HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Empresário apresenta funding para multipropriedade através de tokenização e permuta

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Webinar da ADIT Brasil em que Rafael Felcar apresentou o modelo de permuta e tokenização para funding para multipropriedade

CEO da Toke Invest falou sobre esse novo modelo de fundo de investimento para multipropriedade, incorporação tradicional e loteamento em webinar da ADIT Brasil

  • Fábio Mendonça

Fundos de investimentos são muito importantes para o mercado imobiliário, pois facilitam para que incorporadores e loteadores entreguem seus projetos na data prevista em contrato. Funding para multipropriedade imobiliária era uma barreira até pouco tempo atrás para as empresas do mercado financeiro, pelos riscos e falta de legislação, e atualmente, cada vez mais novas gestoras de recursos financeiros estudam este modelo de negócio.

O CEO da Toke Invest, Rafael Felcar, apresentou uma nova modalidade de fundo de investimento imobiliário que a empresa trabalha, tanto para a incorporação imobiliário tradicional, loteamento e também multipropriedade, a tokenização e permuta. Ele falou sobre esse novo formato de funding no webinar da ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Turístico do Brasil), “Novas alternativas de funding para projetos imobiliários”, na manhã de hoje, 18/05. Além de Rafael Felcar, o webinar contou com a participação da sócia da Habita Capital Partners, Camila Almeida; o sócio da Hectare Capital, Tales Silva; e o CEO da Urbanizamos, Ricardo Coimbra, como moderador.

Rafael Felcar explicou que a tokenização é uma ferramenta digital para capitalizar um projeto imobiliário. “Tokenização é uma ferramenta de tecnologia que possibilita dividir um bem, um direito, qualquer ativo em diversos pedaços. É a mesma tecnologia usado nos criptoativos, então consegue-se realizar tanto a divisão quanto o controle de quem compra e como essas pequenas partes circulam no mercado’’.

De acordo com ele, todos os serviços prestados por instituições financeiras para um título ou cota de um fundo de investimento pode ser realizado automaticamente por essa tecnologia. “Isso possibilita formatar produtos financeiros, de forma desburocratizada e com custo menor. Permite dividir as oportunidades e controlar esses ativos, de maneira bastante simples”.

Permuta e tokenização para funding para multipropriedade

Rafael Felcar revelou que a Toke Invest já possui projetos neste formato em incorporação, loteamento e multipropriedade. O funding para multipropriedade através da tokenização seria através da permuta do terreno. ‘’Dentro de nossa estrutura podemos ser uma fonte de financiamento para os investidores, diminuindo os riscos’’.

Com esse modelo de permuta, segundo o CEO da Toke Invest, através da aquisição do terreno, soluciona-se um problema de exposição inicial de caixa do projeto, além de que o empreendedor não precisa comprometer a carteira de recebíveis para pagar pelo funding.

A estrutura desse modelo é muito semelhante aos contratos realizados pelo mercado financeiro, com uma diligência jurídica, uma modelagem, vinculação dos contratos aos contratos digitais, além de que, como salientou Rafael Felcar, permite a coexistência com outras formas de financiamentos, caso seja necessário, como CRI’s. “Devemos entender bem a necessidade para modelar uma estrutura que atinja os objetivos”.

Vantagens da tokenização e permuta para investidores

Segundo o CEO da Toke Invest, o modelo de permuta de terrenos para financiar projetos imobiliários apresenta uma série de vantagens. “A rentabilidade do investidor, os produtos que temos na nossa plataforma tem retorno de 17% ao ano, pois estamos lastreados em um ativo real, pois é proprietário do terreno, depois proprietários das frações, lotes ou apartamentos. Mas o imóvel é sempre um bom negócio e sempre escolhemos bem os projetos, o que garante a segurança do investidor. Também tem a possibilidade de vender sua cota a qualquer momento. E a facilidade de acessar, com a mesma segurança e garantias em uma operação tradicional’’, concluiu.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000