Nos dias 11 e 12 de outubro, aconteceu o LASOS 2022 – Latin American Shared Ownership Summit, o maior evento do setor de multipropriedades da América Latina, que reuniu os principais players do mercado turístico-imobiliário para debater tendências, compartilhar experiências e desenvolver o setor.
O sócio da Resid e ex-CEO da Aviva, Francisco Costa Neto, foi um dos executivos brasileiros a participar como speaker e integrou o painel “Pontos fortes, desafios e oportunidade do mercado latinoamericado”, no dia 11 de outubro. O LASOS 2022 é realizado pela RCI no Live Aqua Urban Resort Mexico, na Cidade do México.
Em seu painel, Francisco Costa Neto falou sobre sua visão sobre o futuro do setor e comentou sobre a mudança no comportamento de consumo em relação à percepção sobre o uso de casas de primeira e segunda residência. “As casas de primeira residência estão cada vez mais orientadas ao lazer, e as de segunda residência, orientadas aos negócios. Acredito na mudança do comportamento cruzado entre estes dois conceitos, no que eu denomino de Resleisure”, comenta o empresário. O termo criado por ele representa a tendência de residir com lazer, um paralelo ao bleisure (business com lazer).
Por isso mesmo, novas categorias estão sendo desenvolvidas dentro do setor de propriedade compartilhada. “Estamos desenhando novos tipos de produtos não somente focados em férias, mas orientados ao lazer e entretenimento, como clubes privados, onde será possível adquiri-lo através de membership (assinatura). Ofereceremos ao mercado produtos adaptados à estas mudanças de comportamento de consumo do público. Acredito que isso, inicialmente, seja mais evidente para um público high-end (classe alta), e é por isso que estou investindo tanto no segmento”, ressalta Neto.
Visitas técnicas
As mais relevantes empresas de turismo e propriedade compartilhada da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela estiveram presentes. “É um evento importante, principalmente para aprender com mercados mais maduros, evitando cometer os mesmos erros já experimentados pelas boas empresas desses países, que estão há mais de 20 anos no setor.”, destaca Paulo Henrique Barbosa, CEO da Resid.
Paulo relata também sobre a visita técnica à Los Cabos, que coordenou junto à RCI, no final de semana anterior ao evento na Cidade do México. “A missão foi muito rica para a Resid. Cabos tem excelentes projetos de luxo, com diferentes programas de uso e o cliente majoritariamente norte-americano. Voltamos cheios de ideias e mais confiantes com o que vimos e vivemos nesta viagem”.