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Gerente da TUDO Consultoria conta sua trajetória profissional

* Entrevista com Ana Caroline Mundim, Gerente de Vendas On-Line da TUDO Consultoria e Ipioca Beach Residence

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Ana Caroline Mundim

Com oito anos atuando na propriedade compartilhada, Ana Caroline Mundim teve um crescimento profissional pautado pela sua competência, estudos e capacidade de enxergar as oportunidades no mercado. Atualmente, esta como Gerente de Vendas On-line da TUDO Consultoria no empreendimento de multipropriedade Ipioca Beach Residence, em Maceió. Mas começou na sala de vendas, como consultora de vendas, servindo de inspiração para outros profissionais que desejam crescer neste segmento.

Nesta entrevista, além da sua trajetória profissional, Ana fala dos desafios de mudar das vendas presenciais para digitais, dicas de crescimento profissional e planejamento para o Ipioca Beach Residence, empreendimento da Maceió Mar Empreendimentos (MME).

 Quando iniciou no tempo compartilhado e qual sua trajetória na TUDO Consultoria?

Comecei em julho de 2015, como Consultora de Turismo, em um projeto em Caldas Novas-GO, o que marca também o início da minha trajetória com a Adriana Chaud em sua antiga Consultoria e, posteriormente com a TUDO a partir de 2019.

Depois me tornei Supervisora de Vendas e, em 2019, tive a oportunidade de trabalhar no “back” das operações, o que também me deu muita bagagem e conhecimento. Atualmente, estou como Gerente em nossa operação de vendas on-line do Ipioca Beach Residence.

Quais os desafios no início de carreira e os atuais?

No início encarava desafios como todo vendedor, que, na maioria das vezes, dizem respeito a falta de inteligência emocional e gestão de tempo. O mais comum é que um vendedor imaturo terceirize a responsabilidade do seu resultado, gerando um círculo vicioso de “não venda”. Isso não mudou de lá para cá, e, por isso, desenvolvemos meetings, atividades e ferramentas com a equipe todos os meses visando especialmente tais temas, pois a conscientização é o primeiro passo para tudo.

Atualmente, ajustando a ótica para uma visão macro do negócio, os desafios se voltam mais para o acompanhamento das mudanças do mercado e do nosso público-alvo, que no nicho do digital, de maneira mais ampla, envolve desde como ser mais assertivo para disputar e ganhar a atenção deste público, frente a tantas informações que ele recebe a todo o momento, bem como manter o volume de oportunidades/leads constante e até gerenciamento de notícias de cunho socioeconômico, político, entre outras, que podem afetar nosso resultado caso não estejamos preparados.

Por que entrou neste mercado e quando visualizou a multipropriedade como uma oportunidade para crescer profissionalmente?

Entrei no mercado enquanto cursava Direito, na época enxergava como uma forma para poupar dinheiro até terminar a faculdade. Mas, com o passar dos anos, percebi que havia grandes chances de crescimento se permanecesse no mercado, devido à escassez de novos e bons profissionais, ainda mais com o nicho do digital ganhando espaço. Dessa forma, durante a pandemia, comecei a me especializar em marketing digital e, por me identificar muito com a modalidade, abracei a oportunidade em janeiro de 2021.

Como foi assumir um cargo de liderança? Como foi essa transição?

Tive a oportunidade de selecionar e formar uma equipe do zero e acredito que isso facilitou muito todo o processo, pois conquistamos uma sinergia imprescindível para o nosso resultado do início ao fim. Durante toda a minha carreira, aprendi muito com acertos dos líderes que tive, mas também com os erros, o que me deu uma bagagem importantíssima. Acredito muito que ser líder é justamente sobre isso, formar líderes melhores do que você, por isso, me preocupa que todas as minhas ações sejam sempre direcionadas neste sentido.

Equipe de vendas on-line do Ipioca Beach Residence/TUDO Consultoria

Você veio da sala de vendas e assumiu a liderança de vendas on-line, quais os desafios neste tipo de venda e o que a Tudo/Ipioca alcançaram com o digital?

Apesar de ser o mesmo mercado, há sim muitas diferenças. Começando com o tipo de venda, que no on-line se torna uma venda de relacionamento consultiva. Uma das principais vantagens é a possibilidade de receber leads bem avançados em sua jornada de compra, e, talvez, a principal desvantagem é ter a concorrência acontecendo em tempo real, permitindo que o lead entre praticamente num leilão de ofertas. Por isso, a importância de uma equipe completamente alinhada e preparada para lidar com todas essas situações, que acabam sendo previsíveis.

Falando em previsibilidade, esse é o objetivo de um Inside Sales: maior previsibilidade da rentabilidade do negócio, garantindo sustentabilidade financeira para a operação. Dessa forma, depois de desenhado e testado o processo com KPIs bem definidas, nosso principal desafio diz respeito à manutenção destas, para garantir o melhor desempenho e sucesso das estratégias. Como, por exemplo, gerar um volume de leads constantes de oportunidades de negócios para os vendedores. Para isso, é necessário o acompanhamento e análise semanal das campanhas de marketing, bem como, desenvolvimento e manutenção de ações de remarketing com a base já existente.

Estamos muito felizes com os resultados alcançados até aqui, atualmente nosso canal de vendas on-line já corresponde a cerca de 20% do VGV do projeto com menos de 1% de cancelamento dos contratos.

Quais dicas daria para quem almeja crescer neste mercado?

Vivemos numa era do menor esforço e do imediatismo. O que é totalmente contrário ao que eu acredito que um profissional de sucesso precisa ser/ter. Não há nada mais real que a Lei da Semeadura: plantar é opcional, mas a colheita é certa. Clichê, mas, muito real. E, talvez, seja isso que precisemos, resgatar antigos valores tão importantes.

É justo que difícil seja aquilo que muito valha. Correto? É nisso que acredito. Dessa forma, nada melhor do que muito estudo e muita prática. Se espelhe naqueles que já chegaram a níveis que você não alcançou, e, acredite, não foi sorte, sempre há mérito. Aprenda com o erro dos outros. Faça boas amizades que te ajudem ser uma pessoa melhor e não o contrário. Tenha sempre claro o que te move todos os dias. Não terceirize a culpa. Se avalie todos os dias e não tenha vergonha de pedir ajuda. Cuide da sua saúde física e mental. Ah, e não se esqueça de comunicar aos seus líderes suas pretensões.

Quais os seus planos profissionais para o futuro?

Estamos na fase final de comercialização do Ipioca Beach Residence e já com outro grande projeto do Grupo MME para lançamento em 2024. Sendo assim, as expectativas são as melhores: aumentar e potencializar nosso canal de vendas on-line, sempre refinando nosso processo em busca da excelência. Recentemente, fizemos uma migração de sistema em nosso Inside Sales trazendo o que há de mais tecnológico nesta área em Marketing Conversacional. Iremos elevar o nível do nosso processo como um todo. Automatizar ainda mais funções manuais e todo o nosso fluxo de cadência com o cliente, garantindo que os vendedores tenham tempo de qualidade com os potenciais clientes.

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