Com o tema ‘’O Brasil está em crise! E agora?’’, a jornalista da Rede Globo Cristina Serra palestrou no segundo dia do Vacation Ownership Experience (VOX), evento organizado pelo Grupo Rio Quente, nos dias 13 e 14 de março, no Rio Quente Resorts.
Cristina se mostrou bastante otimista em relação a essa pergunta. Segundo ela, o Brasil dará a volta por cima, apesar do preocupante quadro político e econômico que ela mesma traçou, baseado em sua experiência de mais de 30 anos de jornalismo e 17 cobrindo o setor de política e economia. ‘’Eu já vi crises piores que essa. Melhoramos muito nos últimos anos’’, disse a jornalista. ‘’Não acredito em salvador de pátria nem messias, não endeuso as pessoas que trabalham na Operação Lava Jato. Eu acredito em instituições sólidas’’.
De acordo com Cristina, o presidente Michel Temer conseguiu montar uma equipe econômica que controlou a crise. ‘’Esse é o começo da melhora. Há seis meses não tínhamos nenhum sinal’’, falou a jornalista. ‘’ Esses dois anos já nos deram lições suficientes para que recuperemos o caminho da sustentabilidade’’
‘’Quais são os políticos que escaparão da Lava Jato?’’, perguntou Cristina. Para ela, por conta dessa operação não se sabe quais serão os políticos que serão candidatos nas próximas eleições. ‘’Mas o saldo da Lava Jato será positivo’’, afirmou.
Quadro preocupante
Cristina Serra desenhou um cenário político/econômico brasileiro muito preocupante. ‘’O quadro é o pior possível. A crise econômica leva a quase outra crise institucional’’, afirmou.
De acordo com a jornalista, o sentimento nos brasileiros é de incerteza. ‘’O que é terrível para quem trabalha’’.
Para ela, a situação do atual Presidente da República, Michel Temer, não é das melhores. ‘’Temos um Presidente que chegou ao poder por várias formas, uns chamam de golpe, outros de impeachment, outros de arranjo parlamentar’’, disse. ‘’Mas ele está lá legalmente’’.
Cristina afirmou que esse fato aliado a impopularidade do Presidente torna a situação mais complicada. ‘’O que se espera é que qualquer presidente tenha uma boa imagem na opinião pública’’.
Outro fator de instabilidade citado por Cristina é a base de apoio do Presidente Temer no Congresso Nacional. ‘’É uma base que se move de acordo com os seus interesses, em troca de cargos e nomeações’’.
‘’O Presidente perde um ministro por mês. Desde que o governo tomou posse é um castelo de cartas’’, disse Cristina ao mostrar mais um fator de preocupação.
Corrupção
Para Cristina, esses casos de corrupção são positivos. ‘’Que bom que nós sabemos o grau de corrupção no Brasil. Nós temos mecanismos para descobrir’’, falou. ‘’Mas há pressões políticas para acabarem com esses mecanismos’’.
A jornalista enfatizou que ainda não se sabe o que a Operação Lava Jato vai revelar mais. ‘’O que pode provocar um novo movimento de placas tectônicas’’.
‘’Acho importante fazer um paralelo com as crises passadas’’, apontou Cristina. ‘’Nas outras crises nos tínhamos lideranças politica, empresarias e lideres sindical que tinham mais condições de ajudar o Brasil’’.
Segundo ela, as lideranças atuais não estão capacitadas para tirar o país desse labirinto. ‘’As lideranças não estão à altura que o Brasil merece’’.
Cristina citou um levantamento do site Congresso em Foco em que mais da metade dos parlamentares brasileiros estão envolvidos em algum processo. ‘’É a bancada dos enrolados’’, brincou.