As últimas décadas foram de muito trabalho na promoção e preparação de Gramado como destino turístico referência no Brasil. Não à toa, a cidade se consolidou como um dos 5 principais destinos do país, em muitas épocas do ano sendo o destino top 1.
Hoje, com esta consolidação já conquistada através de investimentos potentes nos setores de Eventos, Infraestrutura, hotelaria, parques e gastronomia, a cidade trabalha para acabar com a sazonalidade que, por muitos anos, foi uma dor de cabeça para todos.
O objetivo é chegar ao nível dos grandes destinos internacionais como Miami, Nova Iorque, Paris, Londres, Lisboa entre outros, que conseguem manter seu fluxo turístico estável e sem altos e baixos durante todos os 12 meses do ano.
Após o baque dos efeitos devastadores da pandemia para setor turístico, a retomada começou primeiro em Gramado, graças a estruturação da cidade e seus gestores e a capacidade de retomar os eventos e reabrir ao turismo, com segurança, muito antes dos demais destinos do país.
Gramado foi modelo e surfou na onda da retomada econômica em meados de 2021 e 2022 foi ano para marcar realmente o reinício das atividades já com a tranquilidade da maior parte da população vacinada.
O ano de 2022 mostrou que Gramado e a região caminham no rumo certo para chegar ao nível onde a sazonalidade não será mais um problema para o turismo. A cidade teve seu maior movimento turístico de todos os tempos recebendo, segundo dados da EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias- que monitora os acessos através dos pedágios, recebendo aproximadamente 7,5 milhões de visitantes no ano passado. Anteriormente o número recorde havia sido de cerca de 6 milhões de visitantes em um ano.
Uma das bandeiras do Grupo Laghetto Golden Multipropriedades, desde sua fundação em 2016, é justamente trabalhar para ajudar o destino a superar a sazonalidade. Esta é uma das características do segmento da multipropriedade em destinos como Caldas Novas, Olímpia, Nordeste e destinos internacionais onde o modelo de time-sharing está consolidado há mais tempo.
Neste segmento, que cresceu muito em Gramado e região nos últimos quatro anos, existe a garantia de uma ocupação hoteleira e movimento de clientes nos 12 meses do ano. Por exemplo: os já mais de 35 mil clientes do grupo Laghetto Golden Multipropriedades, ocupam um calendário anual completo de vindas a Gramado e Serra Gaúcha. Assim, colaboramos muito para a diminuição da sazonalidade como benefício ao destino. Com novas inaugurações previstas para os próximos anos em Gramado, Canela e Bento Gonçalves, com certeza aumentaremos este fluxo constante.
Segundo relatório da Agência Visão- Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias- pesquisa do SEBRAE baseada em Big Data de operadora de telefonia, 2022 foi o ano em que Gramado recebeu seu maior número de visitantes podendo ter superado mais de 9 milhões de visitantes ao longo dos 12 meses do ano.
O relatório aponta ainda que Gramado recebe anualmente mais visitas que o Museu do Louvre e a Torre Eiffel, e que a sazonalidade com relação aos demais destinos nacionais já é muito menor por aqui.
Para resumir, é importante levarmos em consideração que apesar de todo o contexto econômico desfavorável, o que não é uma exclusividade do Brasil e sim uma realidade mundial, Gramado teve resultados muito positivos em 2022.
Fatores como a diminuição do poder de compra dos brasileiros, o forte reajuste nos valores dos bilhetes aéreos, os altos valores dos combustíveis, pandemia, guerra Rússia-Ucrânia, e muitos outros, impactaram todos os destinos turísticos.
Podemos afirmar que com algumas ações direcionadas, divulgação do destino, abertura para o turismo internacional, chegada de novas marcas, eventos, atrativos e investimentos da iniciativa privada e melhoria no cenário econômico nacional e internacional, Gramado caminha para ser um dos poucos, e privilegiados destinos que acabará com a sazonalidade. Viveremos esta realidade nos próximos anos.
Feliz 2023!
Ênio Almeida – CEO Grupo Laghetto Golden Multipropriedade
Laghetto Châteua