O ano de 2022 foi especial para a TUDO Consultoria. Além de consolidar seus atuais clientes e o formato de vendas digitais, lançou um braço de negócio especializado em mercado de luxo e alto padrão para a multipropriedade, a Chaud Properties. Esses resultados e mais as previsões para o segmento em geral impulsionam o otimismo da consultoria para 2023. A CEO da TUDO, Adriana Chaud, conta como foi 2022 e as expectativas para 2023 para a consultoria.
Qual foi o balanço de 2022 para a TUDO?
Em 2022, a TUDO expandiu em várias áreas e se especializou ainda mais nos setores que já atuava. Foi o ano da nossa “spin off” Chaud Properties sair do planejamento e se lançar como a primeira e única empresa de consultoria, derivada da TUDO, especializada em mercado de luxo e alto padrão no segmento de multipropriedade. Sentimos a necessidade dessa inovação pela demanda de um cliente específico e, ainda, com a Chaud Properties, desenvolvemos um formato de venda de relacionamento que funciona num processo híbrido entre o digital e presencial. Foi um ano decisivo para a recuperação do que todos passaram pela pandemia, em relação a resultados comercias. Desafios digitais também fizeram parte do nosso portfólio e agarramos com toda a força das nossas equipes.
Quais as expectativas de novos negócios para a TUDO para 2023?
Confiamos no crescimento do setor voltado ao compartilhamento e na entrada de mais empresas, que têm visto nosso modelo de gestão, comercialização, pós-vendas, gestão de carteira e vendas digitais, ou seja, o formato desenvolvido pela TUDO, algo que faz sentido e pró resultado. Estamos em um processo de expansão dos nossos serviços, que ainda no primeiro semestre será implantado. Vemos o ano de 2023 com bastante promessa de crescimento com nossos atuais e novos clientes.
Quais as expectativas de crescimento do mercado de Multipropriedade para 2023?
As recentes estatísticas do setor de multipropriedade apontam para um crescimento vertiginoso. Segundo levantamentos, o número de empreendimentos passou de 128 em 2021 para 156 no ano passado, alta de 21,8%. Em termos de receita, isso representou um Valor Geral de Vendas (VGV) 45% maior, de R$ 28,3 bilhões para R$ 41,1 bilhões, com 767,4 mil frações vendidas. Para 2023, a projeção é repetir o crescimento de 28% sobre 2022. Grandes grupos hoteleiros e imobiliários foram sustentados durante a pandemia pela venda da multipropriedade e esse filão só tende a crescer.
Em 2022, vimos empresas do mercado passarem por dificuldades por várias razões. Como o mercado pode aprender para não repetir esses erros?
Temos visto que dois fatores têm levado empresas do nosso segmento a sérias dificuldades financeiras: o tipo de vendas impulsionado no comercial e o mau planejamento de investimentos necessários para a operação de vendas, construção e incorporação do empreendimento – seu fluxo negativo, ponto de equilíbrio, saber que existe uma margem de cancelamento, etc.
Acreditamos que as vendas por relacionamento, vendas digitais e vendas na sala de vendas precisam, constantemente, de revisão e checagem do curso que estão trilhando, pois não há empreendimento que se sustente com vendas malfeitas ou indevidas. Além disso, o pós-vendas e gestão de carteiras altamente profissionalizado e pró resultado fazem a grande diferença em garantir o recebimento esperado.
Porém, empresas que ainda insistem em vender especulando e apresentando altos índices de ganho financeiro/rendimento ao cliente final, com compra múltipla de frações está fadada a vender cinco vezes o mesmo empreendimento e não há fluxo financeiro que suporte tal ação. Ao entregar o empreendimento, o descontentamento e frustração serão do tamanho do volume de distratos, e esse baque financeiro não passa ileso.