O mercado de multipropriedade foi o tema central do Summit realizado pela Revista Turismo Compartilhado em Fortaleza na última semana (11/08). Com nomes de peso da indústria, entre eles Rodrigo Martins, Diretor de Marketing, Vendas e Pós-Venda do GR Group, o evento promoveu o debate sobre tendências, desafios e o futuro do setor durante todo o dia.
Martins, que completou 20 anos de mercado em julho de 2022, participou do painel sobre o cenário da multipropriedade, compartilhando conhecimentos e vivências profissionais. “Vejo que tudo começou no timeshare há 25 anos e, naquela época, não tínhamos sistemas, as pessoas entendiam muito pouco do nicho, mas logo veio o desenvolvimento de multipropriedade que saiu de Caldas Novas, consolidando-se em todo Brasil”.
“A indústria de multipropriedade e timeshare é fruto do empreendedorismo que não esperou leis, alinhada a uma necessidade de mercado e uma ascensão social que permitiu que todas as classes tivessem acesso ao produto. Costumo dizer que não vendemos só paredes e tijolos, vendemos experiências de férias”, ressaltou.
O nicho de multipropriedade, mesmo com a regulamentação recente no Brasil, de 2018 (lei n° 13.777), tem sentido os reflexos positivos, já que o consumo colaborativo permite o acesso otimizado do bem e a sua utilização. “Temos observado muitas pessoas e parceiros que estão numa ponte no meio do caminho, por causa da lei, e o momento agora é: se eu atravesso ou não a ponte. Isso é positivo, mas temos que ter cuidado, com bom planejamento financeiro e com a sustentabilidade no negócio, trabalhando com cenários otimistas e realistas. Não basta ter só VGV, é olhar para outras áreas do negócio com a mesma atenção, principalmente com um pós-venda estruturado” defende Rodrigo.
Além dele, Felipe Cavalcante, Fundados da MATX Academy, e Fernando Fonseca, Diretor Executivo da ABL Prime, também participaram do painel.