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Entrevista – Diretores da TimeShare Soluções

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TimeShare Soluções em TI: passado, presente e futuro

As operações de timeshare e multipropriedade trabalham com uma quantidade enorme de números e informações, ter um software para gerenciar e tornar mais rápido o processamento desses dados é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Mas nem sempre foi assim. A empresa TimeShare Soluções é a pioneira em TI para tempo compartilhado. Quando os seus sócios, Gabriel Barcelos e Rafael Rezende, começaram a desenvolver o pioneiro software TS Explorer, o mercado ainda era pequeno, a maioria das operações utilizavam planilhas e os contratos demoravam a serem gerados.
 
Investir em um mercado tão pequeno era loucura. Mas os dois acreditaram e hoje colhem o que plantaram: líder e referência em tecnologia para tempo compartilhado, atuando atualmente em 60 salas de vendas no Brasil. Nessa entrevista, Gabriel Barcelos e Rafael Rezende, contam um pouco da história da empresa e dos planos de inovação para o futuro.


Como foi o começo da empresa? Quais as dificuldades de entrada no mercado de soluções?
Rafael – Sou analista de sistemas, durante anos trabalhei com turismo em hotéis e clubes. Hoje TimeShare é genuinamente a marca da minha empresa, a qual se tornou referência em tecnologia e inovação para Tempo Compartilhado no Brasil. No começo fomos tachados como loucos por termos escolhido nos especializar em um mercado de nicho, cujas oportunidades de negócio no país eram pouquíssimas.
Gabriel – Também sou analista de sistemas e empreendedor. Trabalho como programador desde meus 14 anos e fui me aperfeiçoando ao longo do tempo, tendo oportunidade de atuar em grandes redes hoteleiras da cidade de Caldas Novas, cercado de ótimos profissionais. Conheci meu sócio na faculdade de Sistemas de Informação. Ele já trabalhava em uma operação de tempo compartilhado, e enxergava algo que eu ainda não tinha me dado conta, a necessidade dessa indústria por soluções de gestão integrada.
Rafael – Comecei a trabalhar com timeshare em Caldas Novas em 2008. Naquela época havia poucos projetos no Brasil, o mercado não era conhecido, mas já era muito cobiçado, pelos números expressivos e dinâmica de trabalho. Os comercializadores estabeleciam metas altas de faturamento. Isso aumentava o desafio de controlar as informações, pois não existiam softwares adequados, toda a gestão era feita em papéis e planilhas. “Queria fazer o mesmo, mas de uma forma diferente”, automatizando tarefas, interligando processos, para ganhar velocidade em trabalhos de rotina e maior segurança nas informações. Após dois anos o propósito fortaleceu, mas para executar precisaria de apoio, foi quando convidei o Gabriel para participar comigo desse sonho. Em meados de 2010 fizemos o escopo inicial de um sistema e apresentamos nosso projeto a um hoteleiro que havia ingressado no mercado de timeshare e foi nosso primeiro caso de sucesso!
Gabriel – Aceitei o desafio de desenvolver um sistema para esse setor já com a preocupação de ter um produto flexível, altamente integrável, e que fosse compatível com as nuances de cada empreendimento.
Rafael – Alguns meses depois tivemos nosso primeiro protótipo em funcionamento. O resultado foi incrível! A satisfação das pessoas em verem tarefas que antes eram maçantes convertidas em poucos ‘cliques’, os tornaram cada dia mais usuários de nosso sistema.
Gabriel – Quando lançamos nosso produto, seguimos o caminho “front-to-back”, ou seja, automatizamos primeiro o setor de vendas dos nossos clientes, auxiliando no processo rápido de vendas. A geração de um contrato demorava 40 minutos, e reduzimos esse tempo para 5 a 10 minutos, com nossa tecnologia e atenção aos detalhes.
Rafael – Construir software demanda muita técnica, conhecimento de causa, alto investimento e tempo para o aperfeiçoamento.
Gabriel – Após automatizar o setor de vendas, partimos para automação dos departamentos de pós-vendas, financeiro e assim por diante. Hoje temos um ERP de médio porte, e a solução mais completa para esse mercado. A exigência para entrada no mercado de soluções em TI hoje são altas, pois um software nesse segmento precisa ser um ERP, e atender várias exigências de mercado e legislação para se manter competitivo.
Rafael – Vencendo essas barreiras dia após dia, em 2013 enxergamos que o mercado estava se expandindo e decidimos investir tempo integral no TS Explorer e buscar novos negócios.
 
O que o cliente espera de uma empresa de soluções de tempo compartilhado?
O suporte é importante? Quais recursos são mais relevantes?
Gabriel – As exigências para uma empresa de software são enormes e fazem parte de um ciclo: consumidor final –> operação de tempo compartilhado –> fornecedor da solução de gestão. O consumidor final, que acaba de adquirir uma multipropriedade, quer ser bem atendido, ter informações de fácil acesso, se sentir especial e único. As operações de tempo compartilhado, como vários outros segmentos do país, demandam mão de obra capacitada, e não encontram oferta suficiente, mesmo com o apoio de consultorias, enfrentam dificuldades para se organizar e operar a estrutura. Assim, nosso produto chega como um importante ponto de apoio, trazendo tranquilidade ao empreendedor. O sistema não é um salvador por si só, mas se bem utilizado, traz um enorme diferencial para o empreendimento, absorvendo exigências do consumidor por facilidade e mobilidade.
Rafael – Atualmente contamos com uma equipe altamente capacitada para análise, desenvolvimento de softwares, treinamento e suporte técnico, trabalhando com as melhores tecnologias, produzindo e equipando nossos clientes com ferramentas que os tornam mais competitivos, aumentando a segurança das informações e a velocidade dos processos, minimizando os custos das operações, o que permite maiores lucros, e muito menos estresse.

