O segundo dia do Sindepat Summit 2024, em Foz do Iguaçu (PR), seguiu uma agenda intensa e enriquecedora, iniciando com a apresentação do estudo 2º Panorama Setorial: Parques, Atrações e Entretenimento no Brasil, mostrando o tamanho do setor, fundamental para tomada de decisão de novos investidores de empreendedores; painel sobre revenue management, importante para alavancar os resultados; debate sobre novas oportunidades e desafios em parques naturais; e case inspirador do Tauá, unindo hotelaria e entretenimento; além dos showcases e networking.
O primeiro destaque foi o estudo 2º Panorama Setorial: Parques, Atrações e Entretenimento no Brasil, em que registrou investimento total de R$ 15,5 bilhões, 128 milhões de visitantes/ano e faturamento de R$ 8,2 bilhões em 2023.
“RM é um dos investimentos de maior retorno, pois tem 10% a 20% em aumento de faturamento”, afirmou Eduardo Martin, da sócio da Noctua, no painel “Inovação e estratégia competitiva: o futuro do Revenue Management”, com Márcia Souto Tarnowski, do Hot Beach Olímpia; Marina Agibert, sócia da Sparky, além de Eduardo, que discutiram o potencial do Revenue Management como estratégia e geração de valor para parques e atrações turísticas e suas aplicações na hotelaria.
Esclarecendo sobre parcerias entre empresas e poder público para concessões de Parques Naturais e o potencial para esse formato de negócios, o Sindepat Summit trouxe o painel “Parques naturais, parcerias e o potencial do ecoturismo no Brasil”, Andrey Goldner, do SEPPI/Casa Civil; Cláudio Pádua, do Parquetur; e Renata Mendes, do Instituto Semeia.
Para finalizar o Sindepat Summit 2024, Lizete Ribeiro, CEO do Grupo Tauá de Hotéis, apresentou o case do Tauá, referência em hospitalidade e entretenimento. Ele contou a história de crescimento da companhia, junto ao desenvolvimento da cultura e propósito, fundamenais para a hospitalidade. “Entretenimento é consequência de um processo de hospitalidade”.