Gramado, no Rio Grande do Sul, receberá a terceira edição do SINDEPAT Summit – Industry, Showcase & Networking, no próximo ano, dias 23 e 24 de março. O principal evento da indústria de parques, atrações e entretenimento do Brasil tem o objetivo de proporcionar networking, promover palestras e apresentar cases com os principais desafios e tendências do setor. “Cases nacionais e internacionais e temas como sustentabilidade, gestão, operação e tendências deverão ser abordados no 3º SINDEPAT Summit, assim como a apresentação de novos produtos e serviços para a indústria”, conta o presidente do SINDEPAT, Murilo Pascoal.
Voltado para profissionais do setor, além de potenciais investidores, o 3º SINDEPAT Summit terá novidades em relação às edições anteriores, com destaque para as rodadas de negócios. No próximo ano, além do auditório em que serão realizadas as palestras e painéis e da área de exposição, o SINDEPAT Summit contará também com rodadas de negócios nas quais os parques e atrativos participantes poderão agendar horários previamente com fornecedores ali presentes.
O objetivo é aproximar ainda mais os players, dando a oportunidade de momentos exclusivos entre expositores e buyers. “Essa é uma das novidades do próximo evento, que ocorre depois de tantas reuniões virtuais e apresentações on-line. Queremos proporcionar ainda melhores condições de negociações para nossos associados e fornecedores e sabemos da importância do ‘olho no olho’ para isso”, explica a diretora-executiva do SINDEPAT, Carolina Negri.
“Já começamos a apresentação das oportunidades de participação dentro do evento e ficamos felizes em perceber que o mercado está aquecido, em busca desses momentos presenciais”, destaca a gerente comercial do SINDEPAT, Magaly Vieira.
Gramado (RS)
A escolha de Gramado, na Serra Gaúcha, para a realização do evento ocorre diante do forte desenvolvimento do setor de lazer e entretenimento na região que, junto da vizinha Canela, foram endereços de importantes inaugurações de atrações mesmo durante o período da pandemia de Covid-19. “Apesar do cenário desencadeado pela pandemia, a região da Serra Gaúcha vive um boom no desenvolvimento de parques e atrações, tornando-se um importante cluster nacional de entretenimento”, diz Murilo Pascoal, citando os parques temáticos, aquático, passarela de vidro, bondinhos, museus e restaurantes temáticos, entre algumas das experiências oferecidas na região.
“Tradicional destino de inverno, Gramado e Canela já sofreram muito com a sazonalidade”, lembra Carolina Negri. “Hoje, enfrentam esse desafio com a multiplicação de parques e atrações turísticas, capazes de atraírem visitantes para o destino durante todo o ano.”
Edições anteriores
As duas primeiras edições do SINDEPAT Summit reuniram fornecedores de empresas internacionais e nacionais na área expositiva e nos showcases, momentos em que fornecedores apresentam suas novidades em produtos e serviços ao público presente. Eles são intercalados com palestras com lideranças do setor. Ambos reuniram mais de 320 participantes, em dois dias de evento.
A primeira edição teve papel importante na conquista de um pleito antigo do SINDEPAT, a isenção permanente do imposto de importação para equipamentos, ao mostrar para mercado e poder público a forte dependência do setor do mercado externo. A segunda edição foi marcada pela importante aproximação entre os representantes do Congresso Nacional e as lideranças do Poder Executivo dos profissionais de parques e atrações, ressaltando a relevância do segmento para o turismo nacional.
Sobre o SINDEPAT
Fundado em 2003, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. Representa e defende os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado, buscando estabelecer bases sólidas para um contínuo crescimento dos negócios. O setor é responsável por cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos e recebe mais de 55 milhões de visitantes anuais no país (estimativa de 2019).
Fonte: Assessoria Sindepat