HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Cresce a procura por atrações turísticas integradas ao meio ambiente na Serra Gaúcha

Empreendedores enxergam grande potencial turístico para desenvolvimento de parques ou resorts com natureza incorporada nos projetos na região

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Pôr do sol em área no Vale da Ferradura, em Canela

Nos últimos anos, a Serra Gaúcha figura mais nos principais destinos turísticos brasileiros, mais de 10 milhões de pessoas visitaram a região em 2022, por conta do clima frio de serra, arquitetura com influências europeias, cultura e tradição gaúcha, italiana e alemã, mais de 40 parques temáticos, gastronomia, fábricas de chocolate e as vinícolas. Mas outro nicho da região também vem sendo redescoberto, o Ecoturismo, atraindo mais visitantes em busca deste tipo de experiência e gerando mais oportunidades de negócios para o desenvolvimento de hotéis ou parques integrados ao meio ambiente.

Tendência mundial, principalmente após a pandemia, a busca pelo turismo na natureza e em locais abertos, respeitando a biodiversidade e a legislação ambiental, encontrou na Serra Gaúcha a região perfeita para se fortalecer. Recentemente, temos visto inaugurações e lançamentos de parques temáticos e hotéis/resorts de alto padrão e luxo na Serra Gaúcha, trazendo os princípios da sustentabilidade e a natureza incorporados aos projetos arquitetônicos e experiências oferecidas.

Como exemplo de empreendimentos hoteleiros integrados à natureza podemos citar: Hotel Laghetto Château (Gramado), Kempinsky Laje de Pedra (Canela), Parador Cambará do Sul (Cambará do Sul), Divisa Experience Hotel (São Francisco de Paulo), entre outros. E como exemplo de parques turísticos: Skyglass Canela (Canela), Parque de Aventuras Gasper (Bento Gonçalves), Ecopark Sperry (Canela), Parque Olivas de Gramado (Gramado), entre outros. E ainda podemos citar os vários passeios, trilhas e rotas nas vinícolas.

Vista de terreno no Vale da Ferradura, em Canela

Com suas belas paisagens naturais e rica biodiversidade, a Serra Gaúcha conta com mais de 30 parques e reservas naturais, que incluem mirantes, cânions, montanhas, vales, rios e cachoeiras.

Contando com 40 cidades e atingindo uma altitude de até 1.300 metros, a Serra Gaúcha é dividia em três regiões: Região das Hortênsias, Região da Uva e Região Campos de Cima da Serra.

Uma das regiões que mais vem se desenvolvendo e atraindo empreendedores é a parte da Serra Gaúcha conhecida por Vale da Ferradura, em Canela, onde recentemente entrou em operação o Skyglass Canela, um parque temático integrado à natureza que possui duas atrações principais: uma plataforma de aço e vidro que avança 35 metros para o vale; e um monotrilho com cadeiras suspensas que leva o visitante para um passeio a 360 metros de altura em relação ao Rio Caí.

A região do Vale da Ferradura não foi escolhida ao acaso para abertura do parque temático, a região possui uma das vistas mais belas da Serra Gaúcha, com muitos paredões rochosos que lembram cânions e sem construções, ou seja, apenas a natureza.

Divisa de terreno em que o Rio Caí passa entre os paredões no Vale da Ferradura

Além de toda a beleza da natureza, a proximidade da região com a cidade, o parque Vale da Ferradura está a 13 km do centro de Canela, a torna a uma das mais procuradas por empreendedores e investidores para desenvolver novos atrativos turísticos integrados ao meio ambiente, como parques ou resorts.

O empresário Rafael Ferraracio confirma a busca por áreas na Serra Gaúcha para desenvolver empreendimentos com a natureza incorporada nos projetos. Ele possui uma área de 39 hectares no Vale da Ferradura, em Canela, a 15 km da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, e já recebeu sondagens de empresários para desenvolver atrações turísticas, hotéis no estilo glamping e ecoresorts.

“O terreno é um paraíso escondido, tem uma vista para uma ferradura, com seis paredões rochosos que lembram muito os cânions da Serra Gaúcha, totalmente virgem, apenas a natureza, além de ter um belo pôr do sol, vai até a divisa do Rio Caí, está muito próximo ao Skyglass Canela, mas a chegada é por outro caminho, a estrada da Nossa Senhora do Caravaggio”, explica o empresário.

Lembrando que todo tipo de incorporação e construção deve passar pelas aprovações dos órgãos públicos competentes, seguindo a Legislação Ambiental.

Para mais informações: (54) 99601-0572

Mirante em terreno no Vale da Ferradura, em Canela

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000