Com o objetivo de desenvolver um trabalho “tailor made”, a hoteleira Gabriela Schwan Poltronieri agora dá um novo passo em sua carreira com a criação da Gabriela Schwan Hospitality Consulting. Com isso, ela deixa o cargo de CEO da Rede Swan, mas segue como Conselheira Estratégica da empresa da família. O propósito desse novo momento é trabalhar uma hospitalidade que conecta, trazendo soluções inovadoras e transformadoras para a hotelaria brasileira.
“Quero ajudar outros hoteleiros a reposicionar estrategicamente seus negócios e produtos no mercado, trazendo a reputação de marcas e produtos de turismo a outros patamares mais atuais e rentáveis”, destaca Gabriela, que é vice-presidente do Transforma RS, conselheira da AMCHAM, membro do Nexo Governança Corporativa, conselheira do Turistech Hub, co-founder, sócia e conselheira estratégica e de novos negócios da rede Swan Hotéis, vice-presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e cofounder do projeto RSNASCE.
Desde criança, aos 13 anos, Gabriela está envolvida com hospitalidade e a rede de hotéis da família. Ela estava presente na inauguração do Swan Novo Hamburgo, há 32 anos. Ao longo de sua caminhada profissional, contribuiu efetivamente para a consolidação da rede Swan Hotéis a partir da inovação, passando pela transformação das marcas internas e dos produtos no Brasil e em Portugal.
“Dos seis hotéis Swan do Brasil, um, o Swan Porto Alegre, está sendo transformado em hospital de transição, o primeiro do Sul do país, numa locação de 20 anos. Também estruturei o único hub de hospitalidade do país, o Swan Generation, mesclando diversas camadas de negócios numa solução all in one para centros urbanos atendendo as necessidades dos millennials e geração Z, dentro do senso de comunidade e compartilhamento das coisas e senso de experiências.”
Outro ponto essencial da trajetória na rede Swan, sob a coordenação de Gabriela, foram as parcerias estratégicas, como a que envolveu o Jangal das Araucárias – Swan Desing Hotel by Swan e Oceanic. “Nos unimos ao grupo Oceanic, que assumiu a comercialização da multipropriedade, nos tornando sócios”, explica. Outra ação em andamento envolve os projetos de revitalização dos hotéis de Rio Grande, o Swan Express; e Caxias do Sul, o Swan Caxias do Sul; que irão acompanhar o reposicionamento das marcas internas com todos os aprendizados durante todo esse trabalho de evolução da empresa que Gabriela assinou.
“Meus irmãos assumem agora a gestão de forma conjunta, sendo Eduardo Schwan, diretor-geral, e Paulo Schwan, diretor administrativo e financeiro. Sinto-me honrada pela confiança depositada, pela família permitir que eu fizesse a grande virada de chave da rede Swan nesses últimos cinco anos à frente do comando e há quase 28 anos trabalhando com dedicação exclusiva enfrentando a maior crise global do turismo durante a pandemia e as enchentes do RS. Entrego o hub de hospitalidade Swan Generation com resultados significativos, com crescimento de 198% no faturamento do mix used. E mais: o Jangal das Araucárias com uma carteira de recebíveis que não baixa de 92%. Fora o Swan Novo Hamburgo, com crescimento de 282% na diária média dos aptos reposicionados dentro do novo modelo estético da marca e com recordes de faturamento do empreendimento ao longo dos seus 32 anos”, avalia.
“Viramos sistemas nos últimos cinco anos, implantamos BI, uniform system, profissionalizamos. Implementamos uma gestão mais colaborativa com senso cultural de comunidade”, salienta ela. “Posicionei a hotelaria tradicional, trazendo life style, moda, design, arte, cultura para dentro das marcas”, enfatiza Gabriela, que também apoia iniciativas como Swan Cultura, selo de atrações com entrada franca, que valorizam os artistas, artesãos e músicos ao redor dos hotéis.
Conselheira – Agora Gabriela assume como Conselheira Estratégica da empresa da família. “ A Swan será minha primeira cliente. Sinto que cumpri minha missão em solucionar o ‘real state’ conforme o desejo do conselho. Agora estou pronta para ajudar outros grupos hoteleiros e empresas de hospitalidade a continuar na evolução do trade”, completa Gabriela.
Competitividade – Gabriela também é responsável pela competitividade do turismo do RS pelo Transforma RS, hoje com o apoio do co-líder, José Gallo, ex-presidente da Renner. Além disso, ajudou a fundar o Turistech Hub no Cubo em São Paulo. Também é vice-presidente da Amcham e curadora do turismo para o South Summit Brazil, o maior evento de inovação da América Latina. Entre os destaques de sua carreira está o prêmio de personalidade ADVB RS em Marketing e Vendas em 2024, sendo a única personalidade da economia de turismo a receber a honraria. Recebeu também o Prêmio de Hoteleira do Ano de 2024 no Very Important Hotel Professional (VIPH) de 2024 e ficou entre os 100 nomes mais poderosos do turismo brasileiro em 2024, eleitos pela revista Panrotas.
Portugal – Gabriela também colocou em sua área de inovação a internacionalização com 6 hotéis em Portugal, sendo um da linha boutique, quebrando barreiras na multipropriedade high end, entregando experiências autênticas, atingindo novos horizontes. Em 2015, foi inaugurada a Casa do Mercado Lisboa. Logo depois, em 2016, foi realizado o lançamento em Sintra do Palácio de Sintra e da Casa do Vinho, um conjunto hoteleiro butique que recebeu o título de Portugal Collection. Para completar, em 2018, inaugurou a Casa dos Santos, também em Sintra. Na agenda, ainda em Portugal, está envolvida em um empreendimento voltado ao long term rental com 10 aptos em Lisboa e outro com 9 suítes em Sintra.
Gabriela Schwan Poltronieri – CEO & founder da Gabriela Schwan Hospitality Consulting, vice-presidente do Transforma RS, conselheira da AMCHAM, membro do Nexo Governança Corporativa, conselheira do Turistech Hub, co-founder, sócia e conselheira estratégica e de novos negócios da rede Swan Hotéis, vice-presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e cofounder do projeto RSNASCE. Hoteleira desde os 13 anos, recepcionou com a família os convidados durante a abertura do Swan Novo Hamburgo, mais de três décadas atrás. Atua agora no setor de turismo com consultoria em hospitalidade. Foi pioneira na implantação de processos de qualidade, com certificações ISO 9001 e PGQP nos hotéis Swan Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em General Managers Program pela Cornell University (Nova York) e é bacharela em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul.