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Executivos debatem como colocar o cliente no centro do negócio na multipropriedade

Ricardo Mader, da JLL, César Mor, da Plátano Consultoria, e Juliano Macedo, da JAM L&T participaram do podcast ADIT Talks

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ADIT Talks - Como entender o comportamento do consumidor ajuda na venda de projetos turístico: Juliano Macedo (JAM L&T), César Mor (Plátano Consultoria) e Ricardo Mader Rodrigues (JLL)

O desenvolvimento de produtos de multipropriedade turística e imobiliária envolve uma série de questões, trazendo uma complexidade que outros produtos turísticos e imobiliários não possuem. Visando compreender melhor os perfis dos clientes da multipropriedade, timeshare e hotelaria, a ADIT Brasil realizou o podcast ADIT Talks com o tema “Como entender o comportamento do consumidor ajuda na venda de projetos turísticos”, com participação de Ricardo Mader, diretor de Hotéis & Hospitalidade para a América Latina da JLL, como moderador; César Mor, sócio da  Plátano Consultoria; e Juliano Macedo, sócio da JAM L&T.

“Vamos discutir como as mudanças de comportamento do consumidor, novas tecnologias e aplicativos influenciam o desenvolvimento e operação de produtos turísticos”, iniciou o podcast Ricardo Mader. “Um hotel de multipropriedade leva anos para ser planejado, depois anos para ser construído e tem uma vida inteira de operação. Como se acompanhar essas mudanças e tecnologias e atender as expectativas do consumidor?”.

Cesar Mor explicou que em tese todo produto é desenvolvido para atender as expectativas dos clientes, mas quando se estrutura o negócio de fato muitas vezes se percebe que não é o cliente que está no meio, mas o resultado do negócio “Eu declarar que coloco o cliente no centro é um coisa, outra coisa é viver essa jornada”.

Para o sócio da Plátano, o processo de colocar o cliente no centro significa desenvolver uma série de serviços, ferramentas de comunicação, storytelling, para que o produto seja encantador de verdade. ”A definição de público é necessária, qual o potencial da praça. Um erro cometido por empresários do mercado é superestimar um produto para a demanda de certa praça, isso vai fazer com que a experiência do cliente fique em segundo plano, o foco principal será para vencer os desafios financeiros do negócio”, comentou ele. “Colocar o cliente no centro significa mensurar bem o potencial da praça e tipo de serviço, alinhados ao perfil do cliente da região”.

De acordo com Juliano Macedo, os players já entenderam que o consumidor da multipropriedade é a família de classe média. “Há muitos produtos para a Classe C, alguns para a classe B e pouquíssimos high end. Temos uma base muito consolidada”.

Outra tendência apontada pelo sócio da JAM L&T é o turismo regional.  “Não deveremos ter mais grandes empreendimentos nacionais, o turismo está no regional, que a família vai de carro, o aéreo é um impeditivo para algumas regiões e para algumas famílias. Temos que valorizar muito o regional, tem muitas praças que podem ser desenvolvidas”.

Confira o podcast completo abaixo:

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