HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Gramado está próxima de acabar com a sazonalidade!

* Artigo de Ênio Almeida, CEO Grupo Laghetto Golden Multipropriedade

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

As últimas décadas foram de muito trabalho na promoção e preparação de Gramado como destino turístico referência no Brasil. Não à toa, a cidade se consolidou como um dos 5 principais destinos do país, em muitas épocas do ano sendo o destino top 1.

Hoje, com esta consolidação já conquistada através de investimentos potentes nos setores de Eventos, Infraestrutura, hotelaria, parques e gastronomia, a cidade trabalha para acabar com a sazonalidade que, por muitos anos, foi uma dor de cabeça para todos.

O objetivo é chegar ao nível dos grandes destinos internacionais como Miami, Nova Iorque, Paris, Londres, Lisboa entre outros, que conseguem manter seu fluxo turístico estável e sem altos e baixos durante todos os 12 meses do ano.

Após o baque dos efeitos devastadores da pandemia para setor turístico, a retomada começou primeiro em Gramado, graças a estruturação da cidade e seus gestores e a capacidade de retomar os eventos e reabrir ao turismo, com segurança, muito antes dos demais destinos do país.

Gramado foi modelo e surfou na onda da retomada econômica em meados de 2021 e 2022 foi ano para marcar realmente o reinício das atividades já com a tranquilidade da maior parte da população vacinada.

O ano de 2022 mostrou que Gramado e a região caminham no rumo certo para chegar ao nível onde a sazonalidade não será mais um problema para o turismo. A cidade teve seu maior movimento turístico de todos os tempos recebendo, segundo dados da EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias- que monitora os acessos através dos pedágios, recebendo aproximadamente 7,5 milhões de visitantes no ano passado. Anteriormente o número recorde havia sido de cerca de 6 milhões de visitantes em um ano.

Uma das bandeiras do Grupo Laghetto Golden Multipropriedades, desde sua fundação em 2016, é justamente trabalhar para ajudar o destino a superar a sazonalidade. Esta é uma das características do segmento da multipropriedade em destinos como Caldas Novas, Olímpia, Nordeste e destinos internacionais onde o modelo de time-sharing está consolidado há mais tempo.

Neste segmento, que cresceu muito em Gramado e região nos últimos quatro anos, existe a garantia de uma ocupação hoteleira e movimento de clientes nos 12 meses do ano. Por exemplo: os já mais de 35 mil clientes do grupo Laghetto Golden Multipropriedades, ocupam um calendário anual completo de vindas a Gramado e Serra Gaúcha. Assim, colaboramos muito para a diminuição da sazonalidade como benefício ao destino. Com novas inaugurações previstas para os próximos anos em Gramado, Canela e Bento Gonçalves, com certeza aumentaremos este fluxo constante.

Segundo relatório da Agência Visão- Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias- pesquisa do SEBRAE baseada em Big Data de operadora de telefonia, 2022 foi o ano em que Gramado recebeu seu maior número de visitantes podendo ter superado mais de 9 milhões de visitantes ao longo dos 12 meses do ano.

O relatório aponta ainda que Gramado recebe anualmente mais visitas que o Museu do Louvre e a Torre Eiffel, e que a sazonalidade com relação aos demais destinos nacionais já é muito menor por aqui.

Para resumir, é importante levarmos em consideração que apesar de todo o contexto econômico desfavorável, o que não é uma exclusividade do Brasil e sim uma realidade mundial, Gramado teve resultados muito positivos em 2022.

Fatores como a diminuição do poder de compra dos brasileiros, o forte reajuste nos valores dos bilhetes aéreos, os altos valores dos combustíveis, pandemia, guerra Rússia-Ucrânia, e muitos outros, impactaram todos os destinos turísticos.

Podemos afirmar que com algumas ações direcionadas, divulgação do destino, abertura para o turismo internacional, chegada de novas marcas, eventos, atrativos e investimentos da iniciativa privada e melhoria no cenário econômico nacional e internacional, Gramado caminha para ser um dos poucos, e privilegiados destinos que acabará com a sazonalidade. Viveremos esta realidade nos próximos anos.

Feliz 2023!
Ênio Almeida – CEO Grupo Laghetto Golden Multipropriedade

Laghetto Châteua

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000