O Nordeste Brasileiro é um dos destinos mais procurados do País. Há anos vem se desenvolvendo, oferecendo ricas experiências e oportunidades de lazer. Pensando nisso, o GR Group, um dos maiores grupos de incorporação imobiliária para turismo no país, que desde 1999 trabalha com foco na experiência e transformação de pessoas e no desenvolvimento dos destinos onde está inserido, decidiu investir na região e vem colhendo bons frutos, além de prever novos negócios e ampliações.
A trajetória do grupo no Nordeste começou em 2019 com a aquisição das operações do Wyndham Club Brasil, braço da Wyndham Destinations na América do Sul, trazendo a oportunidade do GR figurar entre os maiores vacation ownwership da América Latina.
“Foi bastante desafiador gerenciar o maior clube de férias do mundo aqui no Brasil, pegando um período de pandemia, mas, hoje, quando analisamos os dados, comprovamos o enorme sucesso. A comercialização do nosso produto de timeshare mantém-se em crescente contínua”, diz o CEO, Gustavo Rezende.
As salas de vendas em Maceió (AL), no Pratagy Beach All Inclusive Resort e em Natal (RN) no Hotel Vila do Mar, foram incorporadas à gama de negócios do grupo que já comercializava em outros destinos empreendimentos de multipropriedade. Atualmente, no Nordeste, além destas, o grupo conta com uma operação localizada na Praia do Gunga, também em Alagoas, que comercializa o sistema timeshare do Wyndham Club Brasil.
Em janeiro de 2021, lançou seu primeiro empreendimento no sistema de multipropriedade no Nordeste, o Pitangui Beach Resort, localizado na Praia de Graçandu em Extremoz, Rio Grande do Norte, iniciando assim a comercialização do sistema multipropriedade na região.
“O Pitangui é nosso projeto precursor em incorporação imobiliária no Nordeste, e ele é especial porque está sendo construído na Grande Natal, um dos mais belos e procurados destinos turísticos do País”, ressalta o CEO.
Com Valor Geral de Vendas (VGV) de cerca de R$ 150 milhões, o empreendimento é o primeiro estabelecimento greenfield de multipropriedade em Natal. “Será um resort pé na areia, em frente à praia e beach club. As obras estão em andamento e a previsão de entrega está prevista para 2024, com apartamentos totalmente mobiliados e equipados”, endossa. A expectativa é que entre obra e operação sejam gerados mais de 100 empregos diretos e mais de 200 indiretos.
Em novembro de 2022, o GR Group assumiu a operação do Pitangui Lagoa Park, destino consolidado há mais de 20 anos no roteiro turístico do Rio Grande do Norte. “Implementamos mais atrações, com parque aquático, caiaques e pedalinhos, brinquedos infláveis e tirolesa para os visitantes”, diz o vice-presidente de Entretenimento, Engenharia e Parques do GR Group, Filipe Rezende.
“Dobramos a visitação da Lagoa em 100% nos primeiros meses de operação GR Group, resultado do rebranding e das melhorias em toda a infraestrutura, principalmente gastronômica”, destaca Filipe. “O complexo gera, hoje, cerca de 60 empregos diretos, além de promover o destino e alavancar os negócios locais, uma das preocupações do nosso grupo”.
Ações de ESG, com preocupação em manter o meio ambiente do local e entorno, estão sendo feitas com direcionamento correto da coleta de lixo, preocupação com fauna e flora das dunas, entre outras ações. “Estamos situados numa localização privilegiada e essa atenção com a localidade, com a comunidade local é fundamental e necessária. Estão entre os pilares do grupo e nossos propósitos!”, finaliza o VP Filipe.
Novos empreendimentos e alinhamento com poder público
No início de janeiro de 2023 o CEO, Gustavo Rezende, esteve reunido com a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o Vice Walter Alves, secretários estaduais e lideranças do Poder Público potiguar para alinhar tratativas e estratégias para promover ainda mais o destino turístico. “É importante caminhar junto com a gestão pública para que possamos ter mais assertividade em nossos projetos, contribuindo de forma positiva na comunidade onde eles estarão inseridos”, enfatiza o CEO Gustavo Rezende.
Apenas a região da Grande Natal recebe anualmente mais de 2 milhões de turistas por ano, portanto, há a preocupação do Governo do Estado em incentivar empresas que queiram investir no destino para alavancar o turismo rio norte grandense. “Essa acolhida solidificou a certeza do GR Group de ter feito escolhas corretas para novos investimentos”. diz Gustavo.
O GR Group prepara novos lançamentos, entre eles um grande parque aquático e dois resorts, ambos em Extremoz (RN). “Claro que nos atentamos às pesquisas de mercado, no interesse turístico dos viajantes. E projetamos nossos negócios de acordo com os resultados. Hoje, há uma busca por um turismo mais sustentável, mais consciente e cheio de experiências”, ressalta Rodolfo Rezende, vice-presidente de Marketing e Vendas do GR Group.
De acordo com boletim do terceiro trimestre da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), o Nordeste é a região queridinha dos turistas brasileiros. Maceió (AL) ocupa o segundo lugar da lista de cidades mais visitadas e Natal (RN) está em terceiro lugar.
“É preciso criar roteiros interessantes que vão além de praia, mar e sol. As pessoas querem realizar atividades que tornem aquela viagem inesquecível, por isso pensamos em proporcionar experiências em nossos empreendimentos que fiquem marcadas na vida das famílias que nos visitam,” diz Rodolfo.
O projeto do parque aquático terá investimentos de 100 milhões de reais, gerando centenas de empregos diretos e indiretos “Promoveremos capacitação e treinamentos para nossas equipes, para cada vez mais oferecermos serviços de qualidade aos nossos clientes, tornando-se mais um atrativo para a região”, destaca o CEO Gustavo Rezende.