Ano a ano, o mercado de multipropriedade tem revolucionado o setor imobiliário e proporcionado que, cada vez mais, brasileiros adquiram as tão desejadas segundas residências.
A multipropriedade refere-se a um sistema em que diferentes indivíduos compartilham a posse de uma propriedade durante períodos específicos do ano. Ao invés de assumir a responsabilidade total de um imóvel, os investidores podem adquirir frações, possibilitando o compartilhamento dos custos, o que o torna um modelo muito interessante.
Para 2024 as expectativas são ainda melhores. Dezenas de obras em construção serão inauguradas e diversos outros projetos serão apresentados ao mercado.
De acordo com o Relatório “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil”, de abril de 2023 a abril de 2023, no mercado corrente, havia 104 empreendimentos de multipropriedade no país. Desses, 41 estavam prontos, 50 em construção e 13 em fase de lançamento. Esses números demonstram o enorme potencial desse novo segmento. Porém, para garantir o sucesso e a comercialização de todas as cotas desses imóveis, é preciso construir estratégias inovadoras para surpreender e cativar os públicos de interesse.
Uma das táticas efetivas, que tem demostrado resultados muito positivos, são as salas de vendas, espaços considerados as portas de entrada de clientes para esse modelo de investimento.
O Relatório “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil” levantou que em 2023 as salas de vendas representaram quase 80% da forma de captação de clientes.
As salas de vendas no mercado de multipropriedades
Esses ambientes são mais do que simples espaços de negociação, são locais para levar os futuros clientes e suas famílias a uma jornada informativa, facilitando o entendimento de um conceito pouco conhecido no mercado imobiliário. Além disso, as salas de vendas servem para criar uma experiência imersiva e instigar a imaginação dos interessados.
Os ambientes das salas de vendas – da divulgação à efetivação da venda
Para guiar os compradores por esses cenários e concretizar as negociações, as equipes das salas de vendas desempenham um papel fundamental. Esses profissionais devem ser persuasivos e convincentes, pois, na maioria dos casos, têm como meta atrair o público para as salas, apresentar o produto e já fechar o negócio. Isso ocorre porque muitos compradores de cotas são turistas que estão passando férias na cidade que a multipropriedade está instalada ou que será construída.
Para apresentar o produto e realizar a venda em poucas horas, as salas precisam ser super estratégicas e acolhedoras. Desse modo, esses espaços contam com maquetes detalhadas, ambientes decorados para que os futuros cotistas visualizem como será a casa ou o apartamento, vídeos e materiais visuais atrativos, espaços kids, comidas e bebidas, e outros recursos interativos que surpreendam e criem ótimas impressões.
De acordo com o SECOVI-SP, há três tipos de estande/sala de vendas, denominados:
In-House: o estande de vendas é localizado no próprio destino, dentro do empreendimento em operação ou âncora comercial;
On-Site: a sala é montada no local do empreendimento em construção;
Off-Site: o espaço de vendas é estruturado fora do empreendimento ou em outro destino.
Outra categoria de salas de vendas que tem se tornando cada vez mais comum são as virtuais. A utilização do ambiente online para esse nicho possibilita negociações mais abrangentes, atraindo públicos de diversas cidades e regiões.
Do mesmo modo que facilitam o contato entre empresas e futuros cotistas, as tecnologias são fundamentais para a gestão eficiente das multipropriedades.
Para atender esse nicho que não para de crescer, a Desbravador dispõe ao mercado diversos softwares e recursos digitais. Dentre eles, o Condominium, um sistema de gestão de condomínios e multipropriedades, que conta com funcionalidades exclusivas para a administração das salas de vendas.
CONDOMINIUM – SISTEMA DE GESTÃO PARA CONDOMÍNIOS
Conheça os principais recursos desse software, flexível e adaptável às regras de diferentes modelos de negócios.
– Cadastro e histórico de proprietários;
– Organização e acesso aos contratos;
– Controle de cotas e de semanas;
– Acompanhamento de reservas e de disponibilidades;
– Classificação e gestão de unidades habitacionais;
– Gerenciamento de salas comerciais, garagens e espaços de uso comum;
– Automatização de funções: Financeiras;
– Contábeis e Fiscais;
– Particionamento de despesas entre condôminos;
– Controle de orçamentos, taxas e impostos;
– Atende às demandas condominiais;
– Disponibiliza relatórios gerenciais para tomadas de decisões estratégicas;
– Realiza a gestão das salas de vendas.
Funcionalidades do Condominium para o gerenciamento de salas de vendas
Gestão da abordagem (captação), recepção, tour e apresentação
– Com score
– Workflow
– Produtividade
Gestão da efetivação da venda
– Regras de vendas específicas por produto e/ou sala de vendas
– Gestão dos contratos
– Geração de comissões flexíveis e escalonáveis por valores e quantidades
– Gestão pagamentos
– Gestão de brindes
Gestão pós-venda
– Gestão de onboarding
– Controle de utilização
– Comissionamento por produção
– Intercâmbios
Quer saber como esse sistema de gestão pode tornar a operação do seu negócio mais completa, integrada e eficiente?
vendas@desbravador.com.br