A GAV Resorts, empresa especializada em resorts de alto padrão, finalizou a ação Jornada da Hotelaria – que tem o intuito de desenvolver, treinar, capacitar e qualificar seus colaboradores. O treinamento, que aconteceu de abril a outubro em Salinópolis, no complexo de resorts do Grupo, foi realizado em parceria com a empresa Mapie, consultoria especialista em turismo.
Ludmilla Gratão, Diretora de RH da GAV Resorts, destacou que o treinamento foi desenhado para atender as necessidades dos times, considerando o momento atual de desenvolvimento e entregas. Foram momentos de muito aprendizado e bastante produtivo pata todos
“Dividimos a capacitação em três frentes, ou seja, a primeira em quatro módulos de liderança – para os líderes dos Resorts. Já a segunda, foi dividida em cinco módulos de hospitalidade, sendo ministrado para os colaboradores de todos os setores. A terceira frente foi aplicada em três módulos e falava sobre atendimento exclusivo, isto é, para os colaboradores que estão à frente, na linha de atendimento: A&B, recepção. Ao total foram 106 turmas foram, com 15 mil horas de treinamento”, informou ela.
Para cada módulo aplicamos uma avaliação de reação para nos ajudar a nortear a continuidade dos módulos e/ou correção da rota quando necessário. “Nossa avaliação de reação foi de 9,5, um resultado excelente. Além disso, entregamos o manual de hospitalidade, material elaborado ao longo dos meses por todos os colaboradores. Esse manual é um compilado com a forma de atendimento da GAV que foi construído a várias mãos. Ou seja, é uma diretriz do Jeito GAV de Atender, que tem como objetivo a continuidade das ações iniciadas e reforçadas com o treinamento, sempre com foco em melhor atender nossos clientes externos e internos”, descreve Ludmilla.
Experiência
Michelle Silva, Analista de Treinamento e Desenvolvimento da GAV Resorts, foi a responsável pelo programa de treinamento junto com o RH local. Ela destaca que esse foi o primeiro grande projeto na área da Hotelaria da companhia, e que está muito feliz e surpresa positivamente com os resultados diretos e indiretos alcançados ao longo desses meses .
“Para mim como profissional, foi muito gratificante, pois pude acompanhar de perto o quanto os colaboradores se empenharam e agora, estão aplicando o aprendizado em suas rotinas de trabalho e gerando mudanças comportamentais. É muito bom estar à frente de uma área tão necessária, principalmente durante este processo de restruturação”, ressalta ela.
Prática
Para o colaborador da GAV, Lucas Ribeiro, a iniciativa do Grupo em promover ações de capacitação para suas equipes é de extrema importância para o crescimento profissional de cada um. “Após a Jornada da Hotelaria, conseguimos nos expressar de forma mais segura e sempre reforçamos a importância de proporcionar momentos agradáveis a nossos hóspedes”, conta ele.
Para Lucas, a ação agregou conhecimentos em todos os sentidos, permitindo assim, que pudessem ver o que não agregava durante o atendimento ao cliente. Um exemplo que ele deu, foi a técnica de encantamento, em que aprenderam a enxergar além do ponto de vista comum.
Trícia Neves, sócia-diretora da Mapie que esteve à frente do projeto, observa que projetos como esse contribuem não somente na qualidade dos serviços, mas também na atratividade da empresa como empregadora. “Vivemos desafios importantes no mercado em relação a contratação e retenção de profissionais e programas que promovem o desenvolvimento das pessoas, tanto nas capacidades técnicas como nas habilidades da relação e do fortalecimento dos times, certamente tornam a empresa um lugar melhor para trabalhar”.