Documentário apresenta dois jovens que descobriram um novo caminho por meio do tênis

Com apoio da Aviva, projeto vem honrar novo momento da Costa do Sauípe, que voltou ao circuito de tênis de nível mundial com o ATP Challenger 125

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Equipe da Aviva com crianças do projeto Borges Tennis

A volta do tênis de nível mundial à Costa do Sauípe aconteceu entre 19 e 26 de outubro de 2025 com a categoria ATP Challenger 125, trazendo não só grandes nomes do esporte profissional masculino para o cenário paradisíaco do complexo de resorts na Bahia, mas também uma sensação de nostalgia, já que por muitos anos Sauípe foi palco de importantes histórias e recebeu grandes atletas, como Guga e Rafael Nadal.

Para honrar essa história e construir um novo legado, o novo minidoc “O Saque do Futuro”, com direção de Renata Sauda, conta a história de dois adolescentes, Deivid Levi de Jesus, de 14 anos, e Jaziel Santos, 15 anos, que encontraram seus propósitos no esporte por meio do projeto social Borges Tennis, apoiado pela Aviva, empresa detentora da Costa do Sauípe.

A partir de agora, os jovens receberão patrocínio da Aviva, com todo o suporte necessário para se tornarem atletas profissionais. Além da cobertura das despesas e auxílio financeiro, a empresa também concederá o acesso às quadras da Costa do Sauípe para treinarem junto com seu instrutor, Leandro Borges, idealizador e responsável pelo projeto social no qual fazem parte.

O documentário pode ser assistido no link.

Passado e futuro

Criado em 2024 por Leandro Borges, que atua como coordenador Operacional Noturno na Costa do Sauípe, atualmente o projeto Borges Tennis conta com a participação de mais de 40 adolescentes de Mata de São João. Duas vezes por semana, Leandro se dispõe voluntariamente a ensinar tênis em uma quadra pública próxima à escola da comunidade local, na Vila Sauípe.

Mas a história de Leandro com o esporte é antiga. No período em que grandes torneios atraíram alguns dos maiores nomes do circuito profissional para a Costa do Sauípe, por 10 anos ele foi boleiro-líder em quadra, na época selecionado por meio de um projeto social que tinha o objetivo de formar professores de tênis. Dos quatro selecionados, ele foi o único que concluiu a formação.

Agora, à frente de seu próprio projeto social, Leandro foi o responsável por coordenar a atuação de 33 de seus alunos como boleiros no segundo maior torneio de tênis masculino do país, o Costa do Sauípe Open.

O esporte como oportunidade

Esta ação socioeducativa, que teve como objetivo aproximar os jovens moradores de Mata de São João do esporte e contribuir para suas formações cidadãs, está alinhada com o compromisso social da Aviva, responsável pela realização do evento em parceria com a Try Sports.

Com essa experiência, eles puderam ver em prática tudo o que aprendem durante as aulas teóricas e treinos. Assim como ele viu em quadra Gustavo Kuerten, Rafael Nadal e Juan Carlos Ferrero, entre outros grandes nomes do tênis, esse foi o primeiro contato dos alunos de Leandro com jogadores da elite na modalidade. “A participação no projeto é uma inspiração para meus alunos, que têm a mesma faixa etária de atletas como Guto Miguel. Hoje, eles são boleiros, mas um dia também podem ser tenistas profissionais. Quando o esporte vira ferramenta de transformação, o sucesso não fica restrito às quadras, pois estamos construindo um futuro para muita gente”, comenta Leandro Borges.

A atividade foi autorizada pelo Juizado da Infância e Juventude, realizada de forma regular e seguindo todas as exigências acordadas, com consentimento dos responsáveis legais e supervisão constante de adultos.

Engajamento com ações sustentáveis

O Costa do Sauípe Open também já estreou com um compromisso sólido com Sustentabilidade, alinhado à Agenda ESG da Aviva. Nesse contexto, algumas ações de longo prazo foram iniciadas na Costa do Sauípe, como a doação de quinhentas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, suprindo o plano de descarbonização da prefeitura de Mata de São João.

Foram realizadas ações como o projeto Long Live The Passion, que reutilizou tampinhas de garrafas de água e cordas das raquetes para a criação de pulseiras e brindes, gerando receita para apoiar instituições da região. Houve também a destinação de resíduos orgânicos e materiais recicláveis para cooperativas locais, fortalecendo a comunidade do entorno.

Além disso, uma parceria com a INNI, marca esportiva oficial do evento, trouxe o projeto Tenista Consciente, com um ponto de coleta para descarte inteligente de bolas, lacres e tubos utilizados nos jogos. Todas as bolas que ainda estavam em boas condições de uso foram doadas para o projeto Borges Tennis.

E, além das iniciativas promovidas durante o torneio, a Costa do Sauípe mantém ações com foco em sustentabilidade e impacto social positivo durante o ano todo, que podem ser encontradas no Relatório de Sustentabilidade da Aviva:

www.avivavacationclub.com.br/sustentabilidade.

O Saque do Futuro

Direção: Renata Sauda
Direção de fotografia: Paulo Matheus
Imagens: Deivisson Carvalho e Icaro Luan William Soares
Operador de drone: Junior Gois
Montagem: Renata Sauda
Edição / Finalização: Paulo Matheus

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!