HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Especialistas detalham a importância da gestão contábil e carteira de recebíveis na multipropriedade

Empresa Paulo Lima Consultoria celebra 30 anos de atuação no mercado imobiliário

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Equipe da Paulo Lima Consultoria

A demanda contábil para um empreendimento de multipropriedade extrapola em vários níveis a simples contabilização de débito e crédito”, diz a Sandra Lima, sócia da Paulo Lima Assessoria e Consultoria, explicando as particularidades e importância de ter empresas especializadas no mercado de multipropriedade.

A Paulo Lima, com sede em Goiânia (GO), atua há 30 anos no mercado imobiliário, na gestão financeira,
contábil e jurídica de projetos de incorporação horizontal, vertical, loteamentos, condomínios e, mais recentemente, também na multipropriedade.

Confira a entrevista com a sócia da Paulo Lima, Sandra Lima, sobre a celebração de 30 anos da empresa e também como foi a entrada no mundo da multipropriedade:

No Brasil, principalmente no segmento que a Paulo Lima atua, não é comum empresas com 30
anos de atuação, primeiramente gostaríamos de parabenizar vocês por essa marca, e entender um pouco como chegaram até aqui. Quais os desafios de atuar no mercado imobiliário no Brasil ao longo desses anos?

Agradeço pelos cumprimentos e os recebo com alegria e humildade, pois, no Brasil somente 5% das empresas, em qualquer segmento, conseguem chegar aos 30 anos. Essa é uma conquista que muito nos orgulha, pois, é fruto de muito trabalho, dedicação e capacidade de se reinventar.

Os desafios até aqui foram muitos e com certeza, a superação de todos eles se deu, principalmente, devido a um time qualificado e dedicado de colaboradores que fazem da Paulo Lima Consultoria uma referência no segmento de gestão de recebíveis de empreendimentos imobiliários, com excelentes resultados que nos deram confiança, eficiência e credibilidade consolidadas ao longo desse tempo.

Passamos por muitos momentos desafiadores, com significativa desaceleração da economia nacional, impactando fortemente o mercado imobiliário e da engenharia civil. Nesses períodos especialmente desafiantes, tivemos a expertise de reinventar os serviços e buscar novos produtos que atenderiam às necessidades daquele momento, e isso continua até hoje. Exemplo disso é que temos em nossa carteira empreendimentos com vários modelos, como condomínios de acesso controlado, loteamentos, incorporações, sítios de lazer, e multipropriedades, atendendo aos mais diversificados públicos.

Qual foi o contexto de direcionamento estratégico do crescimento da Paulo Lima no mercado de
multipropriedade?

Nosso crescimento na multipropriedade acontece em 2017 na junção da nossa expertise em gestão de recebíveis e a profunda experiência e conhecimento da TUDO Consultoria na gestão de pós-vendas. Um casamento perfeito! Hoje somos um mesmo time que visa a segurança e saúde dos recebíveis do empreendedor, que decorrerá intimamente da satisfação e encantamento do cliente comprador.

Com 30 anos de história atuando no mercado imobiliário, como enxerga o modelo de multipropriedade e o crescimento deste setor?

A multipropriedade é um negócio de oportunidade ímpar, tanto para quem empreende como para quem adquire. Compartilhar é oportunidade de realizar sonhos! Não por acaso, vivenciamos uma explosão de negócios compartilhados no Brasil, que passam por carros de luxo, aeronaves, barcos, dentre outros itens almejados, até a multipropriedade para lazer e turismo.  É justamente nessa última que atuamos desde 2014 e pudemos acompanhar a evolução desse grande negócio, com projetos de sucesso implantados e consolidados em vários estados brasileiros.

Quais as particularidades na gestão da carteira, aspectos fiscais e contábeis da multipropriedade, que são diferentes de um projeto imobiliário convencional?

A multipropriedade tem muitas particularidades, como por exemplo, o volume muito maior de clientes
adquirentes do que em um empreendimento convencional, os aspectos jurídicos, os custos de comercialização,
o contato diário com o cliente, os cuidados para manutenção do contrato ativo, etc.. Por não ser imóvel de primeira moradia, esse tipo de negócio requer do pós-venda e gestão de carteira atenção e acompanhamento
redobrado. São dispensados cuidados diários e especiais ao cliente adquirente, para mantê-lo participativo no negócio. Geralmente, o adquirente faz sua compra de forma emocional, sem perceber que fez um grande investimento econômico e na sua qualidade de vida – visto que imóveis compartilhados são patrimônios impares, nas melhores localizações, e com valorização sem retrocessos, e cabe ao pós-venda mostrar ao comprador que boa aquisição ele fez!

O avanço dos empreendimentos em multipropriedade exigiu legislação específica, quer seja para os contratos e suas particularidades, quanto ao contábil, que também deve ser adequado com muito critério, por tratar-se de uma incorporação com regras além das convenções. A demanda contábil para um empreendimento de multripropriedade extrapola em vários níveis a simples contabilização de débito e crédito. O contador de um negócio que terá, ou tem, milhares de donos, é antes de qualquer coisa um doutor em “costuras” e antecipador de futuro – em razão da legislação complexa e igualmente múltipla.

Quais as expectativas e planos da Paulo Lima para os próximos anos?

A expectativa é por novas parcerias de sucesso, ampliando nossa carteira de clientes para os estados brasileiros que ainda não atuamos. Já em 2024, ingressaremos em mais dois estados, totalizando assim 14 estados atendidos.

Estamos sempre buscando as mais atualizadas ferramentas tecnológicas e aprimoramento dos nossos
colaboradores, para oferecer o melhor e mais seguro serviço de gestão de recebíveis e pós-vendas. Nosso compromisso é colocar em caixa da empresa os 100% (quiçá mais…) do previsto para a carteira mensal,
garantindo ao empreendedor tranquilidade com compromissos firmados ao longo do negócio. E manter esse cliente encantado e bem atendido.

Assim, a Paulo Lima Consultoria e TUDO Consultoria e Gestão de Multipropriedade, parceiras de longa
data, estaremos focados para que venham os próximos 30 anos!

 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000