Além do investimento, incorporação, vendas e construção, a gestão hoteleira também é fundamental para trazer rentabilidade aos investidores. Para debater esse tema, o Imobtur 2023 trouxe o painel “Desafios da implantação e operação hoteleira”, com participação de Luciana Kuzuhara, Business Development Manager da Wyndham Hotels & Resorts, como moderadora; Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts; e Luciano Carvalho, Diretor de Novos Negócios da Trul Hotéis.
Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o Imobtur é um Seminário sobre Meios de Hospedagem, Aluguel por Temporada e Empreendimentos Imobiliário-Turísticos, e acontece no dia 29/11, na Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), em São Paulo (SP).
Luciana Kuzuhara contou que a Wyndham Hotels & Resorts conta com um departamento de design e construção para auxiliar os incorporadores nos projetso hoteleiros, para perguntar a posição dos dois painelistas sobre a operadora entrar no negócios desde o desenvolvimento do produto. “Os incorporadores não têm know how para uma operação futura. Depois que construiu é muito mais difícil de mudar”, disse ela.
Para Luciano Carvalho, é essencial que já tenha o acompanhamento da operadora desde o início do projeto, antes da implantação. “Para estruturar a entrega de serviço que será oferecida na proposta de valor. Se será entregue conforme prometido, pois é a gestora que que vive o dia a dia na operação“.
De acordo com o executivo da Trul, a operadora deve auxiliar no projeto arquitetônico e construção. “Por exemplo, a multipropriedade tem a necessidade de ter um atendimento específico para o proprietário, e isso passa não apenas pelo serviço, mas pela estrutura. O ideal é que já consiga criar os diferenciais que serão oferecidos, é que já comesse a acompanhar, com interação com a arquitetura, pois no final será entregue pela operadora”.
Alexandre Zubaran ressaltou que é a operadora que irá passar a proposta de valor para os desenvolvedores do empreendimento. “Estamos desenvolvendo empreendimentos de milhões de reais sem a proposta de valor. Isso não parte do arquiteto, isso parte de quem vai operar o empreendimento”.
Implantação
De acordo com Zubaran, não existe uma receita e cronograma para implantação, depende de cada empreendimento. “Estamos falando de uma implantação com mais de 200 itens, são muito detalhes, como colherezinhas, colchões, televisões, é muito complexo. Tudo é baseado em experiência adquirida, não podemos transformar esse projeto tão importante em uma aventura”.
Turnover na hotelaria
Segundo Luciano, o turnover na hotelaria se acentuou muito após a pandemia. Ele contou que a Trul trabalha com uma métrica de atração de talentos, que é avaliação dos funcionários. “Temos uma métrica para avaliar como o funcionário se percebe e percebe a empresa”, disse. Ele explicou que a companhia possui uma ferramenta desde a contratação. “Tenho todo histórico dentro da ferramenta, nos permite identificar pontos a melhorar”.
Outro desafio mencionado pelo executivo da Trul é a formação de lideranças. “Trabalhamos com programa de trainee para formar novas líderes”, afirmou ele. “O número de empreendimentos em desenvolvimento no mercado é enorme, vamos precisar de lideranças”.
Para Zubaran, a dificuldade de atrair e reter talentos na hotelaria tem dois pontos. Um é geracional, por ser uma geração que não quer trabalhar por vários anos na mesma empresa. O segundo é a redução de cursos superiores de Turismo e Hotelaria ou grades curriculares fracas. “Formação inadequada e problema geracional, vamos ter que colocar um esforço enorme no desenvolvimento de talentos”, conclui ele.