Nos últimos anos, a Serra Gaúcha figura mais nos principais destinos turísticos brasileiros, mais de 10 milhões de pessoas visitaram a região em 2022, por conta do clima frio de serra, arquitetura com influências europeias, cultura e tradição gaúcha, italiana e alemã, mais de 40 parques temáticos, gastronomia, fábricas de chocolate e as vinícolas. Mas outro nicho da região também vem sendo redescoberto, o Ecoturismo, atraindo mais visitantes em busca deste tipo de experiência e gerando mais oportunidades de negócios para o desenvolvimento de hotéis ou parques integrados ao meio ambiente.
Tendência mundial, principalmente após a pandemia, a busca pelo turismo na natureza e em locais abertos, respeitando a biodiversidade e a legislação ambiental, encontrou na Serra Gaúcha a região perfeita para se fortalecer. Recentemente, temos visto inaugurações e lançamentos de parques temáticos e hotéis/resorts de alto padrão e luxo na Serra Gaúcha, trazendo os princípios da sustentabilidade e a natureza incorporados aos projetos arquitetônicos e experiências oferecidas.
Como exemplo de empreendimentos hoteleiros integrados à natureza podemos citar: Hotel Laghetto Château (Gramado), Kempinsky Laje de Pedra (Canela), Parador Cambará do Sul (Cambará do Sul), Divisa Experience Hotel (São Francisco de Paulo), entre outros. E como exemplo de parques turísticos: Skyglass Canela (Canela), Parque de Aventuras Gasper (Bento Gonçalves), Ecopark Sperry (Canela), Parque Olivas de Gramado (Gramado), entre outros. E ainda podemos citar os vários passeios, trilhas e rotas nas vinícolas.
Vista de terreno no Vale da Ferradura, em Canela
Com suas belas paisagens naturais e rica biodiversidade, a Serra Gaúcha conta com mais de 30 parques e reservas naturais, que incluem mirantes, cânions, montanhas, vales, rios e cachoeiras.
Contando com 40 cidades e atingindo uma altitude de até 1.300 metros, a Serra Gaúcha é dividia em três regiões: Região das Hortênsias, Região da Uva e Região Campos de Cima da Serra.
Uma das regiões que mais vem se desenvolvendo e atraindo empreendedores é a parte da Serra Gaúcha conhecida por Vale da Ferradura, em Canela, onde recentemente entrou em operação o Skyglass Canela, um parque temático integrado à natureza que possui duas atrações principais: uma plataforma de aço e vidro que avança 35 metros para o vale; e um monotrilho com cadeiras suspensas que leva o visitante para um passeio a 360 metros de altura em relação ao Rio Caí.
A região do Vale da Ferradura não foi escolhida ao acaso para abertura do parque temático, a região possui uma das vistas mais belas da Serra Gaúcha, com muitos paredões rochosos que lembram cânions e sem construções, ou seja, apenas a natureza.
Divisa de terreno em que o Rio Caí passa entre os paredões no Vale da Ferradura
Além de toda a beleza da natureza, a proximidade da região com a cidade, o parque Vale da Ferradura está a 13 km do centro de Canela, a torna a uma das mais procuradas por empreendedores e investidores para desenvolver novos atrativos turísticos integrados ao meio ambiente, como parques ou resorts.
O empresário Rafael Ferraracio confirma a busca por áreas na Serra Gaúcha para desenvolver empreendimentos com a natureza incorporada nos projetos. Ele possui uma área de 39 hectares no Vale da Ferradura, em Canela, a 15 km da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, e já recebeu sondagens de empresários para desenvolver atrações turísticas, hotéis no estilo glamping e ecoresorts.
“O terreno é um paraíso escondido, tem uma vista para uma ferradura, com seis paredões rochosos que lembram muito os cânions da Serra Gaúcha, totalmente virgem, apenas a natureza, além de ter um belo pôr do sol, vai até a divisa do Rio Caí, está muito próximo ao Skyglass Canela, mas a chegada é por outro caminho, a estrada da Nossa Senhora do Caravaggio”, explica o empresário.
Lembrando que todo tipo de incorporação e construção deve passar pelas aprovações dos órgãos públicos competentes, seguindo a Legislação Ambiental.
Para mais informações: (54) 99601-0572
Mirante em terreno no Vale da Ferradura, em Canela