HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Dicas para reinvenção profissional durante pandemia

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Diogo Ferreira, da UniWAM

Sempre muito aconselhada por especialistas, com a crise da Covid-19, a mudança profissional se tornou praticamente obrigatória. Léo Mizoe, do GR Group, e Diogo Ferreira da UniWAM, explicam os caminhos para essa renovação

  • Maria Laura Saraiva

De uma semana para a outra as lojas fecharam, os escritórios foram parar dentro de casa e a dinâmica do trabalho teve que mudar. No meio de tantas incertezas, muitas empresas e profissionais refletem sobre os seus papéis e concluem que precisam passar por uma reinvenção. A palavra pode parecer desafiadora, mas é “necessária e inevitável”, segundo os especialistas, principalmente quando consideramos o avanço da tecnologia e nossa realidade nos dias de hoje.

A reinvenção é uma competência básica para o diretor de planejamento estratégico & RH do GR Group, Léo Mizoe. “O mundo já é o que chamamos de VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo, desde 1998. Todos os profissionais já deveriam ter competências para lidar com esse mundo”. Segundo o executivo, os trabalhos operacionais e rotineiros tendem a serem substituídos por tecnologias mais avançadas e cada vez mais surgirão funções que exijam criatividade e inovação.

Já na visão de Diogo Ferreira, diretor executivo da UniWAM, a reinvenção profissional pode parecer um clichê, mas é praticamente indispensável para a maioria das áreas e profissões, principalmente com as mudanças decorrentes da pandemia. “Não se trata apenas se adaptar às novidades, mas, também, de buscar um aperfeiçoamento constante na carreira. Se renovar é uma experiência que engrandece o nosso espírito profissional. Saber que existem milhares de profissionais dentro de um mesmo é extremamente gratificante”, ressalta.

O diretor da UniWAM chama a atenção para a importância de buscar mais conhecimento, seja com uma nova graduação ou com pequenos cursos que sirvam de estímulo para a curiosidade. “Não tem como falar de evolução e não pensar em estudos. Seu desafio profissional certamente passará por uma reciclagem de conhecimentos”.

Renovação do comportamento

Léo Mizoe

Para quem busca se iniciar nessa jornada de renovação, a dica de Léo Mizoe é se autoconhecer e se especializar. Isto é, identificar os pontos fortes e os pontos que ainda podem ser melhorados. “Não foque muito nas suas fraquezas, é muito mais fácil você desenvolver e aprimorar suas qualidades”, alerta Mizoe.

Em seguida, é aconselhado que se busque conhecer mais sobre as tendências de comportamento profissional, como a adaptabilidade e a visão. “Se você seguir os passos anteriores, automaticamente estará se reinventando profissionalmente, tanto na área comportamental, como nas competências e técnicas. Mas claro que não pode abrir mão do seu propósito de vida na hora de se reinventar”, afirma o diretor do GR Group.

A empatia com as necessidades e os sentimentos dos clientes é uma das ações que Léo Mizoe julga de maior importância no cenário atual, com a pandemia forçando a reinvenção de muitos profissionais. “Com todos esses entendimentos dos clientes e do novo cenário macroeconômico, os colaboradores podem e devem participar do planejamento estratégico da empresa”, diz ele.

Deixe o passado para trás e foque no futuro

Diogo Ferreira aconselha se desapegar do passado – este, que funcionava maravilhosamente bem até anteontem, mas não resolve mais. Embora para ele o tempo para a mudança seja algo individual, a possibilidade deve ser sempre questionada. “Claro que é difícil lidar com mudanças, que leva tempo — e o timing para se adaptar às mudanças depende de muitos fatores. Mas será que já não é hora de começar a encarar a possibilidade de mudança?”, analisa.

O turismo é um dos segmentos que a pandemia do coronavírus convida a todos a se questionarem sobre a dinâmica de trabalho e, claro, a reinvenção. Entender como será o cenário e as demandas que surgirão no futuro são consideradas habilidades importantes para o especialista, além do espírito de coletividade: “faça parceria com outras agências menores ou maiores e tente ao máximo reinventar destinos, localidades e o formato de vendas. A parceria e a junção com outros ramos de atividade farão que todos tenham fôlego para passar este momento”, aconselha. “É hora de ouvir. Desapegue do “antes” e se teste no novo. Pode parecer óbvio, mas esse primeiro passo é o que faz a gente sair da zona de (des)conforto”, finaliza Diogo Ferreira.

Palavras-chaves para a reinvenção profissional

– Adaptação

– Aperfeiçoamento

– Criatividade

– Busca por conhecimento

– Autoconhecimento

– Propósito

– Entender o cliente

– Desapegue do passado

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000