Iniciando com a programação de conteúdo, o Top Seller 2024 organizou o painel “Liderança inspiradora: o segredo por trás de equipes de sucesso”, com participação de Marcos Motta, diretor de Vendas e Marketing do Le Canton, como moderador; Jean Santos, gerente de Multipropriedade da Gramado Parks; Luiz André Vasconcelos, sócio da MME Empreendimentos; e Raphael Almeida, CRO do Mundo Planalto.
Organizado pela RCI, o Top Seller Event é o principal evento para profissionais do mercado de propriedade compartilhada e esta edição acontece no Le Canton Resort, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, nos dias 06 e 07 de novembro.
Vários temas foram abordados pelo moderador Marcos Motta, como cultivar a liderança dentro de um ambiente de alta pressão, quais os comportamentos que um líder deve ter para manter a equipe engajada, como a liderança deve equilibrar a empatia com a equipe e objetivos da empresa, como estimular a autonomia e responsabilidade do time.
Jean Santos, da Gramado Parks, lembrou que a companhia está em uma recuperação judicial. “Que é uma renegociação de dívidas”, explicou ele. Para o executivo, o time deve estar muito engajado com esse objetivo, ressaltando a importância da liderança nesse processo. “Teve um momento que tivemos que definir quem eram as pessoas que estavam com a empresa dentro do objetivo. A liderança precisa ser exemplar, nas falas, nas atitudes. Hoje temos um time de liderança e gestão mutável, que consegue se adaptar a todas as questões”.
Para Luiz André, da MME Empreendimentos, a base de qualquer time é a confiança. “O colaborador deve confiar na liderança e no resto da equipe. Se não tiver essa confiança, os colaboradores não vão confiar nas palavras do líder”, disse ele. O executivo reforçou que a confiança também é o fator mais importante para que a equipe tenha autonomia e responsabilidade. “Tem um ambiente que as pessoas possam errar, se não deu certo, aprende a fazer, só não podemos errar nas mesmas coisas “.
Raphael Almeida, do Mundo Planalto, explicou que o equilibro entre ser empático com a equipe e os objetivos da empresa deve ser bem alinhado. “O propósito da empresa é inabalável, mas o líder deve conhecer bem sua equipe, sabendo seus sonhos e desejos. Quando consegue ter esse propósito alinhado, as pessoas fazem de tudo pelos objetivos da empresa”.
Acompanhe mais do Top Seller em nosso Instagram @turismo_compartilhado
- O Turismo Compartilhado cobre o Top Seller 2024 a convite da RCI.