A propriedade compartilhada ajuda a desenvolver economicamente destinos turísticos, gerando empregos diretos e indiretos, e a RCI desempenha um papel importante na valorização e para levar mais visitantes para os hotéis/resorts, principalmente em destinos que, muitas vezes, ficam às margens dos holofotes.
A empresa, líder mundial em serviços de viagens no setor da Propriedade Compartilhada, por meio de sua rede global de hotéis e resorts, atua como uma ponte estratégica para empreendimentos em destinos menos conhecidos, conectando-os a novos públicos e impulsionando o crescimento regional. “Quando os hotéis são afiliados à RCI, eles ganham uma visibilidade global. Ficam dentro de uma rede de intercâmbio, na qual terão alcance no mundo inteiro”, explica Fabiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da RCI América do Sul.
A estratégia da RCI vai além da simples listagem de empreendimentos hoteleiros. A empresa investe pesadamente em um relacionamento contínuo e intenso com seus clientes finais, os sócios de intercâmbio de férias. “Começamos a conversar com o cliente no segundo dia após o contrato ser inserido na RCI”, revela Fabiana. Essa régua de relacionamento constante visa educar o sócio sobre os benefícios do programa e incentivá-lo a viajar, seja por meio do intercâmbio tradicional ou por programas de incentivo para hotéis em construção.
Novos Mercados

A equipe de atendimento da RCI atua como verdadeiros “vendedores de experiências”, utilizando um processo de investigação aprofundado para compreender os desejos dos clientes. “Nossos guias de férias conseguem, de acordo com a expectativa e o desejo de viagem daquele cliente, entregar essa experiência nos diferentes hotéis que a gente tem ao redor do Brasil e no mundo”, afirma a diretora. Isso significa que, mesmo que um cliente ligue pensando em um destino específico, pode ser direcionado para uma alternativa que melhor atenda às suas expectativas, muitas vezes em regiões que não considerava inicialmente.
Um exemplo prático do impacto da RCI é o de um empreendimento no Paraná que, apesar de consolidado regionalmente, buscava expandir seu alcance. “No primeiro ano de performance dele dentro da RCI, a gente já estava chegando a clientes do Nordeste e Norte”, relata a executiva.
Essa capilaridade é resultado da divulgação e do incentivo contínuos, que incluem o treinamento da equipe da RCI sobre novos empreendimentos e destinos, além de workshops, como o Open House no Uruguai, onde os próprios hotéis apresentam seus produtos aos guias de férias.
Com quase 300 hotéis afiliados no Brasil, a RCI observa um crescimento de buscas para localidades que antes eram predominantemente regionais. “Quando inaugurou o Tauá Alexânia, em Goiás, ainda nem era afiliado à RCI, e os clientes já perguntavam se não tinham aquele resort na rede de intercâmbio’’, exemplifica a diretora, mostrando o poder da rede e da curiosidade dos viajantes em explorar novas opções.
De olho nas tendências de viagens e perfil dos clientes, a própria RCI também busca ativamente expandir seu portfólio para destinos ainda pouco explorados, mas com grande potencial. “Existem destinos que os clientes ainda não pediram, mas nós sabemos que são interessantes e que precisamos ter dentro do nosso portfólio”, explica Fabiana.
Confira depoimentos de empresários sobre o potencial da RCI em trazer novos hóspedes para seus empreendimentos hoteleiros:
“A RCI tem um papel muito importante em abrir portas para que novos hóspedes conheçam o Parque do Avestruz, trazendo visitantes de destinos diversos que tradicionalmente não estavam na nossa base. Mas o Parque do Avestruz tem transformado essa oportunidade em fidelização ao proporcionar uma experiência única e humanizada, onde cada detalhe é pensado para que o hóspede se sinta parte da nossa família.
Tudo isso faz com que os hóspedes que chegam pela RCI não apenas vivam dias inesquecíveis, mas queiram voltar, recomendem e passem a enxergar o Parque do Avestruz como um destino turístico de referência.” – Fabiana Rios da Silveira, Sócia Proprietária e Diretora comercial e de Marketing do Parque do Avestruz Eco Resort , em Esmeraldas (MG)

“A RCI consegue ser um catalisador dos destinos, funcionando com um hub de conectividade dos empreendimentos ao cliente final. É a oportunidade perfeita para o consumidor viajante, através da sua aquisição de um tempo fracionado, tornar a experiência de hospedagem ainda mais inesquecível ao desfrutar de lugares inimagináveis.” – Jardel Couto, CEO da VCA Construtora e idealizador do Vivant Eco Beach Barra Grande, em Barra Grande (BA).

“Zagaia, RCI e o timeshare: memórias que se repetem. Quem já veio pro Zagaia sabe: uma vez em Bonito, sempre dá vontade de voltar. É exatamente isso que o timeshare proporciona – a chance de garantir todo ano aquele encontro com a natureza, com a família reunida e com as experiências que só o nosso destino oferece. Com a parceria da RCI, essa conexão vai ainda mais longe: nossos hóspedes podem explorar o mundo e, ao mesmo tempo, trazer para cá viajantes de todos os cantos. O resultado? Bonito cada vez mais no mapa, o Zagaia cheio de vida e memórias que se renovam a cada temporada.” – Guilherme Poli, CEO do Zagaia Eco Resort, em Bonito (MS).

“A RCI tem um papel fundamental no fortalecimento de destinos turísticos emergentes. No caso do Makai Resort, em Barra dos Coqueiros, na grande Aracaju, acreditamos que a multipropriedade e o timeshare são aliados estratégicos para apresentar o destino a novos públicos, conectando pessoas, culturas e experiências. Essa integração reforça a vocação de Sergipe como polo turístico e abre oportunidades para que viajantes descubram um Brasil autêntico, acolhedor e cheio de potencial.’’ – Raira Santos, CEO do Makai Resort, em Aracaju (SE).





