Com 25 anos atuando na hotelaria em Penha (SC), o fundador do Grupo Pedra da Ilha, Osmar Vailatti, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina na noite da última segunda-feira (08/12), a Comenda do Mérito Legislativo, a maior honraria concedida pelo Parlamento catarinense.
Com dois empreendimentos hoteleiros em Penha, a Pousada Pedra da Ilha e o Solar Pedra da Ilha, Osmar é a prova viva de que nunca é tarde para empreender e transformar sonhos em realidade. Com um espírito visionário e uma capacidade inabalável de enfrentar desafios, sua história inspira aqueles que desejam trilhar o caminho da hotelaria e do turismo. Em um setor dinâmico e repleto de desafios, ele soube transformar incertezas em oportunidades, consolidando um legado de sucesso.
Aos 50 anos, já com uma carreira consolidada no ramo imobiliário, Vailatti decidiu dar um salto audacioso e transformar um sonho em realidade. Em 2000, adquiriu um terreno na paradisíaca Praia Alegre, em Penha, Santa Catarina, e ali ergueu a Pousada Pedra da Ilha. O início foi modesto: apenas 19 apartamentos, um mundo novo e desconhecido para o empreendedor. Mas a dedicação, o planejamento estratégico e o compromisso com a excelência fizeram toda a diferença. O negócio prosperou e, ao longo de 25 anos, transformou-se em um dos mais respeitados empreendimentos do litoral catarinense, hoje com 77 apartamentos e uma equipe altamente qualificada de 65 colaboradores.
Em meio a crises econômicas e desafios do setor, ele manteve a visão de futuro e seguiu investindo no crescimento. Em 2020, mesmo diante de uma pandemia global, inaugurou o Solar Pedra da Ilha, um empreendimento no modelo de multipropriedade com 10 andares e mais de 100 apartamentos, estrategicamente localizado em frente ao Beto Carrero World. O resultado? Uma estrutura hoteleira de ponta, que hoje emprega mais de 100 colaboradores diretos e movimenta significativamente a economia local. “Eu poderia estar aposentado, mas saber que posso gerar empregos, atrair visitantes e colaborar com o turismo do município me deixa motivado a não parar. Como diz Dom Hélder Câmara, o segredo da eterna juventude é dedicar a vida a uma causa. Eu sou um apaixonado pelo turismo e quero continuar me dedicando para o crescimento do setor enquanto conseguir”, afirma Vailatti.
O hoteleiro sempre acreditou que a crise é passageira e a retomada econômica é uma certeza. “O mercado sempre volta a operar como acontece em todas as crises econômicas. É claro que sempre precisamos de muito tempo, paciência e motivação para voltar a crescer. Mas uma coisa é certa, o Brasil é um dos destinos mais procurados do mundo para o turismo. Diante de uma crise, é momento de pensar, planejar, acreditar, mas também de agir”, reforça Vailatti.
Origens e Inspiração

Natural de Guaramirim, Vailatti cresceu em Jaraguá do Sul, imerso em um ambiente de disciplina e aprendizado, estudando em colégios da congregação Irmãos Maristas. Desde cedo, desenvolveu um olhar empreendedor, sempre atento às oportunidades que poderiam moldar seu futuro. Sua paixão pela hotelaria não nasceu instantaneamente, mas foi cultivada ao longo dos anos, através das muitas viagens realizadas pelo mundo. A experiência de conhecer diferentes culturas e sistemas de hospedagem plantou a semente que mais tarde floresceria em um empreendimento de referência no setor.
Pai de três filhos, Pablo José, Diego e Carlos Ramon, frutos do primeiro casamento, avô dedicado e um empreendedor bem-sucedido, Osmar Vailatti conta como é empreender justamente em momentos de incertezas. “Na virada do século, o medo do bug do milênio e a transição do analógico para o digital fez muitas empresas fecharem. Mas quem estava preparado, com uma gestão eficiente, cresceu e prosperou. Foi nosso caso, abrimos a Pousada Pedra da Ilha. Em 2020, novamente, a pandemia exigiu adaptação. Sobreviveu aquele que tinha uma boa gestão. E enquanto muitos fechavam, nós inaugurávamos o Hotel Solar Pedra da Ilha”, disse Vailatti.





