HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Empresa planeja lançar fundo de investimento para multipropriedade

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
João Peixoto, sócio da Ouro Preto Investimentos. Gestora deverá lançar fundo de investimento para mutipropriedade esse ano

A Ouro Preto Investimentos estuda desenvolver o primeiro produto do mercado para financiar empreendimentos de multipropriedade

Com um crescimento constante nos últimos anos, em média 26% nos últimos três anos, perfomando bem mesmo no período de pandemia, e com uma lei que regulamenta e dá segurança jurídica para o segmento, a Lei 13.777/18, a multipropriedade é vista com menos desconfiança pelo mercado financeiro e projetos de fundos de investimentos para o segmento começam a ser planejados pelas empresas gestoras desses recursos financeiros.

Como é o caso da Ouro Preto Investimentos, gestora especializada em fundos de investimentos, que pretende atender a essa demanda e está planejando um novo produto para o seu portfólio, com o objetivo de levar mais uma opção de ativo para investidores qualificados e profissionais.  Ainda em 2021, a empresa planeja lançar um fundo de investimento focado em multipropriedade.

O sócio-diretor da Ouro Preto Investimentos, João Peixoto, frisa que a Lei 13.777/18 foi fundamental para tornar viável o lançamento de fundos de investimentos para multipropriedade no Brasil, apesar de que já havia empreendimentos em comercialização e operação antes da lei. “Havia muitas lacunas na legislação, o que tornavam este modelo quase inviável’’, comenta.

De acordo com João Peixoto, ainda não há no mercado nenhum fundo imobiliário voltado diretamente à multipropriedade “O que temos no mercado são fundos que compram Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI’s), cujos recebíveis têm origem em vendas no modelo de multipropriedade, ou seja, uma unidade vendida ao mesmo tempo a várias pessoas, em que as prestações foram securitizadas por intermédio da emissão de um CRI”, explica o sócio da Ouro Preto. “É o que chamamos de FII de papel, ou seja, um fundo que compra títulos mobiliários, especialmente CRI”.

Fundo de Investimento em Multipropriedade da Ouro Preto

Diferentemente do tipo de transações de securitização que incorporadoras de multipropriedade vêm realizando, o produto que a Ouro Preto Investimentos pretende lançar irá financiar empreendimentos e a rentabilidade dos cotistas do fundo virá por meio da venda com a valorização das frações das multipropriedades. “A política de investimento do fundo seria a aquisição de grandes empreendimentos já construídos, a sua regularização fiscal e documental, o saneamento financeiro e a reforma do empreendimento (retrofit) para posterior venda das unidades no modelo de multipropriedade”, diz João Peixoto.

Segundo Giuseppe Galante, especialista em real state da Ouro Preto Investimentos, a princípio estão em análise projetos de multipropriedade nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas não estão descartados outros locais do Brasil, como o Nordeste e outras regiões que oferecem muito potencial turístico.

“Acreditamos que há uma grande oportunidade de negócio para nossos clientes nessa modalidade. Estamos com o projeto em mãos, trabalhando passo a passo para estruturar e de olho em projetos de grande visibilidade turística”, conclui o especialista.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000