HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Executivos falam dos desafios da operação e implantação hoteleira

Luciano Carvalho, Luciana Kuzuhara e Alexandre Zubaran participaram de painel do Imobtur 2023

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Luciano Carvalho, Luciana Kuzuhara e Alexandre Zubaran

Além do investimento, incorporação, vendas e construção, a gestão hoteleira também é fundamental para trazer rentabilidade aos investidores. Para debater esse tema, o Imobtur 2023 trouxe o painel “Desafios da implantação e operação hoteleira”, com participação de Luciana Kuzuhara, Business Development Manager da Wyndham Hotels & Resorts, como moderadora; Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts; e Luciano Carvalho, Diretor de Novos Negócios da Trul Hotéis.

Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o Imobtur é um Seminário sobre Meios de Hospedagem, Aluguel por Temporada e Empreendimentos Imobiliário-Turísticos, e acontece no dia 29/11, na Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), em São Paulo (SP).

Luciana Kuzuhara contou que a Wyndham Hotels & Resorts conta com um departamento de design e construção para auxiliar os incorporadores nos projetso hoteleiros, para perguntar a posição dos dois painelistas sobre a operadora entrar no negócios desde o desenvolvimento do produto. “Os incorporadores não têm know how para uma operação futura. Depois que construiu é muito mais difícil de mudar”, disse ela.

Para Luciano Carvalho, é essencial que já tenha o acompanhamento da operadora desde o início do projeto, antes da implantação. “Para estruturar a entrega de serviço que será oferecida na proposta de valor. Se será entregue conforme prometido, pois é a gestora que que vive o dia a dia na operação“.

De acordo com o executivo da Trul, a operadora deve auxiliar no projeto arquitetônico e construção. “Por exemplo, a multipropriedade tem a necessidade de ter um atendimento específico para o proprietário, e isso passa não apenas pelo serviço, mas pela estrutura. O ideal é que já consiga criar os diferenciais que serão oferecidos, é que já comesse a acompanhar, com interação com a arquitetura, pois no final será entregue pela operadora”.

Alexandre Zubaran ressaltou que é a operadora que irá passar a proposta de valor para os desenvolvedores do empreendimento. “Estamos desenvolvendo empreendimentos de milhões de reais sem a proposta de valor. Isso não parte do arquiteto, isso parte de quem vai operar o empreendimento”.

Implantação

De acordo com Zubaran, não existe uma receita e cronograma para implantação, depende de cada empreendimento. “Estamos falando de uma implantação com mais de 200 itens, são muito detalhes, como colherezinhas, colchões, televisões, é muito complexo. Tudo é baseado em experiência adquirida, não podemos transformar esse projeto tão importante em uma aventura”.

Turnover na hotelaria

Segundo Luciano, o turnover na hotelaria se acentuou muito após a pandemia. Ele contou que a Trul trabalha com uma métrica de atração de talentos, que é avaliação dos funcionários. “Temos uma métrica para avaliar como o funcionário se percebe e percebe a empresa”, disse. Ele explicou que a companhia possui uma ferramenta desde a contratação. “Tenho todo histórico dentro da ferramenta, nos permite identificar pontos a melhorar”.

Outro desafio mencionado pelo executivo da Trul é a formação de lideranças. “Trabalhamos com programa de trainee para formar novas líderes”, afirmou ele. “O número de empreendimentos em desenvolvimento no mercado é enorme, vamos precisar de lideranças”.

Para Zubaran, a dificuldade de atrair e reter talentos na hotelaria tem dois pontos. Um é geracional, por ser uma geração que não quer trabalhar por vários anos na mesma empresa. O segundo é a redução de cursos superiores de Turismo e Hotelaria ou grades curriculares fracas. “Formação inadequada e problema geracional, vamos ter que colocar um esforço enorme no desenvolvimento de talentos”, conclui ele.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000