na minha chegada”, explica, acrescentando que ela já vem alavancando parcerias, criando conexões e propondo participações no junto ao trade, com uma visão de promoção de destino totalmente nova.
“A gente vai fazer ativação de marcas com programação de eventos, naming-rights e patrocínios para dar mais visibilidade para os destinos através de parcerias com grandes marcas. Também estamos investindo em ações de educação ambiental e cultural com subsídio de projetos incentivados para levar isso ao mercado com uma escala maior e na busca de sinergias em ESG para o mercado corporativo”, detalha.
O executivo ressalta que integrar os princípios ESG aos modelos de negócios não é apenas uma escolha ética. “É uma necessidade e grande oportunidade de criação de valor sustentável para empresas com visão de um mundo melhor para todos”, defende.
Estreia oficial
Ele conta que a Parquetur estreou em eventos do trade com participação cooperada no estande de Goiás, durante a última edição da WTM Latin America. “Fizemos uma série de promoções e acordos com empresas como BeFly, Movida e outros players importantes, estamos programando viagens de profissionais do trade e vamos promover ainda mais os parques naturais como destinos de viagens no Brasil, como acontece lá fora”, defende.
Heber também ressalta os dois projetos incentivados que já são realidade na Parquetur – um com foco em educação ambiental infantil, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e o outro é voltado à valorização cultural por conta do recente restauro de patrimônios históricos da época do Brasil Império no Parque Caminhos do Mar (SP) – e destaca o aumento de quase 20% na visitação de parques naturais brasileiros em 2023.
“Estou totalmente alinhado com o que eu estava buscando e tenho novos desafios em um momento no qual as operações voltadas à natureza ganham mais força entre os turistas e o ESG é essencial. Tudo me levou para estar aqui e agora”, finaliza Heber.