Equipe TimeShare Soluções, da esquerda para a direita, em pé: Marcelo Santos, Rodrigo Damascena, Gabriel Barcelos, Rafael Rezende, Marcos Eduardo Correia e Rafael Taveira; sentadas: Anna Karla Azevedo, Stefany Carvalho, Rayane Soares e Amanda Costa

Como é o produto TS Explorer? Quais tecnologias utilizam?
Rafael – Nosso atual produto se chama TS Explorer, e possibilita ao nosso cliente explorar todos os benefícios tecnológicos para uma operação de tempo compartilhado. No início atendia apenas o setor de vendas, e para sustentar o crescimento do produto, idealizamos o sistema, desde sua fundação para que ele fosse “altamente integrável”, ao contrário de outras soluções do mercado, que têm portas fechadas para integração com outros sistemas. Foi uma decisão estratégica importante, e que hoje torna nosso software único!
Gabriel – Nossa plataforma tecnológica é formada por tecnologias Microsoft. Quando iniciamos a TSS, o CEO ainda era o Steve Ballmer. Acompanhamos a trajetória da MS, e com a entrada do atual CEO, Satya Nadella, a visão da empresa se tornou “cloud-first” e “mobile-first”. Uma empresa que tinha perdido o posto de inovadora para Apple, hoje faz frente com suas tecnologias de holograma (HoloLens), dispositivos móveis (Surface Pro, e Surface Studio), tendo a maior cloud pública do mundo, com seu produto Azure, a frente de Amazon, Google e IBM, e nos dá todo amparo tecnológico que precisamos, para estarmos preparados aos desafios de nossos clientes.
 
Como está o seu quadro de clientes atualmente?
Rafael – A TimeShare Soluções possui 28 clientes, o TS Explorer opera em 60 salas de vendas em todo o Brasil, com mais de 800 usuários acessando o sistema em território nacional e também em outros países.
Gabriel – O TSE surgiu com foco em timeshare. Acompanhamos de perto o nascimento e ascensão do mercado de multipropriedade no Brasil, e adaptamos nossa solução para esse segmento, que se consolidou como o maior segmento dessa indústria, e já compõe 60% do nosso mix de clientes.
 
Qual o futuro da empresa? Para onde estão caminhando? Quais investimentos estão fazendo?
Gabriel – Acreditamos muito nessa indústria, e nesse ano de 2017, revisitamos nossa visão, missão e valores, de forma a refletir nossa dedicação e investimentos. Temos como visão: “Ser a força motriz de inovação, para o mercado de tempo compartilhado no Brasil e no Mundo.”. É uma visão arrojada e desafiadora não é verdade? Mas nossos clientes, empreendedores ao longo do Brasil, vivem, respiram desafios todos os dias, batendo suas metas com garra, coragem e perseverança. Não é por ser do setor de TI que ficaríamos para trás.
Rafael – Para eliminar essas barreiras, e atingir nossos objetivos, trouxemos em março desse ano um consultor de tecnologia/gestão de nível internacional, Elemar Júnior, um dos mais renomados profissionais de tecnologia do mundo. Ele passou três dias conosco em Caldas Novas, ministrando um intensivo de atualização tecnológica, sendo que uma semana antes ele estava em um de seus clientes na Califórnia, no Vale do Silício.
 
Qual a estratégia de expansão da empresa? Estão aumentando os canais de venda/atendimento?
Gabriel – Nesses sete anos de empresa muito mudou no mercado, acompanhamos essa mudança, e renovamos nossos pilares. Queremos nos antecipar aos próximos 70 anos. Para comportar as novas exigências que vão surgindo, iniciamos o desenvolvimento de um novo produto, que terá em seu coração tecnologias de 2018, toda nossa expertise, e práticas de nível internacional, proporcionadas por nosso consultor Elemar Júnior.
Rafael – Nossa gerente de novos negócios Anna Karla está totalmente alinhada com esse propósito e coletamos constantemente novos mindsets da indústria de tempo compartilhado e adjacências. Visando atender ainda melhor a demanda, no segundo semestre de 2017 abriremos nosso segundo escritório em Goiânia, com suporte comercial em Brasília.
Gabriel – Nossos clientes estão por todo o país e precisamos de acesso mais facilitado a aéreo e mão de obra. Esse novo escritório e nossa gerente de novos negócios em BSB vão aumentar nossa mobilidade, e escalabilidade para comportar novos negócios e oportunidades.
 

Consultor da TSS é um dos principais profissionais de tecnologia no mundo


Elemar Júnior é consultor de tecnologias e negócios, especializado em Arquitetura de Software, possuindo expertise no desenvolvimento de soluções com alta complexidade ou que possuam alto custo computacional e em Estratégia para a Inovação.
 
Possui clientes em Israel, Estados Unidos e Brasil, atuando em empresas de diversos portes, que desenvolvem soluções em TI para diversos mercados, como: indústria moveleira, mercado financeiro, recursos humanos, hotelaria, clubes, seguros, reconhecimento facial, ferramentas para desenvolvedores, entre outros.
Elemar é Microsoft MVP, atuou durante quase 20 anos na Promob Software Solutions, é membro do time de desenvolvimento do RavenDB (banco de dados NoSQL usado globalmente). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Dom Cabral e cursando MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas.
 

